sexta-feira, 10 de junho de 2011

HUGO HÉRCULES | O PRIMEIRO SUPER-HERÓI DO MUNDO

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter



A descrição de um SUPER-HERÓI é simples:
SUPER: algo além do natural, maior que o habitual, muito acima da média, incrível.
HERÓI: Aquele de coragem extraordinária, que presta serviços relevantes ao próximo.
SUPER-HERÓI: Aquele de coragem extraordinária, que emprega seu incrível poder à prestar serviços relevantes ao próximo.

Hoje em dia existem milhares de super-heróis, com uma infinidade de origens, poderes, talentos, características e visuais diferentes. Eles vão desde Chapolin Colorado, Capitão Ninja, Tarzan, passam por Tintin, Ben 10, Peter Pan e vão até Capitão Cometa, Mulher-Maravilha e Super-Homem. Não há limites de idade, etnia, comportamento e, muito menos, de poderes. Mas, como ocorre em toda a evolução, para que os artistas chegassem ao atual nível absurdo de criatividade, foi necessário um primeiro personagem extrapolar a realidade, os limites humanos e as leis naturais da terra, originando o que chamamos de "super poderes", dando início a saga imortal de super-heróis. O nome dele é Hugo Hércules.

Hugo Hércules foi criado e desenhado em 1902 pelo americano William H. Dethlef Koemer (1878-1938) como personagem principal de suas tiras de quadrinhos para o jornal Chicago Sunday Tribune. Desde 1895 as tiras de quadrinhos de humor em jornais eram comuns. Mas sempre com personagens normais, tendo seres humanos ou animais como protagonistas. Hugo Hércules foi o primeiro a possuir um super poder.

Metido, bem humorado, mas ao mesmo tempo simpático e um exemplo de cavalheiro, Hugo Hércules era dotado de uma incrível força (super) que ele usava para proteger e servir o próximo (herói) - Deve ter sido daí que a polícia americana adotou o slogan "Proteger e servir"..rs. Em suas aventuras, ele já demonstrou sua incrível força levantando carros, elefantes, casas, movendo locomotivas e até já espancou o lobisomem (!!!). Após utilizar seu poder, Hugo Hércules sempre finalizava suas tiras com frases de efeito, como "É tão fácil!" ou "Eu poderia fazer isso eternamente!".

Infelizmente, este divertido super-herói não alcanço o sucesso necessário e sua existência durou apenas nas tiras de setembro de 1902 a janeiro de 1903. Nunca chegou a ter um almanaque, uma revista própria e nem mesmo um revival. Com o fracasso do personagem, o próprio artista William Koemer decidiu estudar belas artes e investir sua carreira na pintura.

Porém, o legado do super-herói não desapareceu com ele. Ao longo dos anos, novos personagens foram sendo criados e novos poderes inventados, até que em 1930 surgiu Doc Savage e, em 1938, a primeira aparição do Super-Homem que, com sucesso estrondoso, originou a famosa Era de Ouro dos super-heróis nos quadrinhos, e fez a DC se entitular a "criadora do termo Super-Herói".


Segue abaixo todas as 17 tiras publicadas no Chicago Tribune, por ordem periódica:

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

07 de setembro de 1902

14 de setembro de 1902


21 de setembro de 1902

05 de outubro de 1902

12 de outubro de 1902

26 de outubro de 1902

02 de novembro de 1902

09 de novembro de 1902

16 de novembro de 1902

23 de novembro de 1902

30 de novembro de 1902

07 de dezembro de 1902

14 de dezembro de 1902

21 de dezembro de 1902

28 de dezembro de 1902

04 de janeiro de 1903

11 de janeiro de 1903

8 comentários:

  1. Pô Rubens, que resgate cara! Sinceridade, não conhecia esse personagem... Sabe de algum link e ou torrente com alguma coletânea dele? meu e-mail se tiver alguma informação, saca?

    Lance
    PS.: Valeu por seguir meu blog, thanks!

    ResponderExcluir
  2. kra, como comentei no post, realmente não há nenhum almanaque, nenhuma revista própria e nem mesmo um revival deste personagem. Existe apenas estes raríssimos scans que postei, e alguns textos na wikipedia e outros blogs, mas que também já inclui neste post.
    Não há muita coisa mesmo, pois sua passagem na mídia foi mto rápida e antiga. Mas se vc ahcar mais alguma coisa além do que postei, me envie também pois curto mto este personagem.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá,Rubens dava para você colocar uma versão traduzida?

    ResponderExcluir
  4. Sorry anônimo.. as artes postadas são originais, com o texto feito pelo próprio Koemer. Preferi manter o trampo como foi feito.. mas os textos são curtos, é mais fácil vc digitar no tradutor online e curtir as histórias.

    ResponderExcluir
  5. eu acho que esta otimo

    ResponderExcluir
  6. Oi, será que dava pra por um pouco mais de informação desse Hugo...? Porque a minha pergunta é: Porque foi criado? Qual a intenção de sua criação? Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Olá, você poderia por um pouco mais de informações do Hugo Hércules? Porque a minha pergunta é: Porque foi criado? Qual a intenção de sua criação? É porque aqui é o único lugar que achei pra pesquisar mais sobre o Hugo... Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      De certa forma, fico feliz que este seja o único lugar onde encontra sobre Hugo Hércules.. assim mantemos a exclusividade.. rs. Sinceramente isso não foi planejado. Logo que comecei a criar e escrever este blog, me questionei: qual será o primeiro super-herói criado para quadrinhos? Comecei a pesquisar desde o conceito da termo até a origem em outros países. Acabei encontrando este personagem, organizei e publiquei tudo que encontrei nesta matéria. Todas as minhas fontes são estrangeiras. Nada encontrei no Brasil sobre o personagem.
      Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...