sexta-feira, 1 de abril de 2011

AS 10 HQ'S MAIS VALIOSAS DO MUNDO

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Enquanto filmes se limitam a tecnologia dos efeitos especiais, a criatividade e qualidade da ilustração em uma hq é atemporal e infinita, permitindo uma idealização do roteiro sem limites, e elevando a imaginação do público ao máximo. Por isso, colecionar hq's é um dos hobbies mais interessantes do mundo, comparado a outras coleções. Diferente de colecionar selos, figurinhas, bolinhas de gude, entre outros, as hq's se renovam não só na qualidade do produto, mas em seus personagens, suas histórias, suas origens, suas capacidades, etc. E, embora os melhores personagens sejam também muito antigos, suas histórias de antigamente tem total relevância e associação com as histórias de hoje, fazendo com que todas as revistas tenham importância para os fãs do personagem.

Mas um fato comum na maioria das coleções, que inclui as hq's, é a importância monetária de cada edição, o din-din. Quanto um bom colecionador pode ganhar com hq's raras??? No caso das hq's, não basta ser muito antiga para valer muito, precisa também ter uma importância significativa no rumo do personagem ao longo dos anos. Sendo assim, fica fácil ter uma noção de quais são as hq's mais valiosas do mundo: basta fazer uma lista dos personagens mais famosos da atualidade, some a dificuldade de encontrar as primeiras revistas que lançaram estes heróis, e saberá quais são as hq's mais valiosas. É mais ou menos isso. Hoje em dia, podemos destacar Super-Homem, Batman, Homem-Aranha, etc. Por exemplo, Wolverine é atualmente super popular, mas sua origem não é muito antiga. Sendo assi, é fácil achar todas as suas hq's, desde as primeiras, as edições especiais, todas elas. Logo, Wolverine não entra nesta lista. Embora não seja muito difícil "adivinhar" quais hq's são as mais valiosas, tenho certeza de que vc irá se espantar com o QUANTO são valiosas. Abaixo, segue a lista, para vc sonhar em conseguir uma delas:

1º | ACTION COMICS | ED. 1 (1938)
U$ 3.470.000



A revista mais valiosa do mundo durante décadas, o maior herói fictício do universo: Super-Homem. Embora Jerry Siegel e Joe Shuster tenham criado este personagem em 1933, esta revista é a primeira publicação oficial do Homem de Aço. Embora tenha evoluído bastante desde então, sua aparência nesta revista é muito similar ao que conhecemos nos dias de hoje. O mais interessante e irônico é que, quando o Super-Homem foi criado, seus criadores lutaram durante anos para veiculá-lo em alguma das revistas da época, mas sempre foi rejeitado. E esta revista, Action Comics, foi lançada as pressas numa tentativa desesperada da editora da época não falir. Tão as pressas ela foi lançada, que não deu tempo de criar novos personagens e produzí-los para revista. Então tiveram a idéia de produzir a revista inteira com personagens e histórias já prontas, porém nunca publicadas. Ou seja: os personagens rejeitados. Nisso, entrou o Super-Homem (na época era costume inserir vários heróis e histórias de personagens diferentes na mesma revista). A partir daí, o Super-Homem só ganhou mais status, sendo protagonista em revistas solo, desenhos animados, séries de tv, filmes para cinema, etc. Um sucesso sem precedentes para um personagem que já rendeu bilhões de dólares com produtos e marketing para outros produtos. Sucesso inimaginável até para os criadores. Comparado a tanto sucesso, estes milhões no preço da Action Comics nº 1 até que justifica.

Segue abaixo uma homenagem do incrível ilustrador Alex Rox para esta edição da Action Comics:


Para saber todos os detalhes sobre esta revista e toda a história do Super-Homem, clique aqui.


-------------------------------


2º | DETECTIVE COMICS | ED. 27 (1939)
U$ 3.310.000



O herói mais sinistro de todos os tempos já chegou a ficar em primeiro lugar, mas o Super recuperou o posto. O melhor detetive do mundo, hábil em diversas artes marciais, lotado de apetrechos e equipamentos legais e, ao contrário do Super-Homem que é totalmente inumano e colorido, Batman é totalmente humano e discreto (embora um humano beeem exagerado em suas capacidades.. rs). Ao invés de combater o crime se exponde na luz, ele se esconde entre as sombras, já que seu visual foi inspirado no próprio Drácula. Muito legal o fato de personagens tão opostos terem feito tanto sucesso, o que prova que há público para todos os gostos, desde que os personagens e suas histórias sejam interessantes. Mais interessante ainda, é que o processo entre a criação e publicação do Batman é muito similar ao do Super-Homem. Originalmente, Batman foi criado em 1932 por Frank Foster II que, em seus esboços, também sugere um personagem chamado Asa Noturna. Nesta época, Batman também foi rejeitado pela atual DC Comcs até que, em 1939, o personagem é lançado nesta ed. 27 da revista Detective Comics. Embora os esboços de Frank Foster para Batman não sejam idênticos com o Batman desta revista, a idéia do nome e o fato de ser um herói misterioso e noturno conferem. Porém, ao contrário dos criadores do Super-Homem, Frank Foster II e sua família nunca conseguiram ganhar a causa na justiça e, até hoje, nunca receberam um centavo pela paternidade da criação do Homem Morcego, nem ao menos, a menção de seu nome nos créditos. Pelo menos, esta edição 27 da Detective Comics eles deviam ganhar de presente, hein! Segue abaixo esboços de Frank Foster II para o que se tornaria o Batman:



-------------------------------



3º | SUPERMAN | ED. 1 (1939)
U$ 630.000



Super-Homem é realmente "o cara". Já não bastasse o milhão do primeiro lugar, após um ano de seu lançamento na Action Comics, a primeira edição de sua primeira revista solo também vale moooita grana, conquistando o terceiro lugar do ranking. E, ao contrário da Action Comics, as edições da Superman permanecem até hoje. Embora em volumes diferentes, até a logomarca da revista ainda é a mesma. Sucesso e Super-Homem deveriam ser sinônimos no dicionário. Abaixo segue outra homenagem de Alex Rox a esta hq:



-------------------------------


4º | MARVEL COMICS | ED. 1 (1939)
U$ 580.000



Em quarto lugar, segue a primeira hq da editora de quadrinhos mais rentável do mundo: Marvel Comics. Esta revista é muito valiosa não só por isso mas, principalmente, porque nela foram lançados 2 heróis muito conhecidos atualmente: Tocha Humana e Namor. Tocha Humana que, mais tarde, se tornou integrante do Quarteto Fantástico e Namor, que é considerado até hoje como o primeiro mutante do mundo (considerando que mutante é o humano com mutações genéticas). Porém, poucos sabem, mas nesta revista também foi lançado outro personagem que não fez muito sucesso mas que, em meados de 1996, a Marvel tentou resgatá-lo e, de vez em quando, ele aparece em muitas histórias, sempre com um papel importante: Kazar. Poisé, aquele que é meio cópia do Tarzan, vive na Terra Selvagem, tem um tigre dentes-de-sabre gigantesco como companheiro, este mesmo. E, para comemorar os 70 anos da editora, em 2009 a Marvel republicou esta revista de uma forma muito especial: refizeram a arte da capa, mas a parte interna foi apenas re-colorizada. O traço da ilustração permanece o original. Ficou muito legal. Segue abaixo o resultado:






-------------------------------



5º | BATMAN | ED. 1 (1940)
U$ 457.000



Assim como Super-Homem, um ano após sua estréia numa revista mensal, Batman ganha revista solo, onde os fãs deliram até hoje em suas aventuras. O título desta revista dura até hoje e, se não me engano, Batman é o personagem com mais títulos mensais solos do mundo: Batman, Batman e Robin, O Cavaleiro das Trevas, etc. Não só por ser a primeira revista do herói, a logomarca desta revista foi usada na famosa série de tv do Batman (chegou a passar no Brasil por anos), que elevou ainda mais seu sucesso com o público. Esta hq, inclusive, merecia um posto mais alto no ranking.


-------------------------------


6º | ALL-AMERICAN COMICS | ED. 16 (1940)
U$ 432.000



All-American Comics era mais uma publicação da futura DC comics. E em sua edição 16, lançou o herói com a arma mais poderosa do planeta: Lanterna Verde. Ninguém dá muita bola pra ele hoje em dia, mas na época em que Lanterna Verde foi lançado, foi um sucesso absurdo. Eu, particularmente, conheci os heróis da DC através do desenho dos Super Amigos, da Hanna-Barbera, e não pelas hq's. E, de todos os Super Amigos, meu herói preferido daquele desenho sempre foi o Lanterna Verde, devido ao poder ilimitado e super criativo que tinha. Todos os outros heróis tinham formas óbvias de vencer os inimigos de acordo com seus poderes. O Super-Homem ia voar ou correr super rápido e usar sua força, a Mulher-Maravilha ia viajar de jato invisível e usar seu laço mágico, o Batman ia usar seu cinto de utilidades mas, o Lanterna Verde era totalmente imprevisível. Era impossível prever o que ele iria criar com o anel contra os inimigos. E essa incógnita me fazia ficar imaginando o que eu criaria com o anel no lugar dele. Era muito legal. Infelismente, suas histórias nas hq's não eram muito boas e acabarm não fazendo sucesso no Brasil. Mas a DC ainda não desistiu dele. A editora continua insistindo em contar suas histórias e, este ano, será lançado seu filme. Cem estes empurrões, ainda acredito que Lanterna Verde volte a se tornar um dos principais heróis da DC, pois os fundamentos do personagens são muito bons.


-------------------------------


7º | AMAZING FANTASY | ED. 15 (1962)
U$ 429.000



A edição 15 da revista Amazing Fantasy apresentou o herói mais querido de Stan Lee e, consequentemente, da Marvel. Por incrível que pareça, esta revista nem sempre esteve entre as 10 mais, mas agora dificilmente ela sai deste ranking. Até hoje, Homem-Aranha não é o herói mais querido dos fãs. Mas seu público é muito estabelecido e sempre mantém o herói em alta. Dificilmente no topo, mas sempre entre os melhores. O fato de ser um eterno "adolescente", Peter Parker carrega consigo todo o drama que esta faixa etária convive, ao mesmo tempo que sempre parece manter um ar cômico em suas histórias, por mais trágicas que sejam. É um bom diferencial que vejo neste personagem, que certamente ficará em evidência durante muitos outros anos. Segue abaixo uma homenagem de Alex Ross a esta revista:



-------------------------------


8º | DETECTIVE COMICS | ED. 1 (1937)
U$ 404.000



Um pouco mais antiga que a Marvel, a Detective Comics é a revista que elevou o patamar da DC Comics, inclusive inspirando o nome da editora. Embora os personagens desta primeira edição não vingarem com o tempo (como o Tocha Humana e o Namor da Marvel na primeira edição), na edição 27, ela lançou o Batman (edição que está no topo da lista). E este sim foi um dos grandes marcos responsáveis por esta revista ganhar um lugar no ranking. Mas (opinião pessoal) esta revista nem sempre esteve neste ranking das 10 mais, e por mim continuaria fora. Embora o título seja um grande marco para editora, para o público o conteúdo não significa muita coisa.


-------------------------------


9º | MARVEL MYSTERY COMICS | ED. 41
U$ 318.000



-------------------------------


10º | CAPITAIN AMERICA COMICS | ED. 1 (1941)
U$ 300.000





-------------------------------


E assim finalizamos a lista das 10 hq's mais valiosas do mundo. Obviamente, mesmo que alguém tenha alguma destas edições, não é em quaisquer condições que elas valem tanto. O estado de conservação da revista deve ser impecável, deve e possuir o selo de autencticidade CGC, onde é descriminado o título da revista, o nome dos autores e a descrição do que torna tal revista tão rara. Depois é embalada num estojo de acrílico especial, evitando a humidade e outros agentes danificáveis, como no exemplo abaixo:


Como um dos dos requisitos para estipular o valor das hq's é o quanto são antigas e a dificuldade de achá-las, o valor varia muito com o passar do tempo. Caso queira acompanhar as alterações nos valores, o site nostomania.com reúne vários colecionadores para expor suas coleções e avaliar seu valor no mercado. Assim atualizam no site constantemente.

Para vc ter uma idéia da dimensão absurda da variação de valor e posição no ranking das 10 mais, segue abaixo algumas listas para vc comparar:



Abril de 2011
  1. DETECTIVE COMICS | ED. 27 (1939) | ESTRÉIA DO BATMAN | U$ 3.590.000
  2. ACTION COMICS | ED. 1 (1938) | ESTRÉIA DO SUPERMAN | U$ 3.5100.000
  3. SUPERMAN | ED. 1 (1939) | U$ 643.000
  4. BATMAN | ED. 1 (1940) | U$ 416.000
  5. AMAZING FANTASY | ED. 15 (1962) | ESTRÉIA DO HOMEM-ARANHA | U$ 413.000
  6. DETECTIVE COMICS | ED 1 (1937) | U$ 404.000
  7. MARVEL COMICS | ED. 1 (1939) | ESTRÉIA NAMOR E TOCHA HUMANA | U$ 393.000
  8. ALL-AMERICAN COMICS | ED. 16 (1940) | ESTRÉIA LANTERNA VERDE | U$ 373.000
  9. ACTION COMICS | ED. 7 (1938) | SUPERMAN | U$ 285.000
  10. FLASH COMICS | ED. 1 (1940) | U$ 46.000

Março de 2010
  1. ACTION COMICS | ED. 1 (1938) | ESTRÉIA DO SUPERMAN | U$ 1.390.000
  2. DETECTIVE COMICS | ED. 27 (1939) | ESTRÉIA DO BATMAN | U$ 1.380.000
  3. SUPERMAN | ED. 1 (1939) | U$ 671.000
  4. ALL-AMERICAN COMICS | ED. 16 (1940) | ESTRÉIA LANTERNA VERDE | U$ 430.000
  5. DETECTIVE COMICS | ED. 1 (1937) | U$ 405.000
  6. MARVEL COMICS | ED. 1 (1939) | ESTRÉIA NAMOR E TOCHA HUMANA | U$ 300.000
  7. BATMAN | ED. 1 (1940) | U$ 367.000
  8. MORE FUN COMICS | ED. 52 (1940) | ESTRÉIA DE ESPECTRO | U$ 316.000
  9. FLASH COMICS | ED. 1 (1940) | U$ 289.000
  10. AMAZING FANTASY | ED. 15 (1962) | ESTRÉIA DO HOMEM-ARANHA | U$ 280.000

Julho de 2004
  1. ACTION COMICS | ED. 1 (1938) | ESTRÉIA DO SUPERMAN | U$ 400.000
  2. DETECTIVE COMICS | ED. 27 (1939) | ESTRÉIA DO BATMAN | U$ 350.000
  3. MARVEL COMICS | ED. 1 (1939) | ESTRÉIA NAMOR E TOCHA HUMANA | U$ 300.000
  4. SUPERMAN | ED. 1 (1939) | U$ 240.000
  5. ALL-AMERICAN COMICS | ED. 16 (1940) | ESTRÉIA LANTERNA VERDE | U$ 125.000
  6. 6 BATMAN | ED. 1 (1940) | U$ 110.000
  7. CAPTAIN AMERICA COMICS | ED. 1 (1941) | US$ 110.000
  8. FLASH COMICS | ED. 1 (1940) | U$ 90.000
  9. WHIZ COMICS | ED. 2 (1940) | ESTRÉIA CAPITÃO MARVEL | U$ 80.000
  10. MORE FUN COMICS | ED. 52 (1940) | ESTRÉIA DE ESPECTRO | U$ 80.000


Como pode ver, quanto mais o tempo passa, mais estas edições são hiper valorizadas. E quanto mais os filmes, desenhos animados, séries e todo o marketing publicitário vão expondo estes heróis, mais rápido os valores destas hq's vai subindo. Feliz é aquele que comprou estas revistas na época em que foram publicadas e, como sempre digo, aquele que cuidou bem delas. Caso vc não seja um destes, um conselho: ao invés de ficar apenas baixando as edições, compre as revistas. Especialmente as edições número 1. As hq's sempre são baratas na época em que são publicadas. Nunca se sabe quanto valerão amanhã...

3 comentários:

  1. Maneiro, alguem sabe quais lojas comercializam esses estojos de acrilico.

    ResponderExcluir
  2. Amigo tenho o hq amazing fantasy n. 15 mas tem uma tarja preta onde está inscrito not for rosale, onde nessa foto da capa que o senhor postou não existe, isto indica que é um relançamento ou não? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Júnior. A que vc tem é um relançamento, provavelmente apenas nacional. Eu tenho algumas também, mas nenhuma original, da primeira impressão da época que foram lançadas. Pena.. rs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...