terça-feira, 17 de abril de 2012

É MENTIRA, CHICO?

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


TÍTULO: É MENTIRA, CHICO
PUBLICAÇÃO: 2007
EDIÇÃO: ÚNICA
CAPA: ZIRALDO
ARTISTAS PARTICIPANTES: AFONSO CARLOS, AMARILDO, AMORIM, AROEIRA, BAPTISTÃO, BRITO, CAMILO, RIANI, CÁRCAMO, CÁSSIO LOREDANO, CAU GOMEZ, CAVALCANTE, CELSO MATHIAS, CÉSAR LOBO, CHICO CARUSO, CLÁUDIO, DÁLCIO MACHADO, ÉRICO AYRES, FERNANDES, FERRETH, FRAGA, FRATA, GIL, GILMAR, HUMBERTO, IQUE, JUNIOR LOPES, KACIO, LAN, LÉO MARTINS, LÉZIO, LULA, MANGA, MÁRIO ALBERTO, MONTEIRO, NEI LIMA, PAFFARO, PAIXÃO, PAULO BRANCO, PAULO CARUSO, QUINHO, RICARDO SOARES, ROSSI, ULISSES ARAÚJO, XANDE E ZIRALDO.
ORIGEM: BRASIL
EDITORA: DI MOMENTO
CATEGORIA: ÁLBUM DE LUXO
GÊNERO: CARICATURAS
PÁGINAS: 196
FORMATO: 24,5 X 29,5 CM
PRODUTO: COLORIDO, CAPA DURA, LOMBADA QUADRADA

Ziraldo, após criar dois livros ("É Mentira, Terta" e "O Batizado da Vaca") inspirados nos personagens do maior humorista do mundo, Chico Anysio, decidiu realizar um terceiro livro, reunindo diversos caricaturistas brasileiros para homenagear este humorista. O resultado foi este maravilhoso e histórico livro, chamado É MENTIRA, CHICO?

Maravilhoso porque, dentre os artistas convidados, estão alguns dos melhores do Brasil, e todos eles estavam realmente muito inspirados no desenvolvimento de suas artes. Algumas delas são usadas e adaptadas até hoje em diversas mídias de comunicação, como na capa dos dois volumes do DVD Chico Especial.


Histórico porque, além de um excelente livro, belo e divertido, apesar de todas as honras que Chico Anysio recebeu em diversas emissoras de TV durante toda sua carreira (principalmente, após seu falecimento) este livro é a maior de todas as homenagens já feitas ao rei do humor.

Eu não tinha conhecimento do lançamento deste livro. Até que vi algumas destas caricaturas na tv, depois vi com mais calma algumas artes na capa do dvd, e fiquei maravilhado com as artes. Fiquei muito curioso para saber quais artistas haviam feito para acompanhar mais trabalhos deles. Até que, há um tempo atrás, tive conhecimento do livro e comecei a procura-lo para comprar. Infelizmente, nunca havia nem visto. Não achava em lugar algum, e todos os lojistas me diziam que era uma raridade, que dificilmente eu encontraria e, se encontrasse com alguém em particular, dificilmente me venderiam.

Até que, com o falecimento do Chico, eu acabei encontrando este raro livro na tradicional Livraria HQMIX. Gual e a Dani (proprietários da livraria) me explicaram que talvez fossem os únicos que ainda tinham algumas unidades na loja, pois foram eles que fizeram o lançamento do livro, e possuiam alguns exemplares ainda em casa. No mesmo instante reservei meu exemplar. E, no mesmo dia que voltei para compra-lo, acabei ganhando-o da minha querida Rachel, que me ouviu comentando sobre o livro e, durante a semana, ligou para livraria e pediu até para embrulha-lo para presente. E que presente.

O livro é muito bem diagramado e, além das caricaturas, apresenta diversas curiosidades e histórias sobre alguns dos diversos personagens do Chico. É aquele livro para ficar dias lendo e apreciando. No final há uma breve descrição de todos os artistas participantes com o número da página onde estão suas caricaturas.


Excelente, histórico, maravilhoso... acho que, durante o artigo, já utilizei todos estes adjetivos para o livro que, automaticamente, junto com a trilogia MSP, Gênesis de Crumb, e outros, está entre meus books mais clássicos e queridos.


Uma dica: Até o momento de agora, ainda há 1 único exemplar restante na Livraria HQMIX deste livro. Entre em contato e garanta o seu!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...