sábado, 3 de outubro de 2015

THE MENTALIST - Terminei!

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Me interessei pela série por causa do principal: o mentalismo. Curto bastante tudo que envolve percepção, comunicação sem palavras, dedução lógica, inteligência em geral, como Sherlock, CSI, etc. Achei bacana o fato da série ser light, pois já temos muitas séries policiais pesadas, violentas. Apesar de cada capítulo buscar um assassino, ela prioriza o bom humor, o entretenimento, normalmente vc acaba sorrindo no final de cada episódio, deixando os capítulos mais densos e dramáticos para as participações do Red John, um vilão até mais interessante que o próprio protagonista da série, Patrick Jane.

Se não assistiu, indico. Se já assistiu, segue abaixo meus comentários e spoilers.


SPOILERS

RED JOHN

MEUS SUSPEITOS

Claro que, quem acompanha este tipo de série, cria sua própria lista de suspeitos. Por incrível coincidência, a minha lista, assim como a de Patrick, também teve 7 suspeitos:

Minha lista de suspeitos: Dr. Linus Wagner, Teresa Lisbon, Kristina Frye, Xerife McAllister, Diretor Bertram, LaRoche e Patrick Jane.

1 - DR. LINUS WAGNER
Tenho uma teoria: sempre que se inicia uma série de suspense, a essência da série e os principais personagens estão no primeiro episódio. Então, minha primeira suspeita para Red John foi o primeiro vilão da série (houve aquele crime inicial, o pai que matou a filha, mas ficou óbvio que era um caso apenas para apresentar o protagonista e sua forma peculiar de resolver os casos). Linus saiu da minha lista quando Lisbon o encontra na prisão no episódio 8 da 3º temporada. Ele realmente estava preso há anos, triste, derrotado. Ficou claro ali que não era Red John.

2 - TERESA LISBON
Sim, também por causa da minha teoria: se não for o vilão do primeiro episódio, pode ser a parceira policial, que está sempre com ele. Mas logo a descartei durante a primeira temporada, pois a achava burrinha demais. Seria uma reviravolta incoerente e desapontadora se ela fosse Red John.

3 - KRISTINA FRYE
Essa era minha principal suspeita, e favorita. Desconfiei desde sua primeira aparição no episódio 7 da 1º temporada. Durante todo o episódio, Patrick não conseguiu decifrá-la e, pra entrar de vez na minha lista, no final do episódio ela disse que a filha de Patrick ainda estava dormindo quando foi assassinada. Pra mim, o final mais emotivo de todos. No final da segunda temporada ela retorna, evidenciando minhas suspeitas quando tem um romance com Patrick. Seria muito bacana se o assassino fosse uma mulher, e ela fosse tão maquiavélica, que conseguisse enganar Patrick a ponto de e ele ter um romance com ela, sem desconfiar que ela era Red John. E ela se manteve na minha lista durante muito tempo, pois nunca ela simplesmente desapareceu. Episódios depois ela retorna catatônica... sempre desconfiei que fosse tudo atuação. Só a tirei da minha lista quando Patrick apresentou a lista dele no final da 5º temporada, e a série deixou evidente que seria um deles. Pena.

4 - XERIFE MCALLISTER
Ele entrou na minha lista no último capítulo da 1º temporada, quando apresentaram o Xerife Hardy como amigo pessoal de Red John, e Rosalind Harker como seu par romântico. Pra mim, ficou claro que Red John seria alguém do interior, não da cidade grande, e provavelmente um policial. Então revi todos os episódios da 1º temporada procurando outros policiais do interior que tivessem o perfil, e o Xerife McAllister estava logo no episódio 2. Ele até se tornou um dos suspeitos do crime neste episódio, quando assustou Grace na floresta. Ele nunca saiu da minha lista.


Xerife Hardy, amigo de Red John.
Rosalind Harker, romance de Red John.

No episódio 9 da 3º temporada encontramos outro amigo pessoal de Red John, Todd Johnson, também policial do interior, que é assassinado dentro da CBI antes que Patrick conseguisse falar com ele. Detalhe: foi ele o primeiro a citar o famoso "Tigre, tigre..." como prova de que era um associado de Red John. Aí minhas suspeitas quanto ao Xerife McAllister foram para o topo da lista.

Todd Johnson, amigo de Red John.

Claro que a série apresentou muitos associados de Red John, mas poucos amigos pessoais, de convivência. A maioria deles, como dizia Patrick, eram “apenas acessórios descartáveis”.


5 - DIRETOR GALE BERTRAM
Quando o Diretor Minelli se aposenta, toda essa troca de diretor ficou meio suspeita. Bertram chega no episódio 1 da 3º temporada já querendo atenção da mídia, pedindo pra Patrick o atualizar sempre do caso Red John, etc. Poderia ser uma isca óbvia da produção da série, só para desviar atenção, mas entrou na lista mesmo assim. Ele chegou a ir para o topo da minha lista quando ele recitou uma poesia de Blake. Com o tempo apenas ele e Xerife McAllister ficaram na lista. Tirei Bertram da lista quando Patrick o divulgou para tv como sendo Red John. Aí ficou claro que era uma armadilha de Patrick para o verdadeiro Red John, e McAllister já era minha única opção.

6 - AGENTE J. J. LAROCHE
Chegou no episódio 10 da 3º temporada para resolver o assassinato de Todd Johnson (amigo de Red John), mas com cara de assassino, jeito de maluco, sinistro como filme de terror, esse sim chegou obviamente para desviar atenção. Como ele se tornou um suspeito de forma óbvia, o Diretor Bertram ficou mais em evidência na minha lista, e LaRoche só um chamaris, mas também provável.

7 - PATRICK JANE
Então, após a 4º temporada a série, Patrick cada vez mais tenso, pois cada vez que ele chegava perto de descobrir quem era Red John, a pista se esfriava, o suspeito morria, e todas as teorias (do Patrick e do público) voltavam a estaca zero, foi quando desconfiei que poderia ser uma espécie de Clube da Luta, no final a gente descobriria que Patrick tinha uma dupla personalidade e ele mesmo seria Red John. Descartei essa possibilidade já na temporada seguinte, pois ficou evidente que seria uma reviravolta cruel demais para a realidade proposta na série, que sempre se apresentou de forma light, estilo Sessão da Tarde, e não como Telecine Cult.


OS SUSPEITOS DE PATRICK

Suspeitos de Patrick Jane, apresentados no final da 5º temporada.

Nunca desconfiei de Bret Stiles. Seria óbvio demais, pois ele sempre se apresentou muito inteligente e muito bem relacionado. O Agente Robert Kirkland era uma boa suspeita, mas achei muito estranho já o introduzirem na série como um grande suspeito, sempre com um ar sinistro. Acabei descartando também por parecer muito óbvio. Os outros da lista de Patrick eram burros demais, ou não eram velhos (meia idade).

Uma coisa muito bacana que tornou os atos de Red John mais realistas foi o fato de ele não se revelar para todos os seus associados, como se fosse um grande chefão de máfia que todos conhecem. Ao contrário: a maioria dos integrantes da Blake Association não faziam ideia de quem era o líder, ou se realmente havia um só líder. O próprio diretor Bertram, diretor da CBI, auto escalão dos associados, não fazia ideia de quem era Red John. Os associados apenas cumpriam ordens e eram congratulados com isso. Dessa forma não havia briga de poder, mostrando mais uma vez o quanto Red John era astuto.

Reunião entre Patrick Jane e os suspeitos Red John.

Porém, em sua apresentação que deveria ser de gala, no 8º episódio da 6º temporada, ele se apresentou como um cara fraco, pouco relacionado (só duas pessoas o protegendo perante seu principal inimigo), imprudente demais, assustado, nada confiante quando capturado, nada poderoso. Mesmo sua aparição no episódio, foi de repente. Poderia ter um suspense, ele abrindo a porta da igreja lentamente, a luz entrando ofuscando seu rosto, até ser revelado, talvez em câmera lenta, sqn. Simplesmente apareceu de um take para outro do nada. Ou se, ao menos na hora da morte, ele sorrisse ironicamente, mostrando seu desprezo por Patrick e pela própria morte, o tornaria muito mais assustador e convincente. Mas o cara estava chorando, implorando pela vida, como qualquer civil comum num roubo de carteira… fiasco.
 
Xerife McAllister é Red John
Xerife McAallister, o Red John, fez sua primeira aparição no episódio 2 da 1º temporada.

Patrick mata Red John estrangulado
Na minha opinião, não chegou a estragar tudo que ele realizou ao longo da série, mas fez com que Timothy Carter, o ator que o interpretou no último episódio da 3º temporada, fosse muito mais convincente (considerado por muitos, o melhor episódio da série).

Timothy Carter disfarçado de Red John

ROMANCES
Nunca torci pelo romance entre Patrick e Lisbon. Opinião pessoal, eu queria que ele ficasse com uma das várias moças desafiadoras que ele encontrou pelo caminho, que o tiravam do eixo.

Uma pretendente bacana foi Sophie Miller, ex-psiquiatra de Patrick que apareceu no episódio 10 da 1º temporada. Inteligente, meiga, rolava um clima óbvio entre os dois, por ela conhecê-lo num momento frágil, sem sua armadura natural, e pelo sentimento de gratidão por ela tê-lo ajudado numa fase trágica da vida. Mas principalmente, pois de todas estas, ela foi a única em que ele investiu num beijo (de cantinho, mas foi), enquanto que, nos outros casos, a iniciativa foi delas. Embora ela tenha perdido alguns pontos no final do episódio, quando descobrimos que ela não foi tão honesta assim com ele, acho que ela era minha favorita para Patrick.

Romance entre Patrick e Sophie, episódio 10 da 1º temporada.

Lindsay Smith não chegou a ser um romance de Patrick, mas acho que ele merece uma menção honrosa. Ela surge no episódio 21 da 1º temporada como golpista, no momento disfarçada de Dra. Brooke Harper, uma psiquiatra. Patrick descobre seus esquemas, mas admira seu talento e simpatiza com a moça.  Foi a única golpista de toda série que Patrick não teve raiva, não tratou como inimiga. No final do episódio ele nem queria que ela fosse presa, e deu a impressão que ela faria mais aparições ao longo da série, pois ela promete "A gente se vê...". Infelizmente não apareceu mais, mas foi uma personagem bacana.

Lindsay Smith, episódio 21 da 1º temporada.

Adorei seu romance com Kristina Frye, a “vidente”, que fez sua primeira aparição no episódio 7 da 1º temporada, e foi a primeira vez que vemos Patrick chorando realmente, num final bem emocionante. Embora eles discordassem “profissionalmente”, no final da segunda temporada o romance deles rolou de forma sincera, pareceu natural. Foi a primeira vez que Patrick ameaça tirar a aliança da falecida esposa. Infelizmente Red John a rapta e o romance fica sem desfecho. Mas foi uma ponta solta, pois ela reaparece viva no episódio 3 da 3º temporada, mas nunca mais aparece em nenhum outro episódio. Vai entender...

Romance entre Patrick e Kristina, episódio 22 da 2º temporada.

Muitos apostavam em Erica Flynn, a linda brasileira que apareceu no episódio 19 da 3º temporada. Inteligente como Patrick adora, mas ao contrario de todos os seus outros romances, por dentro ela sempre foi má. Essa descartei de cara. Mas foi bacana seu personagem na série. Uma Damma Fatale de peso.

Romance entre Patrick e Erica, episódio 15 da 4º temporada.

Curti muito seu romance com Lorelei Martins, que apareceu no último capítulo da 4º temporada. Sim! Apesar de ela ser uma criminosa a serviço de Red John, vejo a situação dela muito similar à de Patrick: alguém que foi jogado no mau caminho desde a infância mas, no fundo, ainda era uma boa pessoa. Tanto que eles tiveram esta conexão. Ela foi o par que teve mais aparições nos episódios. Adorei o episódio em que ele a ajuda a escapar da prisão, param numa praia, sempre houve um clima forte entre os dois. Eles se entendiam, se pareciam, até tinham o mesmo objetivo de matar Red John antes de viverem felizes para sempre. Só discordavam nos métodos. Pena não deu certo.

Romance entre Patrick e Lorelei, episódio 24 da 4º temporada.

Kim Fischer chegou de repente, mas deixou sua marca. Entrou na vida de Patrick em um momento pacífico da sua vida, porém muito solitário, e isso deu a impressão de que uma companheira era só o que lhe faltava. Embora ela tenha sido contratada para trazê-lo de volta ao trabalho, mais tarde ela chega a admitir que o romance foi real para ambos.

Romance entre Patrick e Kim, episódio 9 da 6º temporada.

Já Lisbon, a eterna parceira de Patrick, nunca teve nenhuma das principais características das outras pretendentes: ela não é muito inteligente, bem manipulável, nem um pouco elegante, de fácil leitura… um desafio zero para Patrick. Porém, dentre todas, a mais honesta e ingênua. Ao mesmo tempo, a personagem da Lisbon sempre curtiu atletas, caras robustos, imponentes, o tipo machão, que vão direto ao assunto, como o playboy Walter Mashburn, ou o policial Marcus Pike. Nenhum sensível e "franzino" como Patrick. Ou seja, o “tipo” que cada um deles buscava não era o outro. Mas, no final das contas, o detalhe que realmente formou o casal foi a convivência. Apesar das milhares diferenças, aprenderam a lidar um com o outro após tanto tempo de juntos. O intervalo de dois anos sem se verem trouxe saudade, o reencontro foi emocionante. Tudo isso deixou claro que já faziam parte da vida um do outro. Só faltava uma iniciativa, e ela aconteceu de forma (clichê, mas…) emocionante no final da 6º temporada. Então, apesar de nunca ter torcido por ela, fez sentido eles ficarem juntos. Me convenceu.

Romance entre Patrick e Teresa, último episódio da 6º temporada.
Casamento de Patrick e Teresa, último episódio da 7º temporada.


MEU CAPÍTULO PREFERIDO
Patrick Jane nasceu no mundo da malandragem. Se tornou um cara sacana, que se aproveita da fraqueza das pessoas para passar a perna nelas. Encontrou uma mulher que assim o amava, formou família com ela, enriqueceu sendo assim. Como dizem: subiu na vida usando os outros como escada. Quando Red John destruiu essa vida que ele construiu, Patrick se afundou em amargura, mas conseguiu se reerguer como um novo homem: um cara bom, que ignora as futilidades do mundo e valoriza a vida e as boas pessoas.

Porém, Patrick resolveu não curtir a vida como esse novo homem que se tornou, enquanto não vingasse sua família. Ele não compra roupas novas, não investe em nada, não passeia, não tira férias, entre outras abdicações, ainda dorme no quarto em que sua família foi assassinada, para não esquecer sua missão.


Então, desde o primeiro episódio, eu anseio muito que ele supere esta fase, para ver como viveria esse novo homem, com a inteligência que tem, curtindo só o lado bom da vida, sem peso, sem amargura, o que ele faria, pra onde iria? Ao mesmo tempo era um dos meus medos: acabar a série no último episódio com a morte de Red John, sem mostrar esse Patrick que eu queria tanto ver.

Por isso meu episódio favorito é o 9º da 6º temporada, chamado Meu céu azul.
Que episódio delicioso de assistir, por todos os aspectos. Dois anos após ele matar Red John, ele está num canto do mundo, uma maravilha natural, numa praia linda, usando roupas confortáveis, barba por fazer, socializando seu charme com a vizinhança, entretendo as crianças do bairro com seus truques, simplesmente curtindo sua paz. Se fosse o último episódio da série, eu já ficaria satisfeito.


Mas não era. Ainda era o começo da temporada, e a intenção era trazer Patrick de volta à ativa como consultor da polícia, na cidade grande, crimes, etc… nada pacífico. Literalmente o oposto do que ele finalmente estava vivendo. Mas fizeram isso de uma forma tão bacana, que não estragou a série. Uma bela mulher surgiu, deixando claro o quanto ele estava solitário, e o convenceu a voltar. Apesar de ela ser uma agente infiltrada com a missão de traze-lo de volta, ela o faz de forma genuína, pelos motivos certos. Tanto que ele voltou, mas trabalhando de uma forma mais leve, mais tranquila, sem peso.

A partir daí, pra mim, o seriado ficou ainda melhor, pois pôde explorar todos os outros aspectos da vida de Patrick, como sua vida romântica, seu interesse por animais, seu fascínio por belas paisagens, por exemplo. Até então, todas estas coisas eram deixadas de lado, bloqueadas por ele mesmo, até que matasse Red John. Perceba nos episódios: sempre que ele estava curtindo uma paisagem, ou fazendo carinho em um animal, chegava alguém dizendo “Venha, temos um crime aqui pra resolver!”, ele se emburrava um pouco, se concentrava e voltava ao trabalho. Nesse tempo, o alívio romântico da série era Grace e Rigsby. Quando Patrick à ativa  mais leve, pudemos acompanhar sua narrativa pessoal, essa sua nova perspectiva para o mundo, de forma que até se apaixona por Lisbon. Uma moça que jamais seria um par romântico para o antigo Patrick.

Patrick e Lisbon em sua casa, último episódio da última temporada.


PONTAS SOLTAS
Devem ter várias, mas só estas me incomodaram:
KRISTINA FRYE: Uma personagem super importante na série: aparece na 1º temporada como a única "vidente" que Patrick não conseguiu desmascarar, dando a entender que ela poderia ser uma verdadeira vidente (algo único em toda série). Ela chega a ter um romance real com Patrick no final da 2º temporada, em seguida é raptada por Red John, mas sem vestígios de assassinato. Nisso ficou a esperança de ela reaparece, e ela reaparece no episódio 3 da 3º temporada bem catatônica, meio fora de si, mas viva. Patrick não consegue respostas no momento devido ao estado dela, mas é óbvio que era uma questão de tempo até ela se recuperar e surgir com dicas de Red John, já que foi raptada por ele. Sqn. Ela nunca mais aparece na série, ninguém comenta nada a respeito, e ficou por isso mesmo. Péssimo.
BLAKE ASSOCIATION: quando Patrick mata Red John e some para praia, fiquei esperando que, no retorno à ativa, a primeira ação fosse perseguir os outros integrantes desta associação criminosa, procurando todos que tivessem três pontos tatuados no ombro (coisa até fácil de descobrir). Mas o FBI não tocou no assunto, Patrick não perguntou nada, como se não fosse de vital importância encontrar os outros membros. Só uma menção como "Já encontramos Red John, os outros membros ficaram com outro departamento" já seria suficiente. Mas deixar assim no ar algo de tamanha importância foi uma baita gafe.

E é isso. Pensei em fazer uma enciclopédia completa da série, comentando todos os episódios, etc, mas decidi abordar apenas o que realmente se destacou pra mim. Então, como um todo, curti bastante a série. Entediante em meados da 2º e 3º temporada, mas com ápses que salvaram as falhas. E como minhas temporadas preferidas são as duas últimas, posso dizer que essa minha jornada se encerrou muito bem. Bora para próxima série!

Box de todas as temporadas da série

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...