PÁGINAS

quarta-feira, 29 de junho de 2011

TURMA DA MÔNICA JOVEM (TMJ) | O FENÔMENO EDITORIAL EM TODAS AS EDIÇÕES

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter

Linda, graciosa, antenada e, como sempre, extremamente geniosa. A Mônica cresceu. Não postei sobre este grande acontecimento na época em que ocorreu, pois o OSQ ainda não existia. Mas quando postei a famosa edição 34 "Quer namorar comigo?" da TMJ, o fiz simplesmente para divulgar e homenagear o excelente trabalho de Maurício de Souza, e finalmente o tão aguardado e conveniente namoro entre Mônica e Cebola. Jamais pensei, nunca passou pela minha cabeça, que aquele seria o post mais popular do OSQ desde o 3º dia da postagem, ultrapassando grandes mitos e sucessos como A ORIGEM DO SUPER-HOMEM, O PEQUENO NINJA - V1, e todos os posts relacionados a filmes que sempre tem uma quantidade enorme de acessos. Quando a Turma da Mônica "cresceu", pensei que o fenômeno editorial se daria apenas por conta do pioneirismo no mercado. Não imaginei que toda a série teria o assédio que está tendo. Realmente fiquei muito surpreso e FELIZ em saber que o público da TMJ, personagens brasileiros, superaram a tietagem (pelo menos neste blog) do Wolverine, Super-Homem, Batman e Homem-Aranha. Luluzinha e outros personagens tentaram a mesma fórmula, mas TMJ ainda é top. Isso só confirma a supremacia da obra de Maurício de Souza no mercado de quadrinhos no Brasil, independente de opiniões opostas.




E para vc que esteve alienado do universo em que vivemos nestes últimos tempos e não conhece NADA sobre o que é a Turma da Mônica Jovem, segue abaixo um perfil dos principais personagens.





terça-feira, 28 de junho de 2011

23º TROFÉU HQMIX 2011 | OS INDICADOS

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Para quem não sabe, o TROFÉU HQMIX é a maior premiação aos profissionais do ramo, é o Oscar brasileiro dos quadrinhos. Organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil, com apoio cultural do Sesc Pompéia e do apresentador Serginho Groisman, este prêmio vem sido respeitado e reconhecido desde sua fundação. Este ano, o troféu é o personagem Geraldão, homenageando o cartunista já premiado, Glauco. Os indicados para o prêmio em 2011 são trabalhos finalizados em 2010. Mais informações sobre a votação e o evento no site e no blog da HQ Mix.

EU SOU O CAPITÃO AMÉRICA

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Eu participo de um grupo de jovens que se reúnem todos os sábados a noite, para trocar idéias, promover debates, aproveitarmos a companhia de cada um, degustando aquela pizza e refri de praxe. No dia 11 de junho, apresentei um jogo estilo rpg (que criei em casa), onde cada um criava seu super-herói e o objetivo era completarem uma missão, cercada de perigos, chegando ao fim com todos vivos. Foi uma dinâmica divertida. Mas o intuito do jogo era passar a idéia de que, mesmo sem super poderes, super velocidade, super força, sem a parte "super", todos nós podemos ser heróis. Todos podemos dedicar um tempo para usar as habilidades que já possuímos ajudando, auxiliando e servindo aqueles que estão próximos de nós. Na maioria das vezes, apenas o sentimento de solidariedade em uma situação difícil já é reconfortante. Estou compartilhando isso, pois a Marvel, com base nesta mesma filosofia, criou a melhor publicidade possível para a estréia do filme do Capitão América. Eles produziram, além de trailers e posters divulgados aqui, uma série fenomenal de capas variantes, numa série entitulada I AM CAPITAIN AMERICA, retratando cenas de pessoas comum, exercendo o heroísmo do cotidiano. A idéia foi maravilhosa, principalmente para os EUA. Para quem não sabe, a famosa Era de Ouro dos super-heróis dos quadrinhos americanos (começando pelo Super-Homem), se originou a partir da criação de personagens que eram criados no intuito de renovar a esperança do povo americano, numa época em que sofriam com a fome, desemprego, e guerras. A famosa Época da Depressão. E o Capitão América (nota-se) é o mais americano de todos, símbolo do orgulho americano, luta contra Hitler, combate em prol da paz e harmonia da nação. Não só a idéia foi muito boa, como os cartazes também ficaram fenomenais. Diferentes artistas, diferentes estilos, diferentes interpretações, mas todos impecáveis. Entre os artistas, estão Gerald Parel, Joe Quesada, Michael Lark, Dave Johnson, Mike Perkins, David Mack, Marko Djurdjevic, Colin Wilson, Mike Del Mundo, Michael Kaluta, Greg Horn, Alex Maleev, John Tyler Christopher, Skottie Young e Ed McGuinness.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

BATMAN | O HOMEM MAIS PERIGOSO DO PLANETA

Autor: André Alves | Facebook | Twitter



Hoje vou falar do BATMAN. Como disse em minha primeira participação, sempre preferi heróis com poucos poderes. Acho mais interessante. Na Marvel, eu prefiro o Wolverine. Já na DC, o melhor, para mim, é o Batman. Muitos podem pensar: "Mas o Batman não tem chance contra muitos heróis, não tem poderes, qualquer um poderia vencê-lo". Esse é o erro que muitos cometem em relação ao Batman que, inclusive, já vi até alguns super-heróis cometendo este erro em algumas histórias. Mas o exemplo que me lembro melhor sobre isso, foram palavras ditas pelo próprio Homem de Aço, quando ouviu dizerem que o Batman era apenas um homem, o Super respondeu: É O HOMEM MAIS PERIGOSO DA TERRA.

sábado, 25 de junho de 2011

SESSÃO CHARGES & TIRAS | ZIRALDO

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter



Embora nós tenhamos uma amor imensurável por revistas em quadrinhos com o maior número de páginas possível, nós também apreciamos demais quando o artista consegue desenvolver uma obra maravilhosa em poucos quadros, e até, em apenas 1 quadrinho. Parece simples, mas quanto mais curta é a história, mais inteligente o artista deve ser, e mais expressiva sua arte. É para poucos. Charges & Tiras é a nova sessão do blog OSQ, espaço reservado justamente para homenagear, apreciar e divulgar artes e artistas que dominam esta forma de comunicação e de contar histórias. E, para inaugurar esta sessão, ninguém melhor do que Ziraldo. Ri demais quando vi esta sua tira acima pela primeira vez. Esta arte do Capitão América faz parte da saga de charges e tiras criadas por Ziraldo na década de 70, chamada OS ZERÓIS, satirizando os mais renomados heróis do mundo (todos americanos.. rs). Não sei se a intenção do Ziraldo nesta tira era apenas satirizar o herói mas, o que mais curti neste trabalho, foi o perfeito paralelo com os EUA: tentam salvar o mundo, mas não dão conta da própria casa. Os Zeróis é uma obra incrível, repleta de crítica, ironia e senso de humor. Tal série ficou tão interessante que, para alegria do público, se transformou numa grande exposição chamada ZERÓIS - ZIRALDO EM TELA GRANDE. Assista Ziraldo comentando a exposição:


Infelizmente a exposição já foi encerrada em 2010 (droga!) e, por enquanto, não tem data para reabertura. Porém, vc pode baixar o livro oficial da exposição clicando na arte abaixo. Não é igual ao vivo, mas fazemos o possível ;)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

BRUCUTU (ALLEY OOP) | O PRIMEIRO PERSONAGEM PRÉ-HISTÓRICO DO MUNDO




Olá, aos apreciadores de histórias em quadrinhos! Meu nome é Jorge Hata e, a convite do Junior, resolvi participar de seu blog. E para começar o bate-papo, vou inaugurar minha coluna comentando sobre o personagem BRUCUTU (Alley Oop é o nome original nos EUA). Escolhi este personagem para meu primeiro post, pois Brucutu é o primeiro personagem da pré-história criado. E, na vida real, é justamente na pré-história que os primeiros vestígios da arte sequencial se originaram, através dos hieroglífos nas rochas, solo e madeira, onde os povos registravam sua história, idéia e forma de vida. Vocês já ouviram falar ou conhecem este personagem mas, por via das dúvidas, é bom relembrar, para que não caia no esquecimento do limbo do tempo. Assim como Super-Homem e milhares de outros personagens, Brucutu teve muita dificuldade em se estabelecer com sucesso no mercado, percorrendo um longo caminho entre sua primeira concepção até sua primeira publicação. Acompanhe sua trajetória.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

WOLVERINE VS HULK, HOMEM-ARANHA, E QUALQUER UM QUE RESOLVA ENCARAR

Autor: André Alves Facebook | Twitter



Sempre tive preferência por heróis sem muitos poderes. Acho que por isso, para mim, os melhores são Wolverine e Batman. Então vou inaugurar minha coluna neste blog falando do meu preferido: Wolverine. Wolverine não tem grandes poderes. Apenas um fator de cura acelerado, mais uma agilidade e força um pouco mais elevada que a dos humanos. Claro que o adamantium ajuda bastante, mas não é fator mutante. Considero Wolverine interessante por ser um herói que pode ter uma luta dificil (mas muito equilibrada) com o Incrível Hulk, e também ter a mesma dificuldade contra o Homem-Aranha, sendo Hulk e Homem-Aranha extremamente diferentes em suas características.

terça-feira, 14 de junho de 2011

DYLAN DOG | CRIATURAS DA NOITE | ESTRÉIA 19 DE AGOSTO

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter



Aí está mais uma mega produção, orçada em 35 milhões, para adaptar uma hq para o cinema. Desta vez o personagem não possui um martelo poderoso, nem uma incríel teia, nem uma incrível força, nem mesmo uma invencível armadura. Este novo filme se baseia num herói da arte noir, que conta apenas com sua inteligência e habituais armas de fogo. O nome dele é Dylan Dog, um investigador mulherengo que vive em um mundo de monstros e terror.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

TURMA DA MÔNICA JOVEM (TMJ) 34 | QUER NAMORAR COMIGO?


Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter






TÍTULO: TURMA DA MÔNICA JOVEM

PUBLICAÇÃO: MAIO 2011

EDIÇÃO: 34
CAPA, ROTEIRO, ARGUMENTO E ILUSTRAÇÃO: MAURÍCIO DE SOUSA PRODUÇÕES
ORIGEM: BRASIL
EDITORA: PANINI
CATEGORIA: REVISTA PERIÓDICA
GÊNERO: MANGÁ
PÁGINAS: 132
FORMATO: 16 X 21 CM
PRODUTO: PRETO E BRANCO/LOMBADA QUADRADA

Ontem foi Dia dos Namorados e eu não poderia deixar de postar este fenômeno editorial brasileiro. Maurício de Sousa se supera constantemente com o sucesso de seu trabalho. Sempre renovando, sempre inovando. E sua obra mais recente tem badalado muitos sites, blogs, revistas e, principalmente, os adolescentes de plantão: O NAMORO DE MÔNICA E CEBOLA!
Confesso que Turma da Mônica nunca está na minha listinha de compras quando vou às bancas, já que minha preferência sempre foi hq's "adultas". Mas algumas edições da Maurício de Sousa Produções eu faço questão de ter na minha prateleira, como alguns almanaques, coleções históricas, a primeira edição da Turma da Mônica Jovem e, agora, sua edição 34, onde finalmente Cebola pára de enrolar a antiga baixinha e sempre dentucinha, e a assume em namoro. Entre tapas e beijos, ou melhor, coelhadas e selinhos, este romance teve direito até a lágrimas de amor. Embora esta edição agrade muito mais meninas que meninos, é uma história divertida.
Cientes de que esta edição da revista seria um marco histórico dos personagens, sua publicidade contou com um passeio de Mônica e Cebola pelas ruas de São Paulo, promovendo e divulgando a novidade do novo gibi. Some esta publicidade, mais videos na internet, mais a popularidade dos personagens, e esta edição já teve mais de 500 mil exemplares vendidos. O amor realmente está no ar (e, ainda, nas bancas).
Crianças briguentas, adolescentes namorando, quem sabe onde estes personagens irão parar? Não me surpreenderá em nada se, daqui alguns anos, eu estiver postando as hq's com os filhos e netos do casal ;) Vamos aguardar...

OBS: Deletei todos os links do blog para downloads, para manter o bom relacionamento com os autores.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

HUGO HÉRCULES | O PRIMEIRO SUPER-HERÓI DO MUNDO

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter



A descrição de um SUPER-HERÓI é simples:
SUPER: algo além do natural, maior que o habitual, muito acima da média, incrível.
HERÓI: Aquele de coragem extraordinária, que presta serviços relevantes ao próximo.
SUPER-HERÓI: Aquele de coragem extraordinária, que emprega seu incrível poder à prestar serviços relevantes ao próximo.

Hoje em dia existem milhares de super-heróis, com uma infinidade de origens, poderes, talentos, características e visuais diferentes. Eles vão desde Chapolin Colorado, Capitão Ninja, Tarzan, passam por Tintin, Ben 10, Peter Pan e vão até Capitão Cometa, Mulher-Maravilha e Super-Homem. Não há limites de idade, etnia, comportamento e, muito menos, de poderes. Mas, como ocorre em toda a evolução, para que os artistas chegassem ao atual nível absurdo de criatividade, foi necessário um primeiro personagem extrapolar a realidade, os limites humanos e as leis naturais da terra, originando o que chamamos de "super poderes", dando início a saga imortal de super-heróis. O nome dele é Hugo Hércules.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

NAMOR | AS PROFUNDEZAS

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter






TÍTULO: NAMOR | AS PROFUNDEZAS
PUBLICAÇÃO: 2010
EDIÇÃO: ÚNICA
CAPA E ILUSTRAÇÃO: ESAD RIBIC
ROTEIRO E ARGUMENTO: PETER MILLIGAN
ORIGEM: EUA
LICENCIADOR: MARVEL COMICS
EDITORA: PANINI
CATEGORIA: ÁLBUM DE LUXO
GÊNERO: SUPER-HERÓIS
PÁGINAS: 132
FORMATO: 175 X 26 CM
PRODUTO: COLORIDO/CAPA DURA

Namor é mais um daqueles personagens que foram estragados não pela sua natureza e suas características, mas por péssimas hqs e animações de TV que contaram sua história. E como sempre acontece nestes casos, fico aguardando ansiosamente alguns profissionais se juntarem e restaurarem a moral de tais personagens, através de bons trabalhos, assim aconteceu com Pantera Negra.







Ainda não sei quais são os planos da Marvel para Namor mas, este projeto "As Profundezas" serviria como excelente tapete vermelho para um restart para o primeiro mutante do universo.










terça-feira, 7 de junho de 2011

LISTA COMPLETA DE TODAS AS ADAPTAÇÕES DE HQ / QUADRINHOS PARA CINEMA E TV







Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter






Realmente estou moooito empolgado com esta era de ouro maravilhosa dos quadrinhos no cinema. "Nunca antes na história deste" mundo produziram tantos filmes em tão pouco tempo, com tamanha bilheteria mundial, com roteiros e protagonistas provenientes das hqs. Para poder comentá-los, criticá-los e compará-los com mais eficácia no meu blog, resolvi então fazer uma busca e criar um arquivo com todos os filmes do gênero já produzidos. Fiquei surpreso pois a lista é beeem maior que eu pensava, com mais de 300 filmes já produzidos, fora séries e animações de TV. Segue abaixo a lista por ordem alfabética pelo nome dos heróis (para ficar mais fácil de encontrar), com link daqueles que já postei a crítica no blog. Caso falte algum filme, por favor, comente para que a lista esteja sempre atualizada.



Ao lado dos filmes existem alguns links para crítica do filme e para baixar posters, fotos e trailers.
POR FAVOR, AVALIEM A LISTA E COMENTEM INDICANDO OS FILMES, SÉRIES E ANIMAÇÕES QUE FALTAM!




sábado, 4 de junho de 2011

X-MEN | FIRST CLASS | CRÍTICA DO FILME

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter



NOTA
7

Acabei de voltar do cinema. Após muito tempo de ansiedade, finalmente pude conferir o resultado do filme mais esperado deste ano. Ansiava mais por este filme mais do que pelo Thor, Lanterna Verde, etc, simplesmente, pois X-Men Primeira Classe fugiu da regra comum que os filmes costumam seguir: este é o 5º filme da franquia, e só agora a origem será revelada. Infelizmente, todas as adaptações de hq's tem se adaptado a mesma forma: começa pelo trauma do personagem, ele se transforma em herói e no final ele vence o inimigo. Parece óbvio que todos estes filmes tenham que se engessar neste padrão, mas existem milhares de outras formas de moldar um filme. Como, por exemplo, X-Men O Filme. O primeiro filme da franquia já começou de onde todos os fãs dos heróis queriam ver: os X-Men enfrentando Magneto. Pronto! Embora este filme tenha sido financiado com uma quantia irrisória comparado aos outros da franquia, ele conseguiu atingir seu objetivo. X-men 1 começa de forma dramática já explicando em 5 min. como Magneto se torna o "inimigo", há uma narrativa básica de Charles Xavier explicando aos leigos o que são "mutantes" e o que é a "escola para mutantes", de resto é a trama de Magneto buscando a supremacia mutante sobre humanos e os X-Men tentando impedir. Como era o primeiro filme, era realmente muito difícil mostrar para o público geral um universo tão distinto da realidade de forma prática e convincente, mas Bryan Singer o fez com muita facilidade. E, com um orçamento muito maior, repetiu o feito no segundo filme de forma espetacular. Tanto, que estes 2 filmes são a base sólida e perfeita de uma franquia que pode ser eterna (já que as hq's não tem fim). De repente, quando todos olhavam para frente com X-Men 3, 4, 5, infinito, origens solo dos personagens, alguma mente brilhante resolveu olhar para trás e dizer: Ei! Que tal fazermos um filme apenas com a origem??? Idéia brilhante! Pois qualquer origem já chama atenção do público e, com 4 filmes já realizados, os produtores supostamente teriam a experiência necessária para tornar este projeto bem sucedido. Ou seja, todo aquele mediiinho que temos sobre "será que este filme será bom???", eu já não tinha. Não tinha como errar. Idéia maravilhosa, contexto interessante, época apropriada, experiência profissional. Só prós. Nenhum contra. Por tudo isso este filme era o mais esperado do ano para mim.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

AS 10 MELHORES ADAPTAÇÕES DE HQ PARA CINEMA




Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Eu não sou o primeiro a fazer esta lista, e com certeza não serei o último. Se vc procurar na net, vai encontrar milhares de blogs, sites, escritores, cinéfilos e/ou apenas amadores expondo sua própria lista dos 5, 10, 15 ou vários tops das melhores adaptações de hqs para cinema no mundo. Todos fazem isso porque é simplesmente muito legal! É interessante colocar todos os filmes que vc curte na sua frente e compará-los, catergorizá-los e, por fim, com moooita dificuldade, enumerá-los. Tão legal, que também resolvi fazer a minha lista.