quinta-feira, 9 de junho de 2011

NAMOR | AS PROFUNDEZAS

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter






TÍTULO: NAMOR | AS PROFUNDEZAS
PUBLICAÇÃO: 2010
EDIÇÃO: ÚNICA
CAPA E ILUSTRAÇÃO: ESAD RIBIC
ROTEIRO E ARGUMENTO: PETER MILLIGAN
ORIGEM: EUA
LICENCIADOR: MARVEL COMICS
EDITORA: PANINI
CATEGORIA: ÁLBUM DE LUXO
GÊNERO: SUPER-HERÓIS
PÁGINAS: 132
FORMATO: 175 X 26 CM
PRODUTO: COLORIDO/CAPA DURA

Namor é mais um daqueles personagens que foram estragados não pela sua natureza e suas características, mas por péssimas hqs e animações de TV que contaram sua história. E como sempre acontece nestes casos, fico aguardando ansiosamente alguns profissionais se juntarem e restaurarem a moral de tais personagens, através de bons trabalhos, assim aconteceu com Pantera Negra.







Ainda não sei quais são os planos da Marvel para Namor mas, este projeto "As Profundezas" serviria como excelente tapete vermelho para um restart para o primeiro mutante do universo.





















  1. ILUSTRAÇÃO - Sem medo de errar, Esad Ribic é o ilustrador nº 1 da Marvel atualmente. É o cara do momento. Eu comprei esta hq não pelo Namor, nem mesmo por ser um artigo de luxo, mas pelo artista, assim como comprei Loki e Surfista Prateado: Requiem. Não tem como não comprar os trabalhos desse cara. O estilo de pintura é clássico mas o trabalho se torna totalmente original pois seu desenho é característico, tem formas próprias. Ao cotrário de Alex Ross que transmite imagens fotográficas, Esad utiliza sua tinta sobre "cartoons". Aí dá nisso... resulta no Rubão gastando uma nota para ter estes álbuns de luxo em casa =P


  2. ROTEIRO - Como disse, comprei esta hq junto com outras que muito boas, assinadas por ilustradores que curto muito. Por fim, ainda não consegui ler todas (normal para mim) mas, ontem, com a chuva e ventania homérica que ocorreu em sampa, houve apagão, o cabo que liga a net combo em casa arrebentou, o frio e o barulho de portas e janelas estremecendo eram atordoantes... ou seja: sem luz, sem net, sem poder trabalhar, sem sono... peguei uma vela e finalmente consegui ler As Profundezas com a maior calma do mundo. Feliz em dizer que não foi só uma leitura, foi uma apreciação. O roteiro é muito bom mesmo, muito cativante. A argumentação, os personagens, tudo é muito simples, sem muitas reviravoltas, pois a qualidade do roteiro tornou os exageros desnecessários.






  3. Só há 1 porém que me evita dar nota 10 para esta hq: Originalmente ela foi produzida em 5 volumes. Nos primeiros volumes inicia-se o forte suspense sobre a existência de Namor. No volume 3 a trama começa a ficar bem forte. A grande expectativa é de que Namor surgisse e realmente se impusesse durante todo os últimos 2 volumes da história. Porém isso não acontece. Namor continua como uma figura entre as sombras, aparecendo apenas numa média minúscula de 3 ou 4 quadrinhos por volume, e o final se manteve com os coadjuvantes da história em foco. Não foi o pior final do mundo, não estragou a o trabalho por completo, mas arrancou a excelência da obra de perspectiva.









Do mais, tudo é muito bom. Vale a pena comprar, ler e guardar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...