COLUNISTAS



XQ 1 | RUBENS JUNIORCriador, administrador e colunista do OSQ, inaugurando o 1º post do blog em 4 de fevereiro de 2011 | Eu comecei a desenhar muito cedo e nunca mais parei. Como incentivo neste talento, meu primo artista Anderson Resende me doava seus trabalhos e suas hq's antigas para que eu me inspirasse e desenvolvesse minhas técnicas. Deu muito certo. Embora eu não tivesse grana para começar uma coleção, a meia dúzia de quadrinhos que ganhei me entreteram durante toda a infância. Eu li e reli as mesmas hq's muitas vezes, mas apreciava as figuras de forma geral, não tinha personagens ou heróis favoritos. Meu interesse maior eram as imagens. Até que também fui seduzido pelo desenho animado dos X-Men de 94, e acabei curtindo muito o Wolverine. Só pesquisei e gastei minha grana com ele. Não ligava para Super-Homem, Batman, Homem-Aranha, etc. Só fui ter uma noção mais geral sobre outros personagens após alguns anos, quando conheci André Alves. Nós ficamos conhecidos na nossa roda de amigos como "os caras dos quadrinhos" e meus desenhos do Wolverine já eram conhecidos pelo bairro inteiro. Até que um belo dia, um amigo chega e me diz: "Rubão, eu tenho um primo colecionador de hq's que resolveu se desfazer da coleção e me deu todas as suas revistas repetidas (as outras ele deu para outro colecionador). Eu só aceitei, pois lembrei que vc curte isso. Vc quer estas revistas? Senão vou jogar tudo fora." Rs.. é claro que aceitei e, de repente, minhas 15 revistas tinham virado umas 115, justamente no ano que eu havia passado a fase de exército e recomeçado a trabalhar. Foi perfeito. Com algumas revistas novas e um tanto de dinheiro, foi um belo começo para minha coleção, que fui investindo aos poucos. Mas o tempo foi passando, as séries de hq's que eu curtia foram perdendo qualidade, não havia outros fãs de hq's nas minhas atuais rodas de amigos, então fui ficando obsoleto nesta área. Então resolvi inaugurar este blog, simplesmente para comentar sobre minhas próprias hq's e não sentir que as revistas estavam sem utilidade. No final das contas, isso foi só o começo para minha nova jornada no mundo dos quadrinhos.


XQ 2 | ANDRÉ ALVES | Colunista, é integrante do OSQ desde 16 de junho de 2011 | Colecionador de hq's, como muitos de sua geração, iniciou seu interesse por quadrinhos inspirado pelo desenho animado X-Men Classic, transmitido pela TV Colosso em 1994. Na época, conheceu um colecionador que lhe emprestou algumas hq's. André curtiu tanto as revistas que começou a pesquisar as hq's antigas, buscando as origens dos personagens. Quando conheci o André em 1998, percebi que ele manjava das histórias e dos personagens dos quadrinhos muito mais a fundo do que eu. Ele sabia sobre datas, confrontos, nomes completos, interligações das histórias entre séries diferentes, manjava muito. Meu hobby era fazer 1 pergunta para ele, e ficar ouvindo e aprendendo por horas com suas respostas. Na época, nos encontrávamos em rodas de amigos para conversar mas, quando introduzíamos quadrinhos no assunto, a roda se dissipava e, de repente, estávamos conversando sozinhos... rs. A galera não tinha muita paciência com isso - a nona arte realmente é uma arte para poucos. Após uns dois anos, eu me mudei daquela região e perdemos o contato. Quando resolvi montar o X-Quadrinhos, ele foi o primeiro que me veio a mente. Entrei em contato e ele adorou a idéia de colaborar. Ele estava um pouco desatualizado mas, quem já se imergiu no universo dos quadrinhos uma vez, nunca mais emerge completamente.


XQ 3 | JORGE HATA | Colunista, é integrante do OSQ desde 23 de junho de 2011 | Antigo colecionador de hq's, conheceu o mundo dos quadrinhos através de seus pais, que já eram fãs dos mangás japoneses. Mas seu interesse particular se deu realmente quando começou a perceber a profundidade intelectual que estava imersa nas simples imagens e histórias das hq's. Como alguns exemplos: A inspiração da triste época feudal nos mangás; A necessidade de heróis devido a má política e violência dos EUA (Superman foi criado em plena época da depressão, quando os EUA sofriam pela fome e desemprego); A Polícia vs Gangster, retratados em Dick Tracy; Os cenários e paisagens baseados em locações reais nas histórias do Tintin, embora a caracterização dos personagens fosse bastante cômica; As viagens de Flash Gordon pelo espaço, antevendo a viagem do homem para lua; No Brasil, as histórias literárias que eram adaptadas para os quadrinhos, como Iracema, Ilíada, Descobrimento do Brasil; Entre muitos outros exemplos. Toda esta gama de informação e instrução inspirou Jorge a colecionar todos os tipos de hq's que, naquela época, não eram apenas vendidas, mas trocadas nas esquinas e nas matinês das cidades, onde cada fã comparecia com seu "montinho" de revistas e todos faziam seus rolos (como fazemos com figurinhas de álbuns). Embora tenha vivido em épocas difíceis no Brasil, quando muitos livros e revistas foram proibidos e chegaram a ser queimados em praça pública, Jorge conseguiu manter sua coleção resguardada. Após sua aposentadoria, Jorge viu nas hq's uma atividade adequada e começou a comercializar seus quadrinhos em 2002, inaugurando a banca Túnel do Tempo, em Taubaté. Foi lá que eu o conheci, numa ocasião interessante que, inclusive, postei neste blog. Percebi que, além de um enorme conhecimento sobre quadrinhos, Jorge tem um caráter muito especial. É um dos poucos intelectuais que tem prazer em divulgar seu conhecimento, e isso é notório devido suas dezenas de projetos sociais, onde utiliza os quadrinhos para ensinar respeito, companheirismo, perseverança, respeito, honra, e outras virtudes em escolas e eventos para o público geral. Acabamos nos tornando bons amigos, com o perfil exato para receber meu convite para colaborar com OSQ.



ORIGEM DO

Quando inaugurei este blog, eu já estava há alguns anos bem desatualizado do universo do quadrinhos. Minha intenção era apenas postar e criticar as hq's da minha própria coleção (que não era muito grande, comparada a de antigos colecionadores), simplesmente para divulgar, compartilhar, para eu não sentir que as hqs só estavam ocupando espaço na prateleira. Porém, sabe como é... a gente vai postando, vai pesquisando, investindo tempo, vai se empolgando e, como não consigo fazer nada meia boca, quando percebi, já havia renovado minha paixão por quadrinhos, já estava comparecendo regularmente nos sebos e bancas e, principalmente, estava retomando meus projetos autorais, que havia arquivado há algum tempo. Com isso, todo o objetivo do blog evoluiu: agora eu quero um blog totalmente interativo, atualizado e, principalmente, cheio de novidades que só se encontram aqui, ao invés de simplesmente postar e criticar minhas revistas antigas. O pequeno detalhe grande evolução, é que tudo isso consome tempo. O que era apenas um hobby de final de semana se transformou em algo bem trabalhoso. Some isso mais minha profissão como designer, mais o crescimento da minha agência, mais minha noiva, família e mais alguns outros compromissos, e o resultado dessa conta é praticamente tempo zero para alimentar o blog e manter sua qualidade atual. Mas como também não sou de desistir do que já comecei (principalmente quando está prosperando), comecei a reunir um esquadrão top de colunistas extras, composto só por ninjas dos quadrinhos, para colaborarem com boas matérias e artigos de primeira linha, instigando ainda mais o seu interesse pela nona arte. A grande vantagem de montar esta equipe é que, primeiro, que estou escolhendo gente que manja muito do que eu desconheço. Onde eu fico devendo, eles suprem. Segundo, é eu me sinto o próprio Charles Xavier escolhendo heróis para equipe e, por isso, o nome da equipe é X-QUADRINHOS.


E é isso. Por enquanto, o X-QUADRINHOS é composto por estes heróis. Mas você também pode fazer parte desta equipe! Estamos precisando de colunistas!! Acesse este link, leia com atenção e entre em contato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...