sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

AULA DE HQ

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter

Muito bem: para vc que não é apenas um admirador de hq's, ou um leitor das horas vagas ou um nerd que se sente melhor no mundo surreal do que o mundo real, mas ainda cria ou tem interesse de CRIAR SUAS PRÓPRIAS HQ`S, separei uma lista dos melhores livros, dos caras mais renomados, para instruí-lo nesta árdua e divertida tarefa. Literalmente, "mãos à obra"!



Will Eisner é, na minha opinião, um dos 2 maiores responsáveis pelo sucesso das hq's no mundo. Ele é excelente em todos os critérios desta arte: ilustração, roteiro, argumento, continuidade, etc. Domina com facilidade seu trabalho. Porém, ficou famoso por sua incrível adaptação de fatos reais do cotidiano em suas hq's. Pessoas trabalhando, estendendo a roupa, lavando louça, perambulando pelas ruas, bebendo na sarjeta, etc. Toda a simplicidade da vida, contada de forma a se tornar interessante. Devido a seus temas, praticamente a totalidade de seus fãs sejam adultos.


Neste livro, lançado no Brasil em 1985, Will Eisner dá um panorama geral sobre hq's. Inclui todos os temas que compõem uma hq, tantos visuais quanto conceituais. Desde a concepção da história ao formato dos balõezinhos. Desde a luz e sombra ao enquadramento da imagem nos quadrinhos. Tudo. Este está em primeiro lugar, pois é o que demonstra melhor o volume de conhecimento que é preciso possuir para desenvolver uma hq de qualidade.



Neste livro de 1996, Will Eisner se dedica a importância da imagem na narração da história. Embora os balões contenham os textos, com imagens inteligentes e ilustrações específicas em cada quadro, os balões de textos podem se tornar até desnecessários. As ferramentas para tornar a imagem mais dramática, engraçada, sutil, amável... e a forma de uní-las para tornar a história não só compreensível, mas comotiva.



Stan Lee. Este é o segundo nome que compõem os 2 mais importantes para o sucesso das hq`s no mundo. Enquanto Will Eisner atinge até hoje o público adulto, Stan Lee, a cada dia mais, conquista gerações de fãs com seus personagens surreais e (originalmente) infantís.
É claro que, assim como eu, todos os meninos que já sonharam em desenhar quadrinhos se inspiraram em Super-Homem, Batman, Homem-Aranha, Homem-de-Ferro, Hulk, X-Men, Wolverine, etc. Cada personagem da DC tem seu(s) criador(es) específico(s) mas, na Marvel, a maioria dos personagens e suas histórias, é criação de Stan Lee. Logo, ele tem muito a ensinar.

Aí, só para matar a pau, ele convidou como ilustrador ninguém menos que John Buscema. Famoso por diversos trabalhos, eu só gosto de destacar 1: Conan. Um ilustrador que, com traços simples e poucas variações, consegue transmitir o impacto necessário para a história.

Neste livro, publicado em 2010 nos EUA, eles se apegam mais ao ensino do desenho do que a montagem de uma hq. Como desenhar corpos, cabeças, ângulos, etc. Para quem não sabe desenhar, este livro facilita. Pois introduz os conceitos principais para que, mesmo com desenhos amadores, vc consiga construir uma hq dinâmica e divertida.



Joe Kubert é um renomado ilustrador de quadrinhos, velha guarda, que passou a maior parte de sua carreira trabalhando para DC Comics, em títulos como Thor, Tarzan, Gavião Negro, entre outros.

Para ter uma noção de seu calibre, foi o primeiro norte-americano a ilustrar uma história da revista TEX (origem italiana), publicada no Brasil como "Os Quatro Assassinos" em 2002, na Tex Gigante 9.

Fato interessante é que seus dois filhos, Andy Kubert e Adam Kubert, seguiram a carreira do pai e também se tornaram excelentes ilustradores.

Como se tudo isso já não bastasse para seu reconhecimento, em 1976 ele fundou a Joe Kubert School of Cartoon and Graphic Art. Chato, né.

Fiz esta introdução, pois nesta revista publicada nos EUA em 2002, Joe Kubert dá uma aula impecável de como fazer hq's. Por mais que ele tenha uma escola para ensinar isso, tenha mil anos de experiência, os melhores do mundo possuem a habilidade de resumir seu conhecimento sem excluir informações. Esta revista pode parecer infantil, só mais um produto com algumas dicas de quadrinhos, mas engana-se quem pensa isso. Muitas hq's brasileiras faliram, mesmo tendo bons personagens, pois não seguiram os pré-requisitos básicos apresentados neste manual de Joe Kubert.

Quando estudava quadrinhos, as apostilas eram técnicas, sérias, chatas, sendo que quadrinhos deveria ser uma aula diferente e divertida. Além de ensinar todas as ferramentas para construir uma hq de qualidade, Joe Kubert ainda o fez de forma hiper criativa. Nunca achei uma apostila tão prática quanto esta. É claro que não basta lê-la para se tornar um profissional dos quadrinhos mas, pra bom entendedor, é o suficiente para captar a essência dessa arte. Destas revistas inclusas neste post, esta é minha preferida.

Caso vc faça hq's, ou deseje fazer, ou conhece alguém que faça, estude esta revista. Está em inglês, mas faça um esforço para aprender, pelo menos, estes princípios básicos desta revista. O leitor agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...