domingo, 30 de setembro de 2012

MERCEARIA SÃO PEDRO

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Maravilhoso domingão de sol, acordei tarde, vesti meu adorado kit andarilho - composto da resistente bota de guerra, berma xadrez cheia de bolsos, camiseta estampada (normalmente com minha arte ou de algum artista que curto), mochilão e, claro, óculos escuros - e fui visitar alguns lugares que ainda não conhecia. Entre eles, a Mercearia São Pedro que, além das refeições, também comercializa livros, filmes e hqs. Localizada na rua Rodésia, 34, em São Paulo, fica há poucas quadras do metrô Vila Madalena. Tranquilo ir a pé. Achei bacana pois é numa parte mais residencial do bairro, em frente a uma praça, bem tranquilo, sem barulho de trânsito, ambiente bem agradável.

MESMO DELIVERY | CRÍTICA

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter



TÍTULO: MESMO DELIVERY
PUBLICAÇÃO: 2008
EDIÇÃO: ÚNICA
TEXTOS E ILUSTRAÇÕES: RAFAEL GRAMPÁ
ORIGEM: BRASIL
EDITORA: DESIDERATA
CATEGORIA: EDIÇÃO ESPECIAL
GÊNERO: ROAD THRILLER
PÁGINAS: 60
FORMATO: 17 X 26 CM
PRODUTO: COLORIDO/LOMBADA QUADRADA

Conheço e admiro a ilustração do Grampá já há algum tempo, mas demorei para ler este álbum. Isso foi ruim, de certa forma, pois o seu sucesso, premiações, me geraram uma certa expectativa quanto a hq em si, que é composta de muito mais do que ilustração. Não curto esta minha prévia expectativa, pois caso o autor não a supra também no texto, na dinâmica da história, etc, acabo não aproveitando tanto a obra de arte quanto aproveitaria se não tivesse tal expectativa. Porém, logo nas primeiras páginas, percebi que minha expectativa estava muito aquém do que estava por apreciar...

A diagramação, os ângulos, as figuras e cenários revelados logo nos primeiros "quadros" das primeiras páginas, já provaram o que os créditos do Grampá na aba da hq já havim descrito: "trabalhou como diretor de arte e concept designer... criando filmes de animação." É uma perfeita abertura de filme! E, a cada quadro passado, cada página virada, foi como takes de edição friamente calculados para transmitir a melhor sensação possível para quem estiver devorando o álbum. Não só os ângulos, mas a própria edição do roteiro e narrativa tiveram suas belas sacadas, num estilo extremamente moderno, contando partes da história antes, depois, daqui a pouco e logo mais.

LANÇAMENTO 20.000 LÉGUAS SUBMARINAS COM WILL

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


TÍTULO: 20.000 LÉGUAS SUBMARINAS EM QUADRINHOS
PUBLICAÇÃO: 2012
EDIÇÃO: ÚNICA
TEXTOS: JOÃO MARCOS
CAPA E ILUSTRAÇÕES: WILL
ORIGEM: BRASIL
EDITORA: NEMO
CATEGORIA: EDIÇÃO ESPECIAL
GÊNERO: AVENTURA
PÁGINAS: 68
FORMATO: 20 X 28 CM
PRODUTO: COLORIDO/LOMBADA QUADRADA

Lançado na Bienal do Livro, depois na Comix, agora 20.000 Léguas Submarinas em Quadrinhos foi lançado na Livraria HQMIX. Como o escritor João Marcos mora em outro estado, apenas o ilustrador Will esteve autografando. Como não pude comparecer nos dois primeiros lançamentos, desta vez fui prestigiar meu camarada.


O frio assustou um pouco o público, mas em lançamentos de bons artistas a galera sempre aparece para conferir. Hermanos como Daniel Esteves, André Diniz, Floreal, Renato Lebeau, entre outros compareceram e, com essa galera reunida, é sempre divertido.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

IMUNO


Segue novo teaser do Imuno. O suspense ainda está pairando, além dos teasers, nada de concreto foi anunciado, ainda não há página oficial na web, nem os artistas envolvidos, mas é certo que a marca irá lançar histórias em quadrinhos. Confira todos os teasers e novidades da Imuno neste link.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

COPA 2014 | MEU MANIFESTO QUANTO A IDENTIDADE VISUAL

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Como todo brasileiro, fiquei animadíssimo quando foi anunciado que a Copa 2014 será no Brasil, já que é o "país do futebol", já que não ganhamos a última Copa 1950 em casa, etc. Mas, como artista visual, minhas expectativas foram ainda mais longe, além do futebol, pois já previ um Programa de Identidade Visual (PIV) magnífico para este mega evento, um logo super bacana, um mascote inspirador, já que nosso país, não só no futebol, também possui diversos dos melhores profissionais do universo no ramo da propaganda, design, ilustração.

Até eu fiquei inspirado quando vi a apresentação oficial do Lula, emocionado, representando o Brasil como provável sede da Copa 2014 entre outros países, com um filme muito bonito do nosso belo país.



domingo, 16 de setembro de 2012

O CARA DOS QUADRINHOS, FANZINADA NA HQMIX, E MUITAS ETC!

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Com este boom de eventos de quadrinhos e a vontade de comparecer em todos, fica até difícil se organizar nos finais de semana para decidir quais os mais viáveis para comparecer, de acordo com seus interesses. Neste sábado (15 setembro 2012), em pleno mês da Cultura Independente, houve:



Ainda cansado de passar quinta e sexta correndo pelas gráficas decidindo a melhor forma de imprimir meus próximos lançamentos, acordei tarde no sábado e fiquei só com a tarde para curtir os eventos. Decidi fazer uma visita que estava devendo na loja do Cláudio Ellovitch, O Cara dos Quadrinhos, já que ainda não havia prestigiado o local desde seu lançamento.

A loja fica na famosa Galeria do Rock, próximo a Pç. da República, onde fazia um tempinho que eu não visitava, e acabei aproveitando o passeio. Afinal, o centro de Sampa é exótico e cheio de coisas interessantes para se apreciar, desde a arquitetura até a variedade do comércio e das pessoas.

IMUNO


Novo teaser da Imuno!

IMUNO


Segue novo teaser da Imuno, o selo de quadrinhos que está se revelando beeem aos poucos. Desta vez com foto apresentando o "perfil" do artista em atividade.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

IMUNO


Imuno é a nova marca que lançará histórias em quadrinhos. Pouquíssimo foi divulgado. Não se sabe ainda quem são os artistas envolvidos, nem o endereço oficial da web, mas é certo que Rubens Junior está envolvido e, bem aos poucos, está deixando escapar algumas imagens e informações em seu blog e em seu facebook. Então, vamos acompanhando pois, por este primeiro teaser da primeira hq, é certo que vem coisa boa!

domingo, 2 de setembro de 2012

AMIGOS, RABISCOS E PAELLA NA HQMIX

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Meus sábados a noite são sempre agradáveis. Faço questão que seja sempre assim. Mas este sábado do dia 1 de setembro teve algumas surpresas que o tornaram ainda mais especial.


Passeei um pouco na maravilhosa Av. Paulista de Sampa, ilumidada pelo sol do fim de tarde, e depois desci até a Livraria HQMIX, para papear a noite com os amigos Gual e Dani (já virou uma rotina). Chegando lá, o Rodrigo Okuyama (que eu ainda não conhecia pessoalmente) estava apresentando alguns trabalhos para o Gual. As artes dele são sensacionais e suas hqs são totalmente artesanais, feias à mão uma por uma. Um baita trabalho, com um resultado muito bom.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...