quinta-feira, 2 de junho de 2011

AS 10 MELHORES ADAPTAÇÕES DE HQ PARA CINEMA




Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Eu não sou o primeiro a fazer esta lista, e com certeza não serei o último. Se vc procurar na net, vai encontrar milhares de blogs, sites, escritores, cinéfilos e/ou apenas amadores expondo sua própria lista dos 5, 10, 15 ou vários tops das melhores adaptações de hqs para cinema no mundo. Todos fazem isso porque é simplesmente muito legal! É interessante colocar todos os filmes que vc curte na sua frente e compará-los, catergorizá-los e, por fim, com moooita dificuldade, enumerá-los. Tão legal, que também resolvi fazer a minha lista.


De todas as listas que vi poraí, eu discordei de todas. Simplesmente porque não entendi os critérios utilizados na avaliação. Então, para isso não acontecer comigo, vou expor abaixo os critérios que serviram de argumento para eu construir minha torre da excelência, para que, caso vc discorde de tudo (o que é beeem provável), pelo menos entenda meu ponto de vista.

Meu critério para avaliar adaptações de quadrinhos para cinema é bem simples e lógico. Eu divido em 3 critérios básicos: cinema, adaptação e hq, necessariamente nesta ordem.

  1. CINEMA - Um filme, independente do que se trate, do tema, da origem, da nacionalidade, se é original ou adaptação, do gênero, ou de qualquer outro critério, precisa ser um bom filme. Um bom filme é aquele filme que, simplesmente, todos curtem assistir. Não só vc. Todos! A partir do momento que só vc, ou só seus amigos mais chegados curtem o filme, significa que ele só é bom para um público específico. Logo, este tipo de filme jamais entraria na minha lista dos 10 mais, pois melhor que estes filmes, são aqueles que conseguem agradar a TODOS os públicos, sejam indivíduos, famílias, góticos, nerds, patricinhas, favelados, entre outros. É muito fácil eu produzir uma obra que as pessoas parecidas comigo adorem. Difícil é produzir algo tão bom, que até as pessoas que me odeiam, consigam apreciar. Sendo assim, antes de ser exatamente fiel as hqs, antes de ser uma adaptação inteligente, precisa ser um bom filme.
  2. ADAPTAÇÃO - Gostaria de iniciar dizendo que é moooito difícil adaptar hqs para cinema. Embora nós, fãs de quadrinhos, soframos, reclamemos e critiquemos tanto os péssimos filmes que fazem dos nossos queridos personagens, é muito difícil fazer um filme bom, com histórias totalmente surreais. Simplesmente porque, para que um filme seja bom, ele precisa ter uma enorme identificação com o público. E a única coisa em que o público se identifica, independente do filme, é a noção geral de realidade (que as hqs não tem). Por exemplo: Numa hq, o ilustrador simplesmente desenovlve um personagem super colorido, dá porrada em todo mundo, beija a mocinha no final e, em poucas páginas, ele nos agrada a tal ponto de voltarmos à banca no próximo mês, em busca de outra aventura. Nos cinemas é impossível isso ter sucesso. Tanto é verdade que, antigamente, os produtores de cinema produziam os filmes desta forma, e até nós, os fãs de quadrinhos, reclamamos pois se tornaram verdadeiros fiascos. Porque, num filme, tudo é diferente. O público depende desta noção de realidade. Em um filme vc precisa explicar exatamente porque o uniforme é colorido, porque o herói apanha tanto e não morre, como a mocinha aguentou ficar embaixo d'água tanto tempo, porque ele tem poderes, etc. Tudo com uma graaande quantidade de detalhes, para que o público, independente do quão distinto seja ou se conhece ou não as hqs, se identifique com o filme e torça pelo herói, ao invés de ficar zombando de tudo que acontece, e saia do cinema dizendo que o filme é "mó viagem". Para que isso não aconteça, existe esta chamada adaptação. Onde NECESSARIAMENTE os produtores do filme alteram uma coisa ou outra na história original para que, no cinema, o personagem e sua aventura sejam aprovados e apreciados pelo público (inclusive, "nosso" público).
  3. HQ - Sendo assim, a hq em si é o que tem menos peso entre estes 3 critérios. Pois eu só páro para pensar se a história do filme é exatamente idêntica a história da hq, se o filme é muito ruim. Pois, se o filme é bom, se estou entretido, se o filme conseguiu atingir seu propósito de me tirar durante algumas horas da realidade e me envolver com sua história ao mundo da imaginação de forma que eu nem perceba, eu fico horas elogiando o filme, compro o dvd e só depois, quando o efeito de êxtase vai passando, é que começo a comparar o que assisti com a história original das hqs, e com todos os seus detalhes que foram perdidos durante o filme. E, mesmo que eu ache 300 diferenças entre a hq e este filme, ele não perde posição no meu ranking, pois sua adaptação foi inteligente e o filme chegou ao nível de ser comparado com bons filmes do cinema, e não somente filmes de adaptações de quadrinhos que, normalmente, só são comparados entre si.
Outro detalhe: eu sempre julgo os filmes através da primeira impressão que tive após assistir o filme pela primeira vez. Após assistir várias vezes, sua mente fica tendenciosa, sua opinião muda com o tempo, e seu julgamento acaba sendo impreciso e injusto. Um exemplo perfeito: O Justiceiro (The Punisher) de 1989, com John Travolta. Este filme foi feito após o grande épico de X-Men 1 e Homem-Aranha 1, numa época que todos descobriram como fazer bons filmes baseados em hqs e virou moda ganhar dinheiro com este mercado (bom para nós). Mas, infelismente, os produtores do Justiceiro erraram feio e não fizeram justiça com o herói que, comparado aos filmes que acertaram, O Justiceiro seria fácil de fazer, já que não voa, não solta raio dos olhos, não tem teias, etc. Nos primeiros 5 min. eu percebi que o filme era ruim. Nos primeiros 10 min. eu já não aguentava mais assistir. Nos primeiros 15 min. eu desliguei o dvd e fui fazer outra coisa (nem pude assistir outro filme pois, infelismente, eu havia alugado junto a Mulher-Gato com Halle Barry.. AAAAAAAAAHHHHHH!!! Esse eu fiquei só nos 5 min. mesmo). Com o tempo acabei criando coragem e, alguns anos depois, eu assisti O Justiceiro inteiro. Tudo se confirmou: é péssimo mesmo. Porém, com tv a cabo, este filme começou a passar direto na tv e, quando não tinha nada para fazer, eu deixava no canal, como passa-tempo, para pegar no sono, etc. Hoje eu até curto o filme. Entendi a ênfase que o diretor queria dar, mostrando mais a falta de vida social do personagem do que no ato violento dele fazer justiça. Hoje eu racho o bico com os personagens extras, a moça, o gordo e o dos piercings, que, inicialmente eu achava ridículos. Ou seja. Hoje eu não acho tão ruim, até curto assistir. Por isso, na hora de julgar, eu vou pela certeza do meu julgamento inicial.

Tendo dito, tendo explicado, vamos ao que interessa:

------------------------------------------------

10
OLD BOY
2003


Está aí um filme maravilhoso!!! Assisti na maior despretensão. Meu irmão (também apaixonado por cinema) tinha este filme. E, como ele não tem filmes ruins, um dia em casa eu vi a capa e resolvi assistir. Pirei! O filme é demais! Atores perfeitos. Suspense incrível, frenético. Intrigante e envolvente a tal ponto, que vc torce pelo personagem sem saber se ele é herói. Fiquei indignado que não ganhou nenhum oscar, globo de ouro, gremmy, troféu imprensa, medalha de honra ao mérito.. qualquer coisa! Este filme mereceu demais um prêmio que o destacasse dentre os outros do mesmo ano. Muito tempo depois, eu descobri que era uma adaptação de quadrinhos (na época eu não tinha o blog, minha coleção de hqs estava de canto, não estava pesquisando nada). Quando descobri, tentei arranjar as hqs para comparar. Não li todos os volumes, mas durante a pesquisa, já percebi algumas diferenças do filme para hq. Some este fato ao fato de ser um filme coreano, que não demorou muito para surgirem boatos do remake americano. De qualquer forma, o Old Boy entrou para lista. E só não ficou mais próximo dos primeiros lugares, pois este filme é bem humano, sem efeitos especiais, sem surrealidades demais, etc. Logo, o nível de dificuldade de produzir um bom filme não foi tão alto quanto dos outros a seguir.

------------------------------------------------

9
SIN CITY
2005


Daqui para frente, todos os filmes, adaptações e identidades com as hqs são praticamente perfeitos. Serão apenas diferenciados pelo quanto o filme é envolvente pois, de resto, ninguém reclama. E Sin City é o exemplo perfeito de adaptação de hq para cinema pois, sua hq, é extremamente original e diferente das outras hqs. Mesmo assim, os produtores conseguiram fazer um filme muito bom, imitando todos os detalhes existentes nas hqs, desde a história em si até a semelhança de personagens, ambientação, enquadramento de cenas e diálogos. O filme só não ganhou um público maior devido a violência e sexualidade que contêm (como na hq), o que o torna ainda mais fiel a obra original. Embora não esteja entre os melhores filmes do ranking, talvez estivesse em primeiro se eu só considerasse a adaptação e fidelidade a hq origianl.

------------------------------------------------

8
HOMEM DE FERRO
2008


Homem de Ferro não só alcançou todos os quesitos, como se tornou um padrão. Todos os filmes que vieram depois dele tiveram a infelicidade de o terem como referência. Ué, não foi assim com o Homem-Aranha, X-Men, etc??? Não. Todas as outras boas adaptações foram comparadas as suas próprias continuações. Por exemplo: ninguém compara Justiceiro com o Homem-Aranha, ou Mulher-Gato com X-Men. Justiceiro, Mulher-Gato, Demolidor, Elektra, etc, simplesmente tiveram a expectativa de serem bons filmes e tivessem melhores continuidades que o primeiro, como X-Men conseguiu e Homem-Aranha conseguiu. Porém hoje, quando se faz um filme de herói, todos tentam imitar exatamente o Homem de Ferro. Eles estão procurando atores que pareçam fortes, mas sejam carismáticos e engraçados como Robert Downey Jr. Os roteiros seguem exatamente o mesmo padrão, com a mesma mocinha. Só estão mudando os poderes e os atores. De resto, parecem o mesmo filme. Como já postei no blog, um exemplo, foi a grande decepção do Thor, que é mais uma tentativa de imitação, não do sucesso do Homem de Ferro, mas do próprio Homem de Ferro. Mas tudo isso só aconteceu pois o filme do Homem de Ferro realmente foi um estrondo. Um filme de grande sucesso que agradou os mais chatos cinéfilos e mais chatos críticos de hq, tendo maior mérito o ator principal do que o filme em si. Ele só não está mais próximo dos primeiros no ranking pois tal sucesso já havia sido conquistado, até em maior escala, com alguns dos filmes abaixo.

------------------------------------------------

7
WATCHMEN
2009


Watchmen é tudo que eu sempre quis ver num filme. TUDO! E tudo se resume a uma palavra: realidade. Como assim? Se pergunte: Como o mundo seria se realmente existissem super heróis. Se raios gamas transformassem seres humanos em super humanos, se alguns destes super humanos resolvessem lutar pelos humanos normais, eles se envolveriam na política? Eles seriam assediados pela mídia? Como realmente seria??? Resposta: assista Watchmen. Amei. Infelismente, me martirizo por ter me perdido nas datas e não assisti Watchmen no cinema. Mas o filme é tão, tão, tão bom, que o efeito que causou em mim, assistindo sozinho em casa, foi exatamente o mesmo que seria no cinema. Acabou o filme, eu não queria comentar com ninguém, não queria comparar com hqs, não queria assistir denovo... eu só fiquei pasmo. Parado, de boca aberta. Durante o filme, não houve nada em que eu tenha pensado "isso eu faria diferente". Tudo que eu pensava, acontecia. Eu ia acompanhando a história e todas as questões que minha mente iam criando o filme ia respondendo. Não houve nada que eu pudesse dizer "só aquilo fiocu sem sentido". Tudo se encaixou perfeitamente a tudo que eu tinha esperança de assistir. Incrível. Foi muito diferente pois, avaliando a mim mesmo, percebi que a sensação que me deixou pasmo após o filme, foi de alívio. Alívio, pois finalmente assisti um filme de heróis feito exatamente como eu achava que deveria ser feito. Logo, o que explica este filme não estar em primeiro? Simplesmente porque os filmes que estão abaixo, fizeram muito mais do que eu esperava. Fizeram muito melhor.

------------------------------------------------

6
X-MEN 2
2003


Para quem não sabe, X-Men 1 de Bryan Singer (X-Men - O Filme) é o grande responsável por existir uma lista de top 10 em filmes desta categoria, por termos pelo menos 5 lançamentos de hqs no cinema entre os melhores filmes do ano, por estes filmes estarem ganhando reconhecimento mesmo fora do mundo dos quadrinhos. Este gênero de filme já estava falido devido a diversas produções que chamamos de "fiasco", como o filme Capitão América de 1979, O Justiceiro de 1989, Liga da Justiça de 1997, entre váaarios outros! X-Men seria mais um troço desta triste coleção e, por isso, também não recebeu nenhum grande orçamento. Porém, ninguém contava com o fator Bryan Singer que, mesmo com pouco dinheiro, conseguiu utilizá-lo de forma fenomenal para produzir um filme que, devido a característica de cada personagem, deveria gastar uma fortuna com efeitos especiais. Como não tinha uma fortuna, Bryan Singer guardou o pouquinho que tinha para o final. Criou uma história coerente, introduzindo o público ao mundo dos mutantes, desenvolveu a trama através de bons diálogos e, no final, usou tudo que lhe estava a disposição em ação e entretenimento. Embora na época não tenha sido um graaande filme, X-Men 1 deixou claro que era possível um sucesso garantido com este gênero, se fosse bem financiado. Logo veio Homem-Aranha e todo o resto. Com o novo ambiente dos quadrinhos no cinema, Bryan Singer finalmente recebeu uma fortuna para produzir a continuidade de X-Men, e dirigiu um filme maravilhoso, deixando claro que o 1º só não havia sido melhor por falta de grana, não de talento. X-Men 2 está nesta posição no ranking pois é basicamente o primogênito de todos os filmes que estão atrás dele neste ranking. Tudo que os outros tem, ele tem, fora o fato de ser o primeiro. Vc pode dizer: Pô, mas não é o primeiro! O primeiro é X-Men 1! Eu considero o 2º realmente uma extesão do primeiro, como se fossem 2 capítulos, e não 2 filmes. Fora o fato de que X-Men 2 é tão bom, que conseguiu tornar o X-Men 1, que não era grande coisa, num clássico que, hoje, tem continuidade até para trás, com X-Men Primeira Classe. Me diga outro filme que, quando lançado, consiga melhorar o primeiro. Lembro que, quando assisti X-Men 2 com uma galera no cinema (só eu era fã de quadrinhos), TODOS no cinema saíram extasiados com o filme, elogiando o filme, e anseando assistir o primeiro filme novamente. Até as meninas, que sempre reclamam das "viajens" do filme, estavam curtindo, elogiando e comentando. Bryan Singer conseguiu explorar muito bem todos os ângulos do filme (que não eram poucos), desde os personagens diferentes, brigas sociais, familiares, política, até a construção de um bom roteiro, contado de uma forma simples. Só parece fácil, mas foi mágico: X-Men no cinema, com a grandeza que merece... a pouco tempo atrás, era só no sonho.

------------------------------------------------

5
V DE VINGANÇA
2005


É até difícil falar deste filme. Se eu usar a palavra perfeito em tudo, fica chato de ler. Se eu ficar inventando palavras, fica chato de escrever. A verdade é que este filme deveria concorrer a, no mínimo, a 2 oscars. 1º de melhor filme. 2º de melhor atriz coadjuvante (se considerarmos que V era o principal). Estes 2 oscars deveria ter levado mas, por ser um filme baseado em hqs (se pelo menos fosse hq americana), nem foi indicado. Embora este filme não tenha o mesmo grau de dificuldade no quesito efeitos especiais como X-Men, nem aquela questão absurda "que personagens usaremos???" (já que X-Men, Homem-Aranha, etc são baseadas em milhares de revistas, e não em apenas uma revista como V de Vingança) o grau de dificuldade psicológico de V de Vingança é o maior de todos estes filmes do ranking. O personagem é um humano, que vence toda a crueldade política e indiferença social apenas com seu corpo e sua inteligência. Usando apenas de força de vontade ele mudou a história. Escrevendo aqui, parece simples. Mas, no filme, tudo foi contado de forma extremamente convincente e apaixonante. Quando acaba o filme, vc está totalmente inspirado para que, caso fosse uma história real, vc certamente seguiria a causa do V também. É este sentimento que eu exijo quando digo que um filme precisa primeiro te tirar da realidade, antes de te envolver com a surrealidade do filme. Este filme é surpreendente, realista, dinâmico, tem tudo que eu gosto, como Watchmen. Porém, além de conseguir ser muito mais popular, ele me surpreendeu com uma divina qualidade: é um filme poético. As palavras, os movimentos, o jogo das câmeras... mesmo se o filme fosse mudo, seria possível perceber o sentimento em cada cena. Além de muito forte, é um filme muito belo. Dramática e incrível essa combinação.

------------------------------------------------

4
ANTI-HERÓI AMERICANO
2003


Vc pode curtir moooito efeitos especiais e toda essa mega produção milionária que envolve os filmes hoje em dia, onde qualquer ator meia boca consegue entrar em cena e compor o elenco, pois sua atuação é encoberta por computação gráfica e roteiros básicos. Mas existiu uma época em que nada disso existia. Só existiam bons atores e criatividade dos produtores para transformar os filmes em algo surreal. É exatamente isso que Anti-Herói Americano é: bons atores, criatividade dos produtores, um filme surreal! Este filme me surpreendeu de todas as formas possíveis. Ele é mais engraçado do que eu esperava, ele é mais inteligente do que eu esperava, ele é mais dramático e profundo do que eu esperava e, acima de tudo, ele não é um filme fechado, "underground", apenas para um público seleto como eu esperava. Este é um filme para TODOS assistirem. Você, sua mãe, seus filhos, seus professores, e todos vão amar. Este filme conseguiu ser cult e popular ao mesmo tempo, feito que suas hq's nunca alcançaram (já que as hq's American Splendor são totalmente impróprias para menores de 21 anos!). Este filme é tão bom, que tive que retirar da minha lista dos 10 mais o Batman de Tim Burton (1989) para incluí-lo aqui. Para mim, tirar algo extremamente doloroso excluir aquele Batman desta lista, mas Anti-Herói Americano fez por merecer.

------------------------------------------------

3
BATMAN | O CAVALEIRO DAS TREVAS
2008


Finalmente chegamos a lista dos 3 mais. Cara, como um filme tão recente se torna um clássico tão rapidamente??? Como um filme tão bom consegue uma continuidade que nos faz esquecê-lo totalmente??? Ninguém nem fala mais de Batman Begins. Ninguém! E não foi um filme mediano como X-Men 1, nem tão pouco ruim. Batman Beguins é muito bom! Não chega a ser perfeito, mas é muito bom. Quase ficou em 10º no meu ranking (só não coloquei porque teria que tirar Old Boy. Mancada). Mesmo assim o Cavaleiro das Trevas chegou pisoteando tudo como se não houvesse naaada pela frente. Elevou totalmente o nível e, de um dia para o outro, os quadrinhos estavam concorrendo a oscar no cinema como melhor filme e ator, não só com efeitos especiais. De um dia para o outro! Inacreditável! Eu não preciso ficar elogiando este filme. É recente, todos já viram o quanto é magnífico em todos os sentidos, desde os atores, o roteiro, os diálogos, a trama, os efeitos, o figurino.. tudo é demais! Por isso estou falando do que, talvez, alguém não tenha percebido: Batman O Cavaleiro das Trevas chegou em oooutro nível. Não é um filme bom apenas para os fãs de quadrinhos. É um filme excelente perante a sociedade. E isso é uma grande vitória! Sobre este filme, tenho uma história interessante: Por incrível que pareça, pouco tempo após o filme, participei de um jantar e, conversando com alguns caras da mesa, um deles entrou no assunto dizendo que havia odiado este filme. Eu fiquei mudo. Eu levei um tempo para acreditar no que havia escutado, principalmente porque ele disse de forma com que todos fôssemos concordar com ele. Então, para não esmurrá-lo de forma precipitada, resolvi fazer uma pergunta inteligente. Ao invés de perguntar o porque dele não ter gostado do filme, perguntei: Existem muitos filmes do Batman. Este vc não gostou. De qual vc gostou? Ele respondeu: "Dos outros, ué! Daquele que tem o cara do gelo, daquele outro que tem o Jim Carrey"... Então eu percebi que ele não gostava de "raciocinar" enquanto assiste um filme, só usa filmes como entretenimento, passatempo, sem que exija nenhuma habilidade racional para compreender o que esta assistindo. Ou seja, entretenimento para ameba. Então, para confirmar minha conclusão precipitada, eu expliquei: Na verdade, são estilos de filmes diferentes, e não filmes bons e ruins. Quando fizeram estes filmes do Batman que vc gostou muito, os fãs de cinema e os fãs de quadrinhos odiaram estes filmes! Apenas as crianças da época gostaram. Você devia ser criança na época, não era? - Era. - Então, agora resolveram tentar agradar os fãs de hqs e os fãs de filmes, que é um público adulto e maduro. E, com esta nova franquia do Batman, com enredos mais estruturados e realistas, eles conseguiram. - É verdade. Você tem razão. É que eu realmente não gosto de pensar muito para ver um filme, só precisa ser divertido. Como eu não entendi nada do Cavaleiro das Trevas, eu odiei o filme. Moral da história: Só não considera este filme entre os melhores, quem não pensa.

------------------------------------------------


2
CONAN | O BÁRBARO
1982



E confesso que minha maior batalha interior nesta lista foi escolher se Conan - O Bárbaro ficaria em 2º ou 3º lugar. Resolvi deixá-lo à frente do Cavaleiro das Trevas por um único fator. A época em que Conan foi feito, sem tecnologia, efeitos especiais, etc, exigia muito mais habilidade para produção de cinema. Mas ambos são filmes perfeitos. Eu me lembro claramente do momento em que este filme chegou em minha vida. Eu estava com 7 anos de idade e, assistindo TV com meus pais, o trailer de Conan começou a passar, anunciando que iria ser transmitido na Tela Quente, segunda à noite. Meus olhos brilhavam olhando o trailer. Foi na época em que eu havia acabado de começar a desenhar, pirava com Jaspion, Changeman, lutas e batalhas em geral, e os músculos de Arnold realmente impressionavam demais. Quando o trailer acabou, eu estava vidrado em outro mundo, de tal forma que meus pais perceberam o quanto eu havia ficado ansioso para assistir o filme, e disseram: - Vc não pode ver este filme. O QUÊ?!!! COMO ASSIM?!!! - Este filme é muito violento, não é para criança. Eu fiquei pasmo, irado, desacreditando no que havia escutado. Não houve discussão, pois nunca houve nenhuma forma de mudar a decisão de meu pai, e eu era obediente demais a ponto de ficar discutindo. Mas desta vez eu abri uma exceção à regra de minha obediência. Segunda feira a noite, esperei até o último momento para ver se meus pais mudavam de idéia (já que eles iriam ver o filme), o que não rolou. Então dei boa noite, fingi que fui dormir, fechei a porta do quarto e assisti o filme inteiro pela fechadura do quarto. Quase 2 horas curvado em frente a fechadura da porta, empolgadíssimo.. não me incomodei nem um pouco, pois o filme foi tão bom que nem percebia nada além do que estava passando na tela. Nos intervalos, eu corria para cama, pois minha mãe costumava verificar se estávamos dormindo bem. Como ela percebeu que eu sempre estava acordado, nos últimos 5 min. do filme, eles me chamaram para assistir. Assisti milhares de vezes Conan: O Destruidor mas nunca mais vi Conan: O Bárbaro novamente. Anos se passaram, passou o vhs e, quando o filme chegou em dvd, eu resolvi esperar sair um box com os 2 filmes (adoro box completos). Minha grande dúvida, é se eu havia curtido os filmes pois realmente eram bons, ou porque eu era uma criança e só curtia as porradas, não entendendo nada de roteiros ou atuações. Após assistir o Conan: O Bárbaro novamente, eu estava pasmo com a qualidade de TUDO. Fiquei um tempo em silêncio, em transe do épico que acabara de assistir. Então resolvi assistir novamente. Assisti este mesmo filme 3 dias seguidos, e mais algumas vezes durante as semanas seguintes. O filme realmente é demais. Forte, impactante, dramático, poético, perfeito. Depois de algumas semanas, assisti O Destruidor novamente, e percebi que este realmente era muito ruim. Só curtia quando crianças pelas porradas mesmo. Por isso, Conan: O Bárbaro está em 2º lugar pois, como o 1º lugar, é um épico perfeito e atemporal.

Obs: Esta lista dos 10 mais é sempre atualizada, conforme novos filmes vão sendo lançados. Conan: O Bárbaro só não está no ranking desde a primeira lista, pois no começo eu havia decidido que não iria contar como adaptações de hq's aqueles personagens que, antes das hq's, foram concebidos originalmente como contos e romances, como Os 3 Mosqueteiros, Conan, entre outros. Acabei mudando isso e Conan veio parar no 2º lugar.

------------------------------------------------

1
SUPERMAN | O FILME
1978


É sério. Não é por nostalgia, nem para dar um crédito ao maior herói de todos os tempos, nem porque é o filme mais antigo da lista: SUPERMAN: O FILME AINDA É, INDISCUTIVELMENTE, A MELHOR ADAPTAÇÃO DE HQ PARA CINEMA E UM DOS MELHORES FILMES QUE JÁ ASSISTI ATÉ HOJE. Leve em consideração roteiros, criatividade, originalidade, atuações, entretenimento, dinâmica, humor... julgue pelo que for, no mundo dos quadrinhos, ele ainda é o número 1.

Nenhum Hugh Jackman foi tão carismático quanto Christopher Reeve, nenhuma das lindas modelos/atrises melosas de hoje em dia foi tão carismática quanto a Lois Lane de Margot Kiddere, nenhuma computação gráfica foi tão inacreditável quanto o primeiro vôo de Superman e, embora o Coringa de Jack Nicholson e o de Heath Ledger tenham sido muito mais carismáticos que o Lex de Gene Hackman, isso ainda é pouco argumento para arrancar o posto de Superman do topo do ranking pois, com a ajuda da maravilhosa trilha sonoroa, Superman ultrapassou o nível de clássico, e se tornou um ÉPICO.

Muitos nem comentam isso mas, por mais curta que tenha sido a passagem de Marlon Brando pelo começo do filme, sempre que passa na tv, eu faço questão de assistir do começo até a melhor parte do filme que, para mim, é quando Clark faz sua viajem dos 18 aos 32 anos pelo espaço, ao som aconchegante da voz de Jorel, instruindo seu filho, até a parte em que Superman aparece de uniforme e faz seu primeiro vôo. Impressionante o quanto esta parte do filme é hipnótica. Até hoje eu evangelizo novos adeptos para o mundo dos quadrinhos narrando/comentando/mostrando este filme.

Sinceramente eu nunca fiz questão nenhuma de manter este filme no top da lista. Até meus 25 anos eu nem curtia muito o herói Superman, apenas nos filmes. Meu herói favorito sempre foi o Wolverine e minha esperança é que, quando seu filme fosse lançado, ele colocasse todos os outros filmes no chinelo, devido o potencial do personagem e sua carga dramática. Só após eu começar a acompanhar as primeiras temporadas de Smallville que Superman me chamou atenção como um personagem interessante. Ou seja, o filme Superman só está no topo do ranking por puro julgamento do filme e sua adaptação dos quadrinhos para o cinema. Nada mais. Sem mérito de queridinho da minha parte. E isso o torna ainda mais impressionante para mim pois, mesmo não curtindo muito o personagem até alguns anos atrás, ele sempre manteve o número 1.

Hoje já é sexta feira e, a noite, vou assistir a estréia do X-Men Primeira Classe. Como sempre, minhas expectativas são altíssimas. Se dependesse de mim, esta lista mudaria a cada lançamento de filme. Após uma grande decepção com Thor, ainda acredito no Capitão América, no Lanterna Verde, no Wolverine no Japão, sempre acredito em todos. E se algum deles merecer, pode ter certeza de que volto aqui e atualizo o ranking, ao invés de criar outro, para manter este post sempre atualizado. Mas, da forma que vejo, eles ainda vão precisar ralar moooito para chegar aos pés do primeiro e único Homem de Aço.


E chega ao fim meu particular ranking das 10 melhores adaptações de hqs para cinema. Caso concorde ou discorde, fique avontz para comentar e criticar. E para não achar que ignorei alguns outros bons filmes, segue abaixo uma lista daqueles que também estão entre meus preferidos, que poderiam (de acordo com opiniões) ocupar algum lugar neste ranking dos 10 mais:

1980 - SUPERMAN 2
1980 - POPEYE
1988 - AKIRA
1989 - BATMAN
1990 - DICK TRACY
1990 - AS TARTARUGAS NINJA
1991 - A FAMÍLIA ADAMS
1994 - O CORVO
1994 - O MÁSCARA
1994 - RIQUINHO
1998 - BLADE
2000 - (BATTLE ROYALE) BATALHA REAL
2001 - (GHOST WORLDS) APRENDENDO A VIVER
2002 - ESTRADA PARA PERDIÇÃO
2002 - HOMEM-ARANHA
2004 - HOMEM-ARANHA 2
2004 - HELLBOY
2005 - MARCAS DA VIOLÊNCIA
2005 - CONSTANTINE
2006 - 300
2008 - O INCRÍVEL HULK
2009 - JUSTICEIRO - ZONA DE GUERRA
2009 - WHITEOUT - TERROR NA ANTÁRTIDA
2010 - KICK-ASS
2010 - HOMEM DE FERRO 2
2010 - SCOTT PILGRIM
2011 - X-MEN | PRIMEIRA CLASSE

20 comentários:

  1. Sua lista é muito boa, o Old Boy me surpreendeu tbm e não sabia que era uma adaptação idem. Só dois pontos de discordância a respeito de um filme que te garanto que muitos pensam como eu: a estória do homem-aranha apresentada nos seus filmes é pífia, especialmente para os que acompanharam a revista "teia do aranha" ou que sabiam do passado dele, fora levar em conta (mais uma vez, não sou o único a pensar assim) a interpretação do próprio homem-aranha que é PAVOROSA, com P de podre.
    De resto penso igual.
    Akira (assisti duas vezes quando saiu nos cinemas brasileiros) também é sensacional, surpreendente.

    Abraço!

    Walter - RJ.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, também concordo com as megas diferenças. Mas como sempre digo, se formos considerar a fidelidade dos quadrinhos acima da qualidade geral dos filmes, aí ficaria impossível fazer uma lista dos 10. Seria no máximo um top 3. Mas em relação ao Homem-Aranha, talvez seja por tantas diferenças que estejam refazendo tudo, como novos atores, nova direção, etc. Vamos aguardar...

    ResponderExcluir
  3. Só acho que o cavaleiro das trevas deveria ficar em 1º empatado com o Super.

    Os dois filmes são mais que classicos, são épicos.

    ResponderExcluir
  4. pela primeira vez eu vejo uma lista coerente ,so trocaria a posição do cavaleiro das trevas,no lugar colocaria o Batman de Tim Burton.

    ResponderExcluir
  5. Cara, o Batman de Tim Burton estava em 3º. Pensei em colocar o Cavaleiro das Trevas em 4º, mas não consegui tirar nenhum outro da lista.. então só substituí os Batmans, mas ainda tenho um nó na garganta por não ter o do Tim Burton na lista.. vc sacou direitinho a falha.. ;-)

    ResponderExcluir
  6. Gostei da lista. P mim faltou 300, O Corvo e Scott Pilgrim no Top 10. Hj em dia pode adicionar Cap América.

    Já Constantine, Homem de Ferro 2, X-Men Fisrt Class já entram na lista de piores adaptções, devido a falta de conexão com suas respectivas obras literárias. Nesses casos parece que só usaram o nome do quadrinho p vender ingressos.

    ResponderExcluir
  7. O INCRÍVEL HULK de 2008 é muito bom ! seria legal criar um post sobre o filme de 2008 com o Norton que achei ele um bom personagem do Banner !

    ResponderExcluir
  8. Realmente o Hulk de 2008, 300, Scott Pilgrim, O Corvo são muito legais, e adaptaram muito bem as hqs. Mas, embora estes filmes tenham sido adaptações até mais fiéis que o Constantine, X-Men First Class, entre outros.. ser uma "boa adaptação", como expliquei no começo do texto, não é a prioridade dessa lista. A prioridade é ser um filme marcante, que realmente nos conecte à história, independente se é idêntica às hqs ou não. E, no meu julgamento, estes 10 filmes que escolhi com certeza não são as adaptações mais idênticas das hqs para cinema, mas são OS MELHORES FILMES que assisti, que surgiram dos quadrinhos.

    ResponderExcluir
  9. De qualquer forma, todos estes que vcs citaram estão alí no final da matéria, citados como excelentes filmes também.

    ResponderExcluir
  10. Bem, colocar Watchmen na lista foi o único erro, em minha opinião. Watchmen é o que chamo de engana trouxas. Um filme visual mente bem feito, mas com um roteiro óbvio e cansativo..
    No mais, parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  11. Eu colocaria o Homem de Ferro no 1º lugar.

    Não existe ator mais carismático.

    ResponderExcluir
  12. E eu sou aspirante a escritora e acho que um roteiro tem de ser surpreendente,não tão obvio como a maioria dos filmes acima.

    ResponderExcluir
  13. Oe Amanda.. Concordo contigo.. É bem verdade que a maioria dos roteiros dos filmes acima são bem óbvios... por isso achei estranho vc achar que Homem de Ferro deveria ficar em primeiro.. pois mesmo o ator sendo excelente e carismático, é um dos filmes mais óbvios do mundo.

    ResponderExcluir
  14. Vou postar aqui um comentário desta matéria que recebi por email, do João Victor Pacheco:

    Venho indicar a existência de uma informação errada na matéria: "as 10
    melhores adaptacoes de hq para cinema".

    O filme "Oldboy" recebeu sim um prêmio importante: o grande prêmio do
    juri no festival de Cannes no ano de 2003. Esse é um dos prêmios mais
    respeitados e prestigiados da indústria cinematográfica (o Oscar é
    mais político e marketing).
    Nesse ano, por curiosidade, quem estava presidinto o juri era Quentim
    Tarantino, que é fã desse gênero de filme.
    Como é de praxe o filme vencedor em Cannes refletir o perfil dos
    principais jurados, não foi surpresa quando um filme coreano sobre
    vongança, ganhou justamente quando Tarantino estava presidindo.

    O fato desse filme ter ganhado o prêmio máximo em Cannes,
    transformou-o num marco. Aliás, é um dos grandes clássicos do cinema
    mundial. Foi lançado no Brasil em 2004, sendo lançado em dvd no final
    daquele mesmo ano. Antes disso chegou a passar em festivais.

    Abraços.

    João.

    ResponderExcluir
  15. Nos melhores cinemas terá que passar os filmes clássicos: Conan, Superman, ....

    ResponderExcluir
  16. eu colocaria o cavaleiro das trevas em 1º, tiraria o superman da lista, colocaria 300, talvez em 9 ou 8...

    ResponderExcluir
  17. O Batman o cavaleiro das trevas ressurge também é muito bom.

    ResponderExcluir
  18. Vcs sabiam que V de Vingança e Watchmen são mesmo criador e que ele odeia os filmes baseados em suas obras?

    ResponderExcluir
  19. Só ficou faltando o homem aranha, mais tá ótimo cara!

    ResponderExcluir
  20. para mim os melhores são x-men primeira classe e homem aranha 2. sem erros, ótimos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...