PÁGINAS

terça-feira, 14 de junho de 2011

DYLAN DOG | CRIATURAS DA NOITE | ESTRÉIA 19 DE AGOSTO

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter



Aí está mais uma mega produção, orçada em 35 milhões, para adaptar uma hq para o cinema. Desta vez o personagem não possui um martelo poderoso, nem uma incríel teia, nem uma incrível força, nem mesmo uma invencível armadura. Este novo filme se baseia num herói da arte noir, que conta apenas com sua inteligência e habituais armas de fogo. O nome dele é Dylan Dog, um investigador mulherengo que vive em um mundo de monstros e terror.


As hq's de Dylan Dog nunca foram muito conhecidas. Isso porque não fazem parte do universo Marvel ou Dc. Este personagem foi criado em 1986 na Itália, e pertence ao universo Bonelli Comics, com aventuras publicadas pela Sergio Bonelli Editore. Embora raro, Dylan Dog já foi publicado no Brasil por várias editoras. Com certeza este filme incentivará novas publicações no Brasil e talvez sua popularidade aumente um pouco.

Particularmente, gosto muito do estilo noir. E Dylan Dog é o personagem 100% noir. Foi concebido assim e todas as suas hq's obedecem este estilo: investigativo, sombrio, preto e branco, etc. O mais interessante neste estilo de estória é que o aspecto psicológico dos personagens são muito valorizados. No caso de Dylan Dog, é o característico anti-herói. Só aceita seus casos por necessidade financeira ou desejo por suas clientes.

Porém, baseado, nos trailers e em outros detalhes já divulgados, este filme parece ser mais uma daquelas "bombas" que, após explodirem nossa expectativa pela estréia do filme, explodem nossa esperança de que veremos nossos personagens das hq's bem adaptados na telona.


ATOR - Brandon Routh já provou no fracassadíssimo filme do Superman O Retorno que, primeiro, não é um grande ator (apenas na estatura). Totalmente inexpressivo, cansa de olhar a imutável cara dele até nos posters dos filmes. Segundo, ficou claro que ele não sustenta um filme como protagonista. Vc pode dizer: "Ué, mas se ele não é um bom ator, é óbvio que ele não sustenta um filme!!!". Errado. Keanou Reeves, Bruce Willis e até Arnold Schwarzenegger são os grandes exemplos que, as vezes, carisma é suficiente para sustentar um filme inteiro como protagonista. Fora que já tive a oportunidade de assistir Brandon Routh em outros papéis coadjuvantes e, mesmo nestes, ele deixou a desejar. Outra coisa bem relevante é que Brandon Routh faz o estilo bonitão, mauricinho, filhinho da mamãe, politicamente correto, galã de cinema. Totalmente o oposto de Dylan Dog, que representa aquele estilo mais underground, um tanto "rebelde", aquele cara mais descolado. O ideal é que o protagonista fosse propriamente um italiano, pois se adequaria naturalmente ao personagem. Mas, já que não é, uma escolha americana mais sensata seria Johny Depp (perfeito para o papel) ou o próprio Keanu Reeves, que já conquistou o publico representando este estilo de personagem em Matrix e em Constantine. De qualquer forma, o fato de escolherem Brandon Routh para este papel, já foi a primeira evidência que captei de que os produtores deste filme estavam mais interessados em fazer um filme popular, do que fazer uma adaptação da hq para o cinema.

CARTAZES - Os cartazes só confirmaram o que disse até agora. Vários cartazes, Brandon Routh com a mesma expressão facial em todos (bastava tirar apenas uma foto e manipulá-la para outras posições no photoshop, usar dubles para as fotos do corpo e isso já economizaria bastante dos milhões da produção). Outro detalhe que percebi olhando os cartazes é que seria um filme com muito mais computação gráfica do que o necessário. Eu torcia para que este filme fosse feito no antigo estilo dos filmes cult, com luz e sombras impressionantes, maquiagem impecável (mesmo que nos monstros), drama e, sobretudo, bastante silêncio durante o filme. Exemplo perfeito: Blade Runner. Quer mais expectativa que isso? Dylan Dog tinha tudo para ser este estilo de filme e, consequentemente, alcançar este sucesso. Mas esta minha esperançazinha já se esvaiu logo nos primeiros cartazes do fime. Faz parte.









TRAILERS - Finalmente chegaram os trailers e toda esta minha dedução pessimista se confirmou. Beeem diferente de Blade Runner e Constantine, Dylan Dog chegará aos cinemas como uma cópia de Hellboy, Blade e Eu sei o que vcs fizeram no verão passado. Para quem curte estes filmes, com certeza terá vontade de assistir Dylan Dog mais de uma vez. Mas para quem esperava algo mais cult e menos popular (como são suas hq's), vai se decepcionar bastante como eu.



Porém, o filme ainda não estreou, eu ainda não assisti. E, como um cara cheio de pensamento positivo como sou, ainda acredito que o pode não ser tão ruim assim, e eu possa até me divertir um pouco com o entretenimento do filme. Mas, também não se surpreenda que, quando eu postar a crítica do filme, será basicamente uma cópia do texto deste post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário