quarta-feira, 28 de setembro de 2011

LANÇAMENTO DAYTRIPPER - NOITE DE AUTÓGRAFOS COM FÁBIO MOON E GABRIEL BÁ EM SAMPA

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Daytripper não é novidade no mundo. A hq foi lançada em série nos EUA, e faturou o Eisner Awards na categoria Melhor Série Limitada, entre outros prêmios. Logo a série ganhou encadernado americano simples. A novidade é que agora ela foi lançada encadernada, em português, na já famosa capa dura da Panini. Um acabamento de luxo merecido. Os autores Fábio Moon e Gabriel Bá estão percorrendo os principais eventos de hq do país, divulgando e autografando esta maravilhosa obra.

Eu não sou jornalista, muito menos repórter. Compareci na noite de autógrafos para o lançamento da fenomenal hq, pois admiro muito o trabalho destes talentosos irmãos, e queria garantir meu exemplar autografado. Como moro próximo ao Shopping Ibirapuera, cheguei até mais cedo para evitar prováveis "muvucas". Mas, ao perceber que eu era o único no local que fazia parte de alguma mídia, resolvi "botar o crachá de imprensa" e fiz a cobertura fotográfica de todo o evento. Era inadmissível artistas brasileiros, tão premiados internacionalmente, não terem nenhum registro mais elaborado no lançamento de sua obra de maior evidência, em seu país de origem. Até havia um fotógrafo oficial da Saraiva trabalhando, mas ele mesmo admitiu que, com tantos eventos realizados pela loja em todo Brasil, seria difícil garantir que todas as fotos seriam publicadas no site oficial da Saraiva. Na dúvida, eu mesmo garanti o serviço.


O evento estava marcado para às 19h. Mas às 18h alguns fãs já perambulavam pelo interior da Saraiva, e formavam fila em frente a sala de eventos. Discreta, miúda, mas era uma fila.


Até que, lá pelas 18h45, os irmãos gêmeos chegaram, e o zum-zum-zum começou a se agitar. Eles chegaram discretos. Gabriel Bá tirou uma foto do banner do lançamento Daytripper em frente a loja, twittou a foto, e adentraram na sala de eventos. Simpático, Fábio saiu da sala e ficou um tempo cumprimentando o público que estava na fila, enquanto a equipe da Saraiva organizava tudo em parceria com a equipe da Panini. 


Com tudo pronto, às 19h10, Fábio voltou para sala, twittou mais uma fotinho, e a sala foi aberta ao público. O pessoal foi entrando, os amigos e familiares vips foram chegando, e o ambiente foi agradável. Ao contrário do que muitos pensavam, não houve bate-papo geral. Cada indivíduo recebeu atenção exclusiva, com direito a dedicatória escrita e ilustrada, onde os gêmeos se revezavam nas caricaturas. Ou você ganhava a caricatura de Fábio, ou de Gabriel (já está bom demais, vai).


No começo, a equipe da Panini ficou um pouco preocupada com o público que não passava dos trinta na fila. Mas logo ficou preocupada com a galera que não parava de chegar. A medida em que a fila andava, as pessoas iam entrando na sala, mas também chegavam novas pessoas no final da fila. Olhando de fora, parecia que a fila nunca andava. Perguntei ao Carlos Machado da Panini:
- Quantos exemplares vocês trouxeram?
- Duzentos na loja. Mas, por precaução, trouxe mais cinquenta no carro.. (risos).
Mais tarde, Paulo (fotógrafo da Saraiva), comentou comigo:
- Cara, venho em vários eventos aqui, mas nunca enche assim. Você que manja de quadrinhos, estes caras são bons mesmo?
- São bons mesmo - frisei.

Equipe Panini Comics

Algumas figuras conhecidas do mundo dos quadrinhos compareceram para prestigiar o trabalho dos gêmeos, como Flávio Luiz, Will, Rafael Grampá, Gustavo Duarte, Daniel Esteves, André Diniz, Guilherme Kroll, Laudo Ferreira, Lielson, Cazé (MTV), entre outros. Obviamente, também tiveram que pegar fila como todos os outros. Mas a diferença é que, quando estas figuras se encontraram na fila, o silêncio mórbido da "espera para entrar na sala" desapareceu, e as piadas e gargalhadas chamaram atenção.


Como se fosse combinado, às 22h (horário que o shopping fecha), eu e a equipe de trabalho éramos os últimos da fila à recebermos autógrafos. Tudo "friamente calculado". Fui o primeiro a chegar no evento e, já que havia ficado até o final mesmo, fiz questão de ser o último da fila (detalhe que acabou indo para meu autógrafo). E, como último, é claro que recebi o privilégio de ganhar a caricatura de ambos autores no meu exemplar.


As vezes vemos muita gente reclamando do quanto é difícil publicar quadrinhos no Brasil. Por isso acredito que, quando pessoas talentosas conseguem esta proeza, acho que uma grande recompensa para o artista, é ver o seu público comparecendo aos seus eventos, sorrindo ao receber um autógrafo, e voltando para casa com um alegre sentimento de satisfação. Neste evento, alguns fãs vieram de muito longe pare receber este simples presente dos autores e, sem perceber, acabaram também presenteando estes autores. Encerro esta matéria com palavras do próprio Gabriel Bá, quando um dos fãs, após receber o autógrafo, perguntou:
- Isso cansa, né? Autografar um por um... Melhor é receber prêmios, né?
- Não. O melhor é isso aqui. O pessoal reunido, interagindo com a gente.

Parabéns Fábio Moon e Gabriel Bá pelo excelente trabalho. Que o sucesso continue e evolua, e que produzam mais e mais obras em quadrinhos para alegria de todos nós.


DAYTRIPPER - NAS MELHORES BANCAS E LIVRARIAS DA SUA CIDADE!

Confira também matéria do próprio Gabriel Bá, na página oficial dos hermanos: 10 PAEZINHOS

Mais fotos no site oficial da Livraria Saraiva.

E para você que perdeu o evento e gostaria muito de conseguir um autógrafo especial dos autores, não se desespere. Segue abaixo agenda de lançamento Daytripper em outras localidades do Brasil:

3 de setembro - Rio de Janeiro
Bienal do Livro - 15h


28 de setembro - São Paulo
Livraria Saraiva (Shop. Ibirapuera) - 19h


1 de outubro - Curitiba
Itiban Comic Shop - 17h


8 de outubro - Salvador
RV Quadrinhos


Outros eventos


16 de outubro - São Paulo
Fest Comix - 14h às 17h
Pixel Show - 18h30 às 20h


20 a 23 de outubro - Rio de Janeiro
Rio Comicon


9 a 13 de novembro - Belo horizonte
FIQ

Um comentário:

  1. Grande abraço para o Will, que me ajudou a lembrar o nome de todos os quadrinistas que comparecerem no evento (pois eu mesmo, ñ sabia decor).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...