terça-feira, 8 de outubro de 2013

LANÇAMENTO "HÍBRIDOS, PARTE 2: IRON MAN, HOMEM SEM NOME"


Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Quem não foi, perdeu. O lançamento de "Híbridos, parte 2: Iron Man, homem sem nome" (título um tanto longo) foi muito bacana. Sou até suspeito para dizer, pois acompanhei todo o processo de realização deste trabalho, desde as primeiras idéias, o projeto, o tema, o estilo, o acabamento… acompanhei tudo e, por isso, o fato de ver tudo isso pronto, finalizado em mãos, já valeu. Mas o trabalho lançado é realmente muito bom, o artista estava simpático, o ambiente agradável, os comis e bebis de prache, reencontro de velhos amigos, foi show.


A hq, em si, ainda não havia sido mostrada, nem nos cartazes e posters de divulgação do evento. Apesar de muitas imagens terem sido divulgadas, a arte da capa ainda era um mistério. Ninguém sabia se o acabamento seria grampeado, colado, etc. Foi divulgado apenas que a revista seria inteiramente silkada, não impressa. Interessante foi que, quando os convidados começaram a folhear a revista, realmente ficaram impressionados ao perceberem que ela é inteiramente silkada, todas as páginas, e não somente a capa. Aos apaixonados por grandes hqs, com grandes ilustrações, a medida final ficou em 37,5 x 28 cm, fechada com presilhas de metal. Devido alguns testes feitos no processo de produção, algumas unidades aleatórias foram brindadas com uma página silkada em chapa de raio x, o que causou um furor entre os convidados em busca das unidades com esta chapa inclusa.


Para intensificar o clima do enredo, a revista acompanha um cd de áudio, com uma faixa musical de Paulo Beto, composta especialmente para leitura da história. Embora seja apenas uma faixa, ela é comprida, com exatos 25:25 min. Na maior parte são basicamente efeitos sonoros para o que se passa na história, fechando com uma música eletrônica bem adaptada. Utilizei a mesma música como trilha no slideshow de fotos do evento.


Apesar do trabalho artesanal da hq, do cd exclusivo que a acompanha, dos posters, flyers e acessórios, o que realmente surpreendeu e chamou atenção do começo ao fim neste lançamento foram as instalações fluorescentes criadas pelo Anderson. Feitas de madeira, pintadas, iluminadas com luz negra, a tinta amarela brilha por trás das ilustrações. Todos que batiam o olho nas instalações (eu, inclusive), passavam pelas hqs e iam direto para elas, tentando entender como funcionavam, como brilhavam, e as hqs em si eram as últimas coisas vistas dentre as obras expostas. Um espetáculo! Ótima novidade.


A parte 1 desta hq foi lançada gratuitamente na web (leia crítica aqui). Este lançamento se refere a parte 2. As duas partes são curtas, poucas páginas, porém muito intensas, tanto nos textos quanto nas ilustrações. Como já disse em outras oportunidades, este é um Homem de Ferro como nunca vimos antes, e como poucos imaginariam. Na verdade, tão diferente do Homem de Ferro original, que se mantém basicamente o codnome, pois o nome do personagem também mudou. Esteticamente mais orgânico, intelectualmente mais obstinado, esta parte 2 apresenta a transformação que ficou apenas na expectativa na parte 1: do "homem para máquina". Com apenas uma ilustração por página, o impacto visual se torna muito maior. Confesso que gostaria de ver muito mais, o personagem em ação, extrapolando o que resultou da transformação final, etc. Como disse Magno Costa um dia após o lançamento, "Vai ter a parte 3?". Espero que sim.


Por fim, foi muito interessante ver um artista com experiência em publicidade, animação, galerias de arte, se iniciando no mundo das hqs, trazendo consigo uma perspectiva mais ampla do que apenas a hq em si, o que já faz crescer a expectativa sobre o que ele apresentará nos próximos lançamentos.


Acompanhe o trabalho de Anderson Resende pelos links:


Rubens Junior.

3 comentários:

  1. Muito bom!!! Realmente perdi uma BAITA oportunidade!!! Como consigo uma cópia??

    ResponderExcluir
  2. Olá, anônimo!
    Deixei os links no final da matéria. Pode solicitar os produtos por email: andersonc.resende@gmail.com

    Rubens Junior

    ResponderExcluir
  3. Muito boa matéria, sem contar que o blog está muito legal! Vou ficar ligado nos posts!
    Anselmo
    minervapop.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...