PÁGINAS

quarta-feira, 29 de junho de 2011

TURMA DA MÔNICA JOVEM (TMJ) | O FENÔMENO EDITORIAL EM TODAS AS EDIÇÕES

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter

Linda, graciosa, antenada e, como sempre, extremamente geniosa. A Mônica cresceu. Não postei sobre este grande acontecimento na época em que ocorreu, pois o OSQ ainda não existia. Mas quando postei a famosa edição 34 "Quer namorar comigo?" da TMJ, o fiz simplesmente para divulgar e homenagear o excelente trabalho de Maurício de Souza, e finalmente o tão aguardado e conveniente namoro entre Mônica e Cebola. Jamais pensei, nunca passou pela minha cabeça, que aquele seria o post mais popular do OSQ desde o 3º dia da postagem, ultrapassando grandes mitos e sucessos como A ORIGEM DO SUPER-HOMEM, O PEQUENO NINJA - V1, e todos os posts relacionados a filmes que sempre tem uma quantidade enorme de acessos. Quando a Turma da Mônica "cresceu", pensei que o fenômeno editorial se daria apenas por conta do pioneirismo no mercado. Não imaginei que toda a série teria o assédio que está tendo. Realmente fiquei muito surpreso e FELIZ em saber que o público da TMJ, personagens brasileiros, superaram a tietagem (pelo menos neste blog) do Wolverine, Super-Homem, Batman e Homem-Aranha. Luluzinha e outros personagens tentaram a mesma fórmula, mas TMJ ainda é top. Isso só confirma a supremacia da obra de Maurício de Souza no mercado de quadrinhos no Brasil, independente de opiniões opostas.




E para vc que esteve alienado do universo em que vivemos nestes últimos tempos e não conhece NADA sobre o que é a Turma da Mônica Jovem, segue abaixo um perfil dos principais personagens.






MÔNICA
A Mônica cresceu, mas continua meiga, alegre e um pouco dentucinha. Ainda é líder da turma, não só pelo seu caráter forte, mas também por sua personalidade cativante e verdadeira, mostrando-se uma menina supersegura e madura. Romântica incorrigível, ainda tem, desde a infância, uma quedinha por seu amigo que costumava trocar uma letra.

CEBOLA
Cebolinha agora prefere ser chamado simplesmente de Cebola. Continua um garoto esperto e muito inteligente. O cabelo finalmente cresceu, mas mantém a velha forma, com mais cabelos. Ser o dono da rua é coisa do passado e hoje ele quer conquistar o mundo com seus projetos e planos para um planeta melhor. Não troca mais os "erres" pelos "eles", pois fez um tratamento para sua dislalia, sem bem que de vez em quando dá seus escorregões, principalmente na frente de meninas e… de uma em especial…

CASCÃO
Cascão é o cara. É um garoto muito descolado, que adora praticar esportes… Quanto mais radica, melhor. Skate é um dos seus preferidos, junto com a moda street que ele adotou. Banho? Sim, os tempos são outros, ele toma, apesar de continuar não gostando muito. É que hoje em dia a opinião das garotas parece surtir mais efeito na cabeça dele, mas o seu lado bagunceiro ainda fala mais alto, para desespero da sua mãe.

MAGALI
Magali ainda é a menina meiga e delicada que conhecemos, mas uma coisa mudou: sua forma de comer. Gulosinha? Sim, mas agora ela cuida bem mais do corpo, preocupando-se com a alimentação, praticando esportes e dando graças por não engordar facilmente. Continua aquela amiga supercarinhosa que adora gatos, para desespero do seu pai, já que a família de felinos na casa aumentou depois que Mingau se casou com a Aveia.

Um comentário:

  1. Confesso que comecei a comprar a TMJ a partir do romance entre Monica e Cebola pois amo esta casal. E gostei muito deste episódio, ri muito no final, pois apesar de a princípio ser óbvio ele surpreende no final. Parabéns ao Maurício de Sousa pelo excelente trabalho. Monica e Cebola fazem um casal com muita química e nesta edição pude constatar isto.

    Pude perceber as duas últimas edições que Monica e Cebola verdadeiramente estão apaixonados um pelo outro, porém muita água vai rolar, digamos, até o casamento, pois há ainda muitos aspectos em que ambos devem amadurecer, pois feridas foram abertas desde a infância (brincadeiras grosseiras por parte do Cebolinha, a baixa-estima do mesmo frente a Monica e a insegurança da Monica sobre os sentimentos do Cebola, afinal, muitas vezes este a enganou com seus planos infalíveis), o que faz em minha opinião desta relação um verdadeiro Tapas e beijos. E é isto que fascina. Amei a história do baile, parabéns aos roteiristas.

    ResponderExcluir