segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O PEQUENO NINJA | VOLUME 1

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter



CLIQUE NAS CAPAS PARA DOWNLOAD




TÍTULO: O PEQUENO NINJA
PUBLICAÇÃO: 1990
EDIÇÃO: 1 A 5
CAPA E ILUSTRAÇÃO: WANDERLEY FELIPE
ROTEIRO E ARGUMENTO: TONY FERNANDES
ORIGEM: BRASIL
EDITORA: NINJA
CATEGORIA: VOLUME MENSAL
GÊNERO: SUPER-HERÓIS
FORMATO: 13,5 X 19 CM
PRODUTO: COLORIDO/LOMBADA COM GRAMPOS


AÍ SIM! FINALMENTE! UMA HQ INFANTIL BRASILEIRA, DIGNA DE UM MENINO COLECIONAR!!!

Simpático personagem brasileiro, criado por Tony Fernandes (roteiro) e Wanderley Felipe (desenho). Filho do líder de um poderoso clã ninja, Eugênio é treinado nas artes secretas do ninjitsu. Ao lado de seu parceiro (e animal de estimação) Shaken, o cão mascarado, o Pequeno Ninja apavora!

Cara, não é que não gostamos da Turma da Mônica, mas alguém tem de entender que, numa época em que a moda é Ghangeman, Jaspion e Jiraya, a criançada masculina anseia por um herói ninja da sua própria idade! Não tinha como a gente ter como referência um menino que fala elado e apanha de uma garota. Repito: nada contra, é só uma questão de referência.

Quando eu vi pela primeira vez esta revista na banca, eu delirei totalmente. Eu era criança: otítulo era inspirador, o visual do ninja era bacana e, ao folhear a revista, vc já percebia que tinha a ver com seu próprio cotidiano na escola, nas tarefas de casa, etc. Não tinha como não gostar. Além do que, por ser formatinho, o custo era baixo, sendo fácil colecionar. Perfect!


Como eu já desenhava e ao mesmo tempo não tinha noção de "alguns cuidados", minha revista nº 1 está cheia de contornos a caneta em volta dos desenhos, pois fazia cópias dos personagens usando carbono.. rs (ainda compro outra em melhores condições). Mas isso já demonstra o quanto este personagem era inspirador para mulecada da época.

Criado em 1990, infelismente O Pequeno Ninja teve seus direitos autorais indevidamente registrados pelo editor da extinta editora Ninja, Fernando Mendes, e começou a ser desenhado por João Costa e sua equipe. Os autores originais processaram Mendes, vencendo a causa, e obrigando-o a retirar os exemplares das bancas. Para evitar maiores problemas, Mendes acaba comprando os direitos autorais de Fernandes e Felipe (confesso que até eu sou frustrado de não ter inventado este personagem).

Com o tempo, outros volumes da revista foram lançados. Segue abaixo a lista de todas as publicações:
  • 1990 V1 - O PEQUENO NINJA - 5 edições - Estas que estão disponíveis no post.
  • 1991 V2 - AS AVENTURAS DO PEQUENO NINJA - 6 edições, com novos personagens.
  • 1991 - A TURMA DO PEQUENO NINJA - Edição especial - Reedição das melhores histórias.
  • 1991/92 V3 - ALMANAQUE DO PEQUENO NINJA - 4 edições.
  • 2002 V4 - O PEQUENO NINJA MANGÁ - 6 edições. Uma nova versão do personagem, em estilo mangá, foi relançada anos depois pela Editora Cristal, sem muito sucesso.
  • 2002/03 V5 - O PEQUENO NINJA | MINISSÉRIE - 6 edições.
  • 2007/09 V6 - O PEQUENO NINJA - 10 edições. A editora On Line trouxe o Pequeno Ninja de volta às bancas com suas características originais, tanto em histórias em quadrinhos como em revistas de atividades. Produzido por João Costa e equipe. Mas já foi cancelado em 2009.
Além destas, ainda lançaram a revista solo Shaken - O Cachorro Ninja (durou apenas 2 edições) e Khim - O Pequeno Samurai (4 edições e 1 almanaque).

Como podem ver, ninguém larga o osso. Constantemente estão tentando manter este personagem no mercado mas, infelismente, sem sucesso. No final das contas, tudo se resume a lucro.

Eu tenho uma teoria simples: se as histórias continuassem sendo em torno do Eugênio e sua vida na escola, e não com novos monstros e inimigos estranhos a cada edição, o público (pelo menos o infantil) se envolveria muito mais com a história, e talvez conseguissem manter uma longa permanência nas bancas. Um bom exemplo é a própria Turma da Mônica. Suas histórias são sempre relacionadas a família, brincadeiras na rua, atividades com os pais.. coisas comuns do cotidiano. Raramente aparecem histórias do Capitão Sujo ou de outros personagens surreais. Mantendo este padrão de roteiro, ainda criaram revistas solo para todos os seus personagens que se acham nas bancas até hoje. Ou seja, Maurício de Sousa (o fenômeno) fez o mais difícil. Basta seguir o padrão. Mas, como eu disse, é só uma teoria ;)

De qualquer forma, está aí o link para baixar o 1º volume da revista. Aos poucos, vou postando os outros volumes, e vamos torcendo para que as tentativas de manterem O Pequeno Ninja na ativa não cessem.

20 comentários:

  1. Olá João Costa, tudo bom?
    Tb sou muito fã do Pequeno Ninja, lembro q na época minha mãe vinha com turma da mônica para eu ler mas eu fazia questão de trocar a revista por uma do pequeno ninja. :)
    Gostaria de saber se vc poderia colocar para download essas HQs:
    1991/92 V3 - ALMANAQUE DO PEQUENO NINJA
    2002/03 V5 - O PEQUENO NINJA | MINISSÉRIE
    2007/09 V6 - O PEQUENO NINJA
    Eu nunca cheguei a vê-las.
    Obrigado! Abraço!
    D.

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel.. O João Costa desenvolveu as artes do PN, mas ele não escreve neste blog. Quanto as edições que vc pediu para postar, ainda não é possível, pois ainda não completamos a coleção. Mas estamos correndo atrás..
    Abraço!
    Rubens Junior

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha, eu confundi! Realmente quem escreveu esse post foi vc, Rubens. Desculpa, erro meu :D
    Obrigado por me responder. Vou ficar aguardando ansioso pelas outras revistas!
    Obrigado pelo ótimo trabalho de vc´s! Continuem assim!
    Abraço!
    D.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a matéria, adoro este personagem. Gostaria de entrar em contato com vc Rubens, para comentar sobre minha coleção do O PEQUENO NINJA, já tenho 42 revistas, praticamente todas as edições de todas as séries, só falta uma. Aguardo contato. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá Cleber.
    Entre em contato pelo email do blog: osquadrinhos@jcomunicacao.com
    Abraço!
    Rubens Junior

    ResponderExcluir
  6. Não tenho como expressar minha gratidão por este post.

    tenho 27 anos e agora, as 4:30 da manhã, este personagem me surgiu na mente. Nem lembrava o nome, e ao ver aqui os desenhos das capas, percebi que mal me lembrava do traço, mas assim que me veio a cabeça, tive certeza da enorme importância na minha infância, da paixão que sentia pelo personagem.

    Achei seu post e estou muito feliz de ter recuperado está memória tão legal, que estava a muito esquecida.

    Obrigado, continue o ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Olá Felipe!
    Sempre fico feliz em encontrar mais fãs do Pequeno Ninja. Embora seja um ótimo personagem, ele sempre ficou pouco tempo no mercado. Por isso são raros seu fãs.
    Mas estamos ae.. acompanhe o blog e com certeza encontrará mais personagens das antigas ;-)

    ResponderExcluir
  8. putz mta saudade dessa hq

    ResponderExcluir
  9. Olá Felipe!
    Gostaria de te parabenizar pelo seu blog.
    Ficou excelente! e espero que consiga postar as outras edições desse personagem que marcou muita a infância de muitos adultos de hoje.
    Obrigado em nome de todos que gostaram e que certamente ainda curtem o Pequeno Ninja!
    Geilton Gomes de Assis

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a postagem, inclusive mencionei seu link no meu blog, se não tiver problema... encontrei entre meus gibis o Almanaque do Pequeno Ninja nº 2, mas acho que é o único gibi que tenho dele.
    Obs.: Achei tua teoria bem interessante, faz sentido.

    ResponderExcluir
  11. quase não acreditei...quando encontrei os jibis do pequeno ninja...alguns eu tive na minha infância, outros não...mas o melhor é que é super fácil de baixa los...agora vou ver se encontro os jibis do kin, o pequeno samurai, [ são aqueles dois personagens la em cima que estão na capa do pequeno ninja numero 2...cujo titulo é [ o mistério do castelo himeji.] muito obrigado mesmo a OS QUADRINHOS^^

    ResponderExcluir
  12. Felipe, obrigado por postar sobre o Pequeno Ninja..pensei que nem acharia nada na internet rs.. Esta semana mesmo, estava lendo a revistinha do Shaken. Show de bola

    ResponderExcluir
  13. Pox, cara... em 90 eu tinha sete anos... foi emocionante pra caralho ler teu post. Valeu demais. Sou muito fã do Pequeno Ninja e do Shaken. E o Ninja Negro, até isso você trouxe aí... pox, valeu demais.

    ResponderExcluir
  14. Ai,droga, caiu um cisco no meu olho.
    Nos dois.
    Porra valeu demais cara, sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana sua reação, Cristiano!
      Pequeno Ninja, assim como Capitão Ninja, entre outros, também me trazem lembranças emocionantes. É um dos motivos de eu criar este blog, para compartilhar estas relíquias de valor sentimental maior que o valor financeiro.
      Grande abraço!

      Excluir
  15. Grato, por vc ter resgatado, Rubens, esse personagem que criamos a tanto tempo atrás. Adorei a matéria e os comentários. Foi bom saber q muitas crianças da época, homens de hoje, curtiram O Pequeno Ninja! Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer foi meu em fazer esta matéria, Tony! Ainda há esperança de que este personagem tenha novas histórias!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...