quinta-feira, 3 de março de 2011

PANTERA NEGRA | NOVA ORIGEM

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter




TÍTULO: BLACK PANTHER
PUBLICAÇÃO: 2005
EDIÇÃO: 6 VOLUMES
CAPA: ED. 1 JOHN ROMITA JR, ED. 2 ESAD RIBIC, ED. 3 FRANK CHO, ED. 4 JOHN CASSADY, ED. 5 TERRY DODSON E ED. 6 KAARE ANDREWS
ROTEIRO E ARGUMENTO: REGINALD HUDLIN
ILUSTRAÇÃO: JOHN ROMITA JR.

ORIGEM: EUA
LICENCIADOR: MARVEL COMICS
CATEGORIA: VOLUME MENSAL
GÊNERO: SUPER-HERÓIS
FORMATO: 17 X 26 CM
PRODUTO: COLORIDO/LOMBADA COM GRAMPOS

Aí está! Um excelente personagem, numa excelente apresentação!

No post anterior do Pantera Negra, expliquei um pouco do que frustrava na apresentação deste personagem nas suas antigas histórias (raramente publicadas no Brasil), e citei este novo volume do personagem, que reconta a origem do herói, finalmente de uma forma convincente, fazendo valer a pena ser fã do Pantera Negra.

Esta saga são as primeiras 6 edições do volume 3 do personagem (no Brasil, esta saga foi publicada na revista mensal do Demolidor - péssimo), feitas com todo o capricho, deixando óbvia a intenção da Marvel em re-angariar fãs para este herói, tirando ele de vez da fama de "coadjuvante".


  • INICIATIVA - Realmente o personagem é muito bom pois o universo do Pantera Negra não envolve apenas sua história e seus "poderes", envolve toda sua nação. Seu povo, sua cultura, economia, tecnologia... porém, não de outro planeta, mas de um dos continentes mais ricos do mundo, mas o mais explorado. A base da saga do Pantera Negra é de que na parte da África em que ele é responsável, isso não acontecerá. É inadimissível não manter este personagem como um dos principais da Marvel (o que aconteceu durante muito tempo). Por isso aplaudo de pé essa iniciativa de re-inventá-lo de forma digna de sua natureza, com artistas de valor. Com certeza, apresentado neste novo formato, esse personagem começou a render muito para Marvel.
  • ROTEIRO E ARGUMENTO - Essa parte me impressionou. É difícil explicar como um bando de africanos isolados do mundo vivem de forma superior que o resto da humanidade. Pois vc precisaria saber como viver de forma superior, para poder contar. Mas Reginald Hudlin fez isso muito bem, além de envolver uma trama interessante e um argumento inteligente, principalmente para o herói em foco. Uma das características do Pantera Negra é que ele é muito inteligente, e isso ficou bem claro nos argumentos deste escritor. Fala pouco, diz muito, resolve tudo. Show. Só não curti muito o final da saga. Achei que a trama deu uma embolada e forçaram alguns exageiros surreais que, até então, não havia na história. Ou seja, exageiros desnecessários, numa história que estava indo bem sem eles. Mas não chegaram a destruir o trabalho. Ainda assim, o roteiro ficou muito bom.
  • ILUSTRAÇÃO - John Romita Jr. ainda não voltou a sua fase de Demolidor - O Homem sem Medo, mas também não foi tão desleixado como nas séries mensais que ultimamente ilustrou. Ou seja, numa fase média, seu trabalho é acima da média.
  • CAPA - A capa da 2º edição merece uma menção honrosa. Afe! Que capa loka! Dentre as 6, é a que mais tem a ver com a história de sua edição, além de ser uma obra de arte maravilhosa. Esse Esad Ribic é fera demais! Todas as suas ilustrações são excelentes e suas capas são impressionantes. Ele usa técnicas artísticas como Alex Ross mas tem seu estilo próprio em formas, ângulos e, principalmente, em textura. Caso queira babar mais nesse cara, procure mais de seus trampos na net.
  • MARKETING - A Marvel acreditou tanto neste herói que, para incentivar sua lançamento, produziram um DESENHO ANIMADO desta série, também em 6 edições. Ninja! Isso não foi apenas uma jogada de marketing. Como chamaram ninguém menos que John Romita Jr. para desenhar na revista, fizeram os animadores da animação copiarem exatamente o traço e os ângulos que o ilustrador aplicou na revista. Resultado: MARAVILHOSO! O desenho animado é muito bom! Desde os desenhos animados do antigo Thor, na década de 70 não vejo os desenhistas de animação copiando o estilo dos ilustradores das hq's. O OSQ é um blog de hq's, mas este desenho é uma hq em movimento e com certeza merece um link aqui:



Bom, a revista nem chega perto de ser uma das melhores que já li. Mas com este desenho animado, com certeza esta saga entrou para história das hq's, posicionou o personagem em novo patamar, e isso, com certeza, já basta para fazer vc se juntar aos fãs do Pantera Negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...