quarta-feira, 30 de novembro de 2011

LITERATURA EM QUADRINHOS: Um insulto à literatura ou uma homenagem aos quadrinhos?

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Ultimamente, com a crescente popularização dos quadrinhos no cinema, na internet e, principalmente, nas bancas e grandes livrarias, muitos títulos do gênero literário começaram a ser adaptados para quadrinhos, como: Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Otelo, Romeu e Julieta, O Triste Fim de Policarpo Quaresma, entre outros.

Estas adaptações de literatura para quadrinhos deixaram muita gente realmente enfurecida pela predicativa de que ser "um menosprezo à literatura, rebaixando-a a meros quadrinhos infantis". Porém, aqueles que são adeptos desta opinião, infelizmente são parte de uma grande massa populacional que ainda sofre do preconceito hereditário em relação aos quadrinhos e, por isso, não compreendeu que quadrinhos não é um gênero, é apenas uma mídia. Assim como cinema, livros, internet, video game, etc, quadrinhos é só mais uma mídia que serve para comunicar temas de qualquer gênero. Por exemplo: Ninguém sai por aí dizendo que cinema é coisa de criança, ou de adulto, ou de adolescentes. Cinema é só uma mídia e, nesta mídia, existem filmes para adultos, crianças, adolescentes e qualquer outro gênero ou temas. O mesmo serve para livros, internet, quadrinhos, ou qualquer outra mídia.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O NOVO PROJETO DOS ESTÚDIOS MAURÍCIO DE SOUSA: GRAPHIC MSP

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Após o enorme sucesso do MSP 50, em 3 publicações com 50 artistas cada, homenageando os 50 anos da incrível carreira de Maurício de Sousa, houve uma grande ansiedade de apreciar muito mais a criatividade dos talentosos artistas, ilustrando a turminha mais famosa do Brasil: a Turma da Mônica. Esta ansiedade resultou em um novo projeto, que se resume em uma série de Graphic Novels da Turma da Mônica, entitulada GRAPHIC MSP. A novidade é que, diferente do MSP 50, onde cada artista tinha poucas páginas para elaborar sua história, os artistas escolhidos para participar da Graphic MSP irão ilustrar a revista inteira!

E para já começar o projeto com o pé direito, os primeiros 4 artistas convidados são bastante renomados no mundo dos quadrinhos. São eles:


A logomarca (criada por Bruno Honda Leite) e os posters do projeto foram lançados hoje, na inauguração da FIQ BH - um dos maiores eventos de quadrinhos do país. Segue abaixo os posters:

sábado, 5 de novembro de 2011

POUCO ESPAÇO PARA MUITAS HQS? ORGANIZE-SE!

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


CONFIRA ATUALIZAÇÃO DA COLEÇÃO EM TEMPO REAL PELO FACEBOOK!

Nunca tive a pretensão de ser considerado um colecionador de hqs, pois nunca nem tentei coleciona-las. Ganhei minhas primeiras hqs do meu primo Anderson Resende quando comecei a desenhar, lá pelos 7 anos de idade, para me inspirar em alguns feras da ilustração. Eram algumas "Superaventuras Marvel", na época que John Romita Jr. ilustrava o Demolidor, e algumas "A Espada Selvagem de Conan" de John Buscema. Logo pirei nestes ilustradores e comprei mais algumas destas hqs. Depois comecei a comprar alguns formatinhos dos "X-Men" do Jim Lee e "Wolverine" do Mark Silvestri e Mark Teixeira (a melhor fase do Wolverine). Os bons ilustradores foram sumindo das séries mensais e comecei a comprar apenas algumas edições e minisséries especiais. No final de 2010, fiz uma avaliação das hqs que eu tinha e percebi que faltava pouco para completar alguns volumes. Resolvi completa-los despretensiosamente e, quando percebi, havia caído na armadilha mais básica de todo fã de quadrinhos: não tinha espaço para guardar tudo. Principalmente porque, pouco tempo depois, tive que me mudar para uma casa muito menor e o espaço para hqs realmente era inexistente.

Felizmente consegui resolver meu problema e, como sei que é um problema de muitos, compartilho aqui minha solução com vocês. Lembrando que não tenho 15 mil revistas (ou mais) como alguns colecionadores de verdade. Só compro o que realmente me agrada mas, mesmo assim, foi necessário um projeto especial para organizar minhas queridas hqs.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SESSÃO CHARGES & TIRAS | CÉLIO BARBOSA


Veja mais trabalhos do Célio Barbosa em sua página oficial:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...