segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

FELIZ DIA DO QUADRINHO NACIONAL!!!

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Uma data especialíssima para nós, brasileiros, que curtimos, fazemos e divulgamos quadrinhos em geral. Uma arte muito rica, num país que pouco a valoriza. Este fato torna este dia ainda mais importante, pois é uma ótima oportunidade para que o Brasil conheça e reconheça nossos talentos pelos quadrinhos de toda nação, desde os cartuns, os heróis, os alternativos e toda infinita variedade de quadrinhos que temos por aqui.

O dia 30 de janeiro foi escolhido para comemoração dos Quadrinhos Nacionais, inspirado em um dos primeiros quadrinistas do mundo chamado ANGELO AGOSTINI; um desenhista italiano que firmou carreira no Brasil, lançando a primeira hq brasileira e uma das mais antigas do mundo: NHÔ-QUIM (em 30 de janeiro de 1869).

Mas não só isso, a carreira de Angelo Agostini é repleta de empreendimentos que o firmaram como pioneiro neste ramo:

  • 1864 - DIABO COXO - Fundou o primeiro jornal ilustrado de São Paulo onde publicava seus cartuns.
  • 1867 - Publicava charges e tiras satíricas com D. Pedro II referentes a abolição da escravatura.
  • Neste período colaborava desenhando e escrevendo para revistas O MOSQUITO e VIDA FLUMINENSE.
  • 1869 - NHÔ-QUIM - Um caipira brasileiro vivendo na corte, foram as histórias da primeira hq brasileira.
  • 1876 - REVISTA ILUSTRADA - Fundou esta revista e nela lançou o personagem Zé Caipora (1883), que foi retomado na revista O MALHO e, posteriormente, na DON QUIXOTE. As republicações em fascículos do Zé Caipora é considerada a primeira revista em quadrinhos brasileira de um personagem fixo.



Em 2002, foi lançado um álbum extraordinário: AS AVENTURAS DE NHÔ-QUIM E ZÉ CAIPORA: OS PRIMEIROS QUADRINHOS BRASILEIROS (1869-1883), lançado com as histórias e diagramações originais de Angelo Agstini, tratado digitalmente. Infelismente este álbum só pode ser adquirido pelo contato direto com o autor pelo seu email, ou em algumas livrarias de Brasília. Porém, tal raridade vale todo tramit.

Devido a tamanha importância de Angelo Agostini nos quadrinhos nacionais e mundiais, é natural que as homenagens ilustradas deste dia façam referência a este grande artista. A maioria dos eventos de quadrinhos que ocorrem nas proximidades desta data também sempre fazem referência ao Angelo e isso é mais que apropriado.

Parabéns a todos os ilustradores, roteiristas, editores, incentivadores, fãs e compradores de qualquer segmento do quadrinho nacional. Que todos tenham muito sucesso e as perspectivas aumentem cada vez mais neste ramo! Parabéns a todos!!!

Segue abaixo minha homenagem ao Angelo Agostini e ao Dia do Quadrinho Nacional. Se você também fez sua ilustração homenageando este dia, nos envie e também fará parte do nosso mural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...