Autor: Rubens Junior
Pois é... E a DC Comics, pela quinquagésima nonagésima trezentésima vez, entrou com novo pedido de registro para sua nova marca. E, antes de dizer minha opinião pessoal, vamos esclarecer alguns termos técnicos:
- MARCA - é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.
- RE-DESIGN - é o reformulação do design de algo. Essa necessidade de renovação surge por diversar razões. Pode ser pelo aparecimento de novas técnicas, de novos materiais, para eliminar falhas existentes ou como estratégia de marketing para renovar o produto no mercado.
- NOVA MARCA - Ignorar a marca antiga, e criar outra marca do zero.
O que a DC realizou não foi um re-design da marca, pois não foram feitas apenas algumas melhorias de acordo com as novas técnicas de ilustração. A DC criou uma nova marca. Acontece que, embora eu nunca tenha sido fã da (ou "das") antiga marca da DC, com a sigla envolta num círculo, com uma estrela pendurada... convenhamos que a marca antiga colorida tem muito mais relação com o produto que representa, e com o estilo de quadrinhos que a DC produz. Embora esta nova marca realmente, e incontestavelmente, seja mais moderna, com um design mais arrojado, e bem mais cult, uma marca preto e branco, com tons de cinza, por mais que tenha aquela "virada de página" criativa, não tem nada a ver com os quadrinhos populares e coloridos que representa. E, como o próprio conceito da "marca" diz, a marca precisa fazer referência ao produto. Ou seja, ao olhar a marca, você precisa intuir o que ela representa, deduzir mentalmente o que ela vende. O que, pra mim, não rola nesta nova marca. Pra mim, com este "D" dobrado, até faz referência à uma editora, mas não de quadrinhos. E sim de livros. Ou me lembra mais uma marca de empresa de tecnologia (algo hitech) do que de quadrinhos. Então, apenas por este motivo, acabo preferindo a marca antiga, azulzinha, colorida, com a estrela, com aquele círculo em volta, dando "ar" de algo em movimento, transmitindo dinamismo, do que esta nova marca cinza, morta em relação ao estilo dos quadrinhos que a DC produz.
Resumindo, comparado a todas as outras marcas que a DC já teve, o resultado ficou lindo. Pena que não representa bem este produto. Minha sugestão para que o trabalho não seja perdido: a DC bem que poderia usar esta nova marca cult para produzir quadrinhos cult, hein?! Um novo projeto, funcionando em paralelo ao que vem produzindo, apresentando os mesmos heróis (Super, Batman, Maravilha, Lanterna, etc) em versões preto e branco, com ilustrações digitais, porém, com roteiros mais realistas.. boa idéia, hein, hein?! Eu compraria ;-)
-------------------------------------------------------------
Dias após eu escrever esta matéria, a DC publicou estes novos layouts coloridos e aplicados da nova marca. Bem melhor, hein.
Olá Rubens, sei que esse logo a primeira vista parece estranho (realmente é), porém ao fazer esse tipo de registro a logo marca tem de ser em P&B, por isso é essa coisa sem graça, mas na hora de oficializar e iniciar a distribuição a marca com certeza será colorida, por mais estranho que isso pareça, esperarei pela logo colorida para opinar..
ResponderExcluirPois é.. mas o fato de ser pb não é o único "porém" que apresentei. Embora haja uma página virando na marca, ainda parece algo estático, sem dinamismo, sem "movimento". E esse, pra mim, é o ponto crítico. Mas, neste ramo, a marca não garante nem atrapalha o sucesso da empresa, e sim os quadrinhos apresentados ;-)
ResponderExcluirMuito bacana seu post, Rubão, e essa arte do Will esta' sensacional! Quanto ao seu comentario no Blog da AQC... com certeza as comemorações do Dia do Quadrinho Nacional estão crescendo no Brasil, Rubens! E o mais importante e' ver que o nome e o trabalho do Angelo Agostini, pouco a pouco vai sendo relembrado e conhecido! Abração e valeu por comentar la'! E parabens pelos Blogs!
ResponderExcluir