quinta-feira, 12 de abril de 2012

JUIZ DREDD | ESTRÉIA 21/09/2012

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter



Direção: Pete Travis
Roteiro: Alex Garland
Elenco: Karl Urban, Lena Headey, Domhnall Gleeson, Olivia Thirlby, Deobia Oparei, Langley Kirkwood, Jason Cope, Kevon Kane, Rakie Ayola.

Como sempre, esperamos que os personagens mais cools das hqs ganhem adaptações de respeito para o cinema. Dredd é um destes personagens. Porém, como a adaptação de 1995 com Stallone foi uma mega produção milionária e, ao mesmo tempo, um fiasco de crítica e público, é óbvio que não arriscariam uma nova adaptação deste personagem tão cedo.

Mas, com tanto investimento na primeira adaptação, desde os atores, efeitos especiais, cenografia, etc, ficou claro que o fracasso foi devido ao roteiro. Então, para um filme do Dredd bem sucedido, basta repetir tudo que foi feito no primeiro filme (um grande orçamento, bons atores, etc), mas desta vez, com um roteiro interessante que não estrague tudo.



Por isso, eu já acho que este novo filme do Dredd já começou errado. Pois o ator principal, além de não ser muito conhecido (por ter mais filmes como coadjuvante do que como protagonista), é um ator extremamente limitado. Stallone, do primeiro filme, era limitado também, mas sua fama e sucesso dos filmes compensavam suas limitações como ator. Karl Urban não conta nem com a fama, nem com o talento. Assim como o restante do elenco, em que é preciso fuçar no google para descobrir quem é essa gente.


Pelas fotos divulgadas, também não parece que esta nova versão investiu tanto no visual quanto no primeiro filme. Os uniformes parecem todos de borracha, os cenários são bem comuns, os equipamentos (como armas, carros, etc) parecem meio bregas... parece tudo feito de plástico sujo, ao contrário do primeiro filme, onde tudo parecia bem moderno (a não ser os escombros), os Juizes tinham detalhes dourados (como nas hqs) que os destacavam, seus equipamentos impunham respeito. Era outro nível. E isso tudo deveria ser ao contrário, já que o primeiro filme foi feito 17 anos atrás!



E, a pior de minhas impressões, é que o visual geral do principal personagem, o Dredd, está cafona pacas. Desculpe quem gostou, mas o capacete está tão grande que mais parece um penico. Karl ficou pequeno dentro do elmo. Se reparar, o capacete do Sly no primeiro filme parecia ser feito sob medida para sua cabeça, ficou estiloso, não ficou brega.

Stallone como Dredd (1995)

E, com estas primeiras impressões, fica a dúvida:
  • Ou tudo isso faz parte do novo roteiro inovador e impressionante do filme, que tenta apresentar um futuro mais caótico e rebuscado até para os juizes, e toda trama será bem cult, de forma que ninguém fique reparando muito nesta breguisse do visual e na qualidade dos atores;
  • Ou o filme já começou errado mesmo, com orçamento baixo, com atores de segunda, e o roteiro vai acompanhar este baixo nível.

Não sei. Espero o melhor, mas esse filme me cheira fiasco puro, maior que no primeiro filme. Seria melhor deixar quieto.


Um comentário:

  1. pois e caro amigo, pelo jeito vc esta equivocado a beca, acabei de ver o filme e e maravilhoso, nao e uma adaptacao e o transporte integral do personagem para o cinema, o negocio e tao cru e violento q parece uma hq escrita por wagner e desenhada por bisley. e a respeito de vc achar o uniforme e os veiculos e o cenario pobre e cafona te digo q faz todo o sentido. o futuro desse no dredd comparado ao anterior nao e nada bonitinho, ha partes q lembram cidade de deus de tao cru e violento q o filme e. e o karl urban agora e o dredd como reeves e o superman. nota 1000 pro filme. o dredd chegou e ele e a lei. e pra terminar so parafraseando LOBO O MAIOIRAL ` EU VI O FUTURO, E E UMA MERDA'.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...