terça-feira, 3 de maio de 2011

THOR | CRÍTICA DO FILME

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter



NOTA
3

Embora eu não seja o fã número 1 do Thor e ele não esteja entre os meus personagens favoritos, de todos as adaptações de quadrinhos para cinema deste ano, os trailers, os cartazes e os atores do filme Thor foram os que mais me criaram expectativas. No ano passado eu consegui baixar um trailer enorme do filme que nunca foi publicado, e me animava muito cada vez que o via. Quando alguns amigos que não curtem quadrinhos iam em casa, eu mostrava este trailer para eles e os caras ficavam pilhados para comparecer na estréia do filme. Algum tempo depois, divulgaram os cartazes e trailers oficiais e minha expectativa até aumentou um pouco, pois além de manterem o alto nível de super produção do filme, pareceu que acertariam na forma de explicar e adaptar a surrealidade do Thor e de seu mundo com a realidade da terra e dos humanos (o que, na minha opinião, seria o grande desafio do filme).

Porém, este filme desapontou até o âmago da minha alma!!! O que seria o mais difícil eles acertaram, e o que seria mais fácil eles erraram feio!


Vou começar pelo que eles acertaram:

Os atores escolhidos foram excelentes. Talvez o melhor elenco de todos os filmes deste ano. Todos mesmo! Não apenas das adaptações de quadrinhos. Tal elenco incluindo Anthony Hopkins, pois Odin precisava de um cara de alto calibre, mas não necessariamente de um vencedor do Oscar, que se mantém no auge a anos. Rene Russo que, embora não tenha tanto glamour aqui no Brasil, também está entre as tops americanas. E, como se já não estivesse bom demais, Nalalie Portman que, na minha opinião, era areia demaaais para o caminhãozinho deste filme. Poderiam até convidar uma atris menos rankeada que já seria suficiente... não precisava de uma indicada ao Oscar várias vezes, e uma vez vencedora, já que a "mina" do Thor não é um personagem de grandes efeitos nas hqs. E, no final das contas, Chris Hemsworth, que estava esfumaçando entre este elenco maravilhoso, se mostrou um grande ator (em qualidade e estatura). Não fez feio, não ficou devendo em nada. Pelo contrário. Se manteve imponente como único protagonista principal da mega produção e manteve as mega estrelas em seu devido lugar, como coadjuvantes. Mesmo assim, a qualidade do elenco foi beeem acima do necessário. Calma! Não é uma reclamação, é só uma ótima constatação. Se conseguirem manter o padrão durante toda a franquia, para mim está excelente!
Adaptar o mundo do Thor com nosso mundo (o que eu disse que seria o mais difícil) eles realizaram com maestria! Criaram um universo inteiro em 3d impecável, explicaram sobre as distâncias dos mundos, tornaram convincente o fato de existirem seres poderosos, sendo o Thor o mais poderoso devido a possuir a arma mais poderosa.. ficou tudo muito claro e, para aqueles que curtem usar a imaginação, convincente. É claaaro que um detalhezinho ou outro sempre fica no ar, mas isso eu deixo para os mais chatos, que não aproveitam o filme para ficarem apenas achando defeitos.

O que mais acertaram no filme, o que mataram a pau, o que deixou o público totalmente interativo a tela, foi a personalidade de Thor. Amante de batalhas, extremamente confiante, sem medo de nada. Foi marcante e maravilhoso assistir o personagem em toda sua glória contra o povo do gelo, no começo do filme, demonstrando o porquê o deus do trovão deveria ser o mais temido do universo. Por isso, foi demais apreciá-lo vivendo na terra, após perder seus poderes. O personagem esbanjou carisma, com cenas curiosas, engraçadas, irônicas, divertidas... Eu e o resto do público do cinema gargalhávamos ao vê-lo na terra, tentando ser o maioral que era em seu mundo enquanto não entendia nada do que estava acontecendo com sua vida. Foi um excelente contraste, já que ninguém foi para as salas de cinema esperando algo parecido. Foi a melhor parte do filme e, por isso, valeu o ingresso.


Todo filme é dividido em 3 partes: começo, meio e fim. Ameeei as 2 primeiras partes do filme. O começo é intenso, dinâmico, apresenta o personagem de forma grandiosa e dá início a uma trama muito legal, já prende sua tenção logo de cara. O começo do filme cumpriu seu propósito com louvor. O meio do filme é extremamente interessante e, ironicamente, engraçado. A trama vai desenrolando e vc vai curtindo cada segundo. Tudo está excelente, até que se inicia a 3º parte do filme: o final. Aí entramos na parte crítica da crítica...

Vamos ao que eles erraram (feio!!!):

Cara, embora tenha sido engraçado ver o personagem na terra sem poderes, genial seu relacionamento de "ser superior com os humanos... NÓS QUEREMOS VÊ-LO ARREGAÇANDO TUDO, DOMINANDO GERAL, NA MAIOR PARTE DO FILME, COMO O THOR!!! O DEUS DO TROVÃO!!! É INACREDITÁVEL TEREM FALHADO NISSO!!! O personagem tem uma bela apresentação no filme, como disse, enfrentando o povo do gelo, demonstrando todo seu poder e o porque ele é tão respeitado por seu povo, E AÍ ACABOU!!! O THOR SUMIU!!! Ele vai para terra sem seus poderes, o filme fica engraçado pra caramba mas, quanto mais eu ria, mais eu pensava: Que legal!!! O filme vai ser bem longo pois, de alguma forma, o Thor vai descobrir que foi engandado, vai recuperar seus poderes e, aí sim vai começar o filme de verdade!!! Ou seja, enquanto eu achava que o filme estava se aprontando para a metade, ele já estava nos finalmentes pois, de repente, o Thor realmente descobre que foi enganado, recupera seus poderes, MAS AÍ ACABA!!! EM MENOS 10 MINUTOS ELE READIQUIRE SEUS PODERES, ABATE 1 INIMIGO, VOLTA PARA SEU MUNDO, TEM UMA BRIGUINHA BESTA COM SEU IRMÃO, E JÁ ERA!!! NÃO HÁ MAIS BATALHAS!!! MENOS DE 10 MINUTOS PARA UM FINAL QUE DEVERIA SER SURPREENDENTE E LONGO!!! JÁ QUE GASTARAM 1 HORA DO FILME COM O THOR SEM SEUS PODERES, TERIAM QUE NOS AGRACIAR COM MAIS, PELO MENOS, 1 HORA DE THOR, EM TODA SUA GLÓRIA, NUM FINAL INESQUECÍVEL!!! Aquela graaande reviravolta que acontece na metade do filme, que faz o filme engrenar rumo ao clímax e se manter neste clímax durante o último terço do filme (todo filme precisa de 3 partes de tempo iguais: começo meio e fim), realmente não existiu. Infelismente, este erro CRASSO fez com que a melhor parte do filme fosse o momento das risadas enquanto Thor estava sem poderes. E, como o nome do filme é THOR, E THOR TEM PODERES, esse fato arrancou de cara 6 pontos do filme.
Outro "detalhe" que sinceramente não entendi, foi o final. O roteiro e o diretor gastaram um bom tempo no começo do filme, explicando o personagem e seu mundo. Depois gastam um bom tempo de piadinhas com o Thor na terra. Mas o final, que é sempre o melhor e, por isso, o mais esperado do filme, fizeram as pressas, de qualquer jeito. Não sei se faltou tempo para produção, não sei se acharam que foi o suficiente, não sei se acharam que deixar um gostinho para o próximo filme era melhor que finalizar este direito.. não tenho idéia do que houve realmente. O que é fato, é que este filme se tornou mais um daqueles em que tudo estava bom, até chegar o final e estragar tudo. Não foi péssimo só pelo fato de ter sido curto demais, mas, principalmente, pelo fato de terem anunciado uma grande guerra o filme inteiro entre Thor e o povo de gelo, e esta guerra nunca aconteceu. A trama havia ganhado uns 1.000 pontos quando explicou que Loki, o irmão de Thor (vilão do filme) é, na verdade, filho do povo do gelo. E ele se revolta com Odin e todo o povo que foi criado justamente por descobrir isso. Só esta informação trouxe o clima necessário para o desencadear do filme. Tudo indicava que Loki se aliaria ao povo do gelo, seu povo, e iria com tudo para cima do mundo de Thor. Mas, no final, Loki realmente agrupa o povo do gelo e vai atrás de Odin, mas não há guerra entre os povos, nenhum soquinho e, inexplicavelmente, Loki dá para trás e resolve tratar Odin como se fosse seu pai. Odin, o que o raptou e o sempre deixou em segundo plano. Ou seja, todo o enredo que tornou Loki o vilão, no final, é ignorado, mas Loki continua sendo o vilão.. SEM NEXO NENHUM!!! O filme estava bom, tudo indicava um belo final. O final já estava aprovado antes de chegar: iria fazer sentido e fecharia com chave de ouro Thor voltar para sua terra e defender seu reino contra o povo do gelo liderado por Loki em uma graaande batalha, longa e cheia de altos e baixos, até com algumas mortes no lado do bem seriam aceitáveis, onde metade da cidade ficasse congelada, em ruínas (devido ao poder dos combatentes), mas Thor prevalecesse. Mas não houve nada disso que o próprio filme indicava (não sou eu que queria, o filme premeditou este final), e todo o final foi resumido a Thor voltar para casa, brigar com seu irmão durante 1 minuto, e seu irmão cair no espaço. Parabéns!!! Estragaram todo o filme. Tá sabendo legal! A grande batalha ficou só no desenho mesmo. E não adianta os fanboys me trucidarem, justificando a falta do final do filme é porque estão preparando um terreno para Os Vingadores. Essa não cola. Homem de Ferro também prepara vários terrenos para Os Vingadores e, nem por isso, o filme ficou sem final. Pelo contrário, os 2 filmes do Homem de Ferro são muito bons (o primeiro melhor que o segundo) e possuem começo, meio o fim. Não há desculpas para um filme sem final.

Outra coisa que zoaram total é que, em suma, Thor acabou ficando mais como Thor, o loirinho apaixonado do que Thor, o deus do trovão. A quantidade melancólica de cenas entre o herói e Natalie Portman foi tão melada, tão forçada, tão exagerada.. que nem as meninas no cinema gostaram. Nem elas, as namoradas dos fãs de quadrinhos, que odeiam esse tipo de filme com "porradas", acharam coerente tanta melação entre o casal que, na prática, só ficou junto 2 dias, bem pouco intensos, para de repente estarem completamente apaixonados.

E é isso. Eu poderia estender estes 3 tópicos em 10, mas preferi resumir. No final das contas, este filme não foi só estragado mas, como foi um dos primeiros de vários que vão rolar este ano, eu acabei ficando com medo dos outros. Se este, que havia criado grande espectativa, foi destruído em pouco tempo, os próximos podem ser bem piores. Isso é fato. Por isso, vou deixar minhas expectativas de lado e permitir apenas que as próximas adaptações de hqs deste ano façam cumpram sua função e me surpreendam.

OBS: É perder dinheiro assistir este filme me 3D, pois a única coisa que salta da tela de forma interessante são os créditos do filme.

Confira arquivo do filme, com fotos, video e muito mais.

3 comentários:

  1. É amigo o que posso dizer é que este filme não passa de uma introdução do personagem no cinema para a grande estreia de Os Vingadores!! garanto que o segundo filme será muito melhor!!

    ResponderExcluir
  2. Poisé.. eu notei. Mas isso não é desculpa. Uma coisa é deixarem uma pista de que haverá um próximo filme, outra coisa é deixar o filme sem final!!! (ou pior, com um final horrível)

    ResponderExcluir
  3. "Thor acabou ficando mais como Thor, o loirinho apaixonado do que Thor, o deus do trovão."

    Faço minhas as suas palavras. Você conseguiu escrever nessa crítica o meu exato pensamento sobre o filme... Eu também não gosto muito do Thor, mas, criei muita expectativa prum filme que prometeu muito - com uma mega produção e atores fenomenais -, mas, que foi frustrante pra caralho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...