sábado, 5 de novembro de 2011

POUCO ESPAÇO PARA MUITAS HQS? ORGANIZE-SE!

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


CONFIRA ATUALIZAÇÃO DA COLEÇÃO EM TEMPO REAL PELO FACEBOOK!

Nunca tive a pretensão de ser considerado um colecionador de hqs, pois nunca nem tentei coleciona-las. Ganhei minhas primeiras hqs do meu primo Anderson Resende quando comecei a desenhar, lá pelos 7 anos de idade, para me inspirar em alguns feras da ilustração. Eram algumas "Superaventuras Marvel", na época que John Romita Jr. ilustrava o Demolidor, e algumas "A Espada Selvagem de Conan" de John Buscema. Logo pirei nestes ilustradores e comprei mais algumas destas hqs. Depois comecei a comprar alguns formatinhos dos "X-Men" do Jim Lee e "Wolverine" do Mark Silvestri e Mark Teixeira (a melhor fase do Wolverine). Os bons ilustradores foram sumindo das séries mensais e comecei a comprar apenas algumas edições e minisséries especiais. No final de 2010, fiz uma avaliação das hqs que eu tinha e percebi que faltava pouco para completar alguns volumes. Resolvi completa-los despretensiosamente e, quando percebi, havia caído na armadilha mais básica de todo fã de quadrinhos: não tinha espaço para guardar tudo. Principalmente porque, pouco tempo depois, tive que me mudar para uma casa muito menor e o espaço para hqs realmente era inexistente.

Felizmente consegui resolver meu problema e, como sei que é um problema de muitos, compartilho aqui minha solução com vocês. Lembrando que não tenho 15 mil revistas (ou mais) como alguns colecionadores de verdade. Só compro o que realmente me agrada mas, mesmo assim, foi necessário um projeto especial para organizar minhas queridas hqs.

Olhando todo o meu espaço, percebi que o único local vazio era o alto de uma pequena parede. Consegui 2 prateleiras quadradas de 85 cm, fechadas nas laterais, e fiz caber tudo ali. Não tem outro jeito, tem que investir mesmo. Avalie seu espaço, ache o local mais vazio, empilhe suas outras coisas e monte o móvel ali, mesmo que precise mandar faze-lo ou compra-lo pronto (já achei série de 6 prateleiras de 1 m cada por apenas R$ 60,00). Não adianta gastar com hqs sem ter onde guarda-las.

Esta organização que vou mostrar não é o meu ideal. Como adoro as ilustrações das minhas hqs, gosto de guardar de forma que as capas fiquem expostas para frente. Mas assim ocupa muito espaço e, no aperto, o melhor é tudo de ladinho mesmo. Na foto abaixo, parece que não há muita coisa. Por isso descrevi resumidamente cada parte da coleção, para você perceber quanta coisa cabe num espaço bem organizado, e não simplesmente amontoado:


  1. FORMATOS GIGANTES - Em primeiro lugar, no topo da prateleira, está o que considero de mais valioso na minha coleção: A famosa série de Alex Ross e Paul Dini com "Super-Homem - Paz na Terra", Batman, Mulher-Maravilha, Shazam e Liga da Justiça; alguns "Gibis" antigassos da Editora RGE, da época do Cruzado $; Jornais e informes publicitários sobre quadrinhos; "Wolverine - Escolhas Malditas", "Elektra Vive", entre outras edições maiores que o formato padrão de revistas, que foi necessário guarda-las de lado na prateleira. Uma das menorzinhas é "Noturno", de Salvador Sanz.
  2. CRIS - Meu xodó, o livro e as revistas do Cris. Tenho estoque em caixas, mas gosto de deixar alguns na prateleira também, junto com as outras hqs.
  3. DVDs - Também tenho uma coleçãozinha de dvd's que, por enquanto, estão em caixas. Nesta prateleira aqueles que são adaptações de hqs: filmes e desenhos do Superman, X-Men, Hulk (filmes e aquela antiga série), Homem de Ferro, Homem-Aranha, entre outros. Atrás destes está a série completa do Smallville. Como gosto de dvds e hqs, resolvi comprar todos os dvds baseados em hqs que existem (os bons e os ruins). A lista é imensa, mas um dia eu chego lá.
  4. CONAN REI - Consegui completar a coleção: empilhadas todas as 24 edições.
  5. BRASILEIROS - Nesta parte guardo as edições de luxo dos queridos autores brasileiros: as 3 edições do "MSP 50", "Daytripper", "Morro da Favela", "Gefangene", algumas edições do Mutarelli, entre outros.
  6. ROBERT CRUMB - Essencial: ''Bob e Harv", "Blues" e "Gênesis" - para mim, os melhores trabalhos do artista.
  7. LOBO SOLITÁRIO - Perdi a época em que a coleção completa da Panini foi lançada. Agora estou correndo atrás para completar. Estou na metade: tenho 14 de 28.
  8. COPA DO MUNDO - Isso não é quadrinhos, é a Coleção Copa do Mundo FIFA lançada pela Editora Abril. Coube certinho no espaço atrás do "Lobo Solitário" para apoiar os formatinhos ao lado.
  9. SORTIDOS DC e CARTUNS- Aqui estão várias edições especiais ou únicas de séries variadas, as quais não curto colecionar, mas guardo pelo valor histórico (ou não): edição número 1 da hq do Faustão, Xuxa, Angelica, Tiririca, e de várias personalidades adaptadas para hqs; algumas edições da Turma da Mônica e TMJ; edições do Sérgio Aragonés; alguns formatinhos e minisséries da DC em geral, como "A Morte do Super-Homem", "A Queda do Morcego", "Um Milhão", entre outros. A única série que coleciono neste espaço é "O Pequeno Ninja" (bem difícil de achar). Neste mesmo espaço, tenho edições raras dos "Smurfs", "Street Fighter", "Sonic", etc, e a edição nº 2 de uma hq do "Rambo" que nunca mais vi em nenhum lugar, nem conheci mais ninguém que conhecesse esta hq além de mim mesmo.
  10. SORTIDOS MARVEL - Atrás dos sortidos da DC e dos cartuns, tenho várias edições em formatinho do Capitão América, Homem de Ferro, Homem-Aranha, entre outros, além das famosas minisséries "Cruzada Infinita", "Guerra Infinita", "X-Men Gigante", "A Saga da Fênix", entre outros.
  11. A ESPADA SELVAGEM DE CONAN - O clássico volume do Conan, que chegou a competir com a revista Veja em quantidade de vendas. Minha intenção é colecionar apenas as 100 primeiras edições (possui 210 no total). Estou com umas 50 unidades, por enquanto.
  12. HULK - Comecei a colecionar o formatinho do Incrível Hulk meio sem querer mesmo. Ganhei várias edições de um antigo colecionador, depois comprei algumas edições que ele enfrenta o Wolverine e, quando percebi, já tinha quase metade do volume. Aí resolvi continuar até finalizar as 165 edições. Faltam umas 35. O dvd especial de aniversário de 20 anos do Akira é que está apoiando as hqs.
  13. WOLVERINE - Atrás do formatinho do Hulk, está o fenomenal volume completo do Wolverine em formatinho. Só faltava a edição nº 13, que encontrei ontem (o funcionário de um sebo guardou para mim).
  14. TRAMPO - Esta vaga da prateleira é de trampo da empresa: alguns arquivos e serviços de design e publicidade que já publiquei.
  15. WOLVERINE - Após o extermínio dos formatinhos, não colecionei mais nenhum volume, mas compro as edições em formato americano que me chamam atenção, as edições especiais, minissérie e, principalmente, os encadernados de luxo da Panini: "Arma X", "Inimigo de Estado", "Eu, Wolverine", "Logan - A Trilha do Guerreiro", "Velho Logan", etc.
  16. X-MEN - A mesma coisa, só que dos X-Men. Aí tem também muitas edições dos vários volumes mensais que foram surgindo após os formatinhos.
  17. DEMOLIDOR - Contém todas as edições especiais e encadernados do Demolidor já publicados no Brasil: "Pai", "Clássicos de Frank Miller", "Homem sem Medo", "A Queda de Murdock", "Diabo da Guarda", etc.
  18. SORTIDOS - Várias edições e minisséries da Marvel, DC, independentes, europeias, etc: "Loki", "Namor - As Profundezas", "Without", "Marshal Law", entre outros.
  19. X-MEN - Coleção do formatinho dos X-Men, quase finalizados. Faltam apenas uns 20 dos 141.
  20. SUPERAVENTURAS MARVEL - Atrás dos X-Men, a coleção mais difícil que decidi completar, devido ao preço cobrado. Todo mundo quer estas hqs e os locais que possuem todas as edições para venda cobram uma fortuna (já achei edições por R$ 150,00 cada!). Mas, de sebo em sebo, estou conseguindo. Faltam umas 40 das 176.


É claro que não citei todos os nomes de todas as edições que possuo, mas deu para ter uma idéia da quantidade. Como a prateleira teve que ficar bem no alto, a logística é simples: coloco as hqs que não mexo muito no topo e, embaixo, os formatinhos que ainda remexo sempre por não estarem completos.

E é isso. Hq é algo que está muito caro (como todo material impresso), e não compensa se você a deixa entre os montes, entulhada pelo chão nos cantos do quarto, empoeirando e amassando. Quanto melhor cuidar, mais tempo as hqs duram e mais valorizadas serão caso um dia queira se desfazer delas.

CONFIRA ATUALIZAÇÃO DA COLEÇÃO EM TEMPO REAL PELO FACEBOOK!

Segue abaixo algumas fotos que tirei da minha modesta coleção há um tempo atrás, para uma entrevista no site Alô Artista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...