domingo, 20 de fevereiro de 2011

X-MEN | A PRIMEIRA HQ

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter




TÍTULO ORIGINAL: UNCANNY X-MEN
PUBLICAÇÃO: 1963
EDIÇÃO: 001
CAPA E ILUSTRAÇÃO: JACK KIRBY
ROTEIRO E ARGUMENTO: STAN LEE
ORIGEM: EUA
LICENCIADOR: MARVEL COMICS
EDITORA: ABRIL
CATEGORIA: VOLUME MENSAL
GÊNERO: SUPER-HERÓIS
PÁGINAS: 27
FORMATO: 17 x 26 CM
PRODUTO: COLORIDO/LOMBADA COM GRAMPOS

Aí está! A primeira de muitas. O lançamento dos heróis que revolucionaram o universo marvel e alcançou uma nova geração de fãs que, ao longo dos anos, só vão aumentando.

Esta hq foi lançada na época dos roteiros infantis, quando histórias em quadrinhos era coisa para criança. E ela saiu neste estilo infantil de roteiro e ilustração. Porém, esta revista é um marco, não apenas pela criação dos X-Men mas, principalmente, por uma criação magnífica de Stan Lee, que facilitou a vida dos roteiristas do mundo todo: os mutantes.


Quando é criado "algo" no intúito de angariar público, é necessário que este "algo" tenha alguma relação com o público, seja na intimidade, no cotidiano, na realidade, etc. Desta forma, para que as pessoas acreditassem que o Homem-Aranha fosse real, foi preciso modelar um adolescente comum, e inventar uma forma para que ele adquirisse seus poderes de aranha, que acabou sendo numa picada da própria. O Homem-de-Ferro é um homem normal, que se equipa num traje metálico e muito bem armado, possibilitando seu combate ao crime. O Hulk é um cientista comum que, devido a uma experiência mal sucedida, se transforma em um monstro verde poderoso quando fica zangado. Ou seja, naquela época, para criar um herói com super poderes, sejam eles quais fossem, era necessário criar também uma explicação razoável para convencer o público (mesmo infantil) de que, de alguma forma, aquilo fosse possível. Stan Lee percebeu que isso limitava demais a criatividade dos roteiristas (inclusive a dele mesmo), pois não podiam simplesmente dizer: "Este é o Homem-Elástico, e seu poder é se esticar todo." Este roteirista teria que gastar horas de raciocínio tentando criar algo que originasse este poder para passar ao público, para um personagem que talvez nem ficasse famoso. Stan Lee deu um basta nisso. Simplesmente disse: "Neste universo, existem humanos e mutantes." Pronto! A partir daí, ele pode criar 300 personagens em uma única história, sem que o público ficasse questionando de onde saíram. Foi uma solução que trouxe muitos personagens gloriósos como a Fênix, Tempestade, Quarteto-Fantástico, Demolidor, o próprio Charles Xavier e, o mais querido do público, Wolverine, entre vários outros.

Após esta revolução no universo, com a existência de mutantes, a gama dramática dos quadrinhos automaticamente ganhou uma dramaticidade incrível. Pois as histórias começaram a diagnosticar como seria nosso mundo se realmente existissem mutantes: como os humanos reagiriam, suas religiões, seus filhos, seu governo... Esse drama originou uma das melhores histórias que já vi: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO. Onde, num futuro próximo, os mutantes começam a ser exterminados pelas sentinelas (robôs criados pelos humanos com este propósito). Nesta história, até Wolverine morre! Não vou falar muito desta história pois farei um post só desta revista. Mas, só para vc sentir o poder desta revista, o filme O EXTERMINADOR DO FUTURO foi inspirado nesta história.

Curto muito os X-Men. Curto muito este estilo de desenho de Jack Kirby, mas o que mais admiro nesta revista foi esta revolução que originou no universo, com a existência de mutantes e humanidade tentando lidar com isso. Ninja!

8 comentários:

  1. muito legal. gostei bastante. achei interessante. vou baixar outras.

    ResponderExcluir
  2. Se baixar mais, vai gostar ainda mais, achar bem mais interessante. X-Men é moooito bom. Mas sugiro que vc compre, pois vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. Isso é o que eu chamo de clássico, meus parabéns pela postagem e pelo restante do site!

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns; seu site é realmente muuuiiito bom principalmente as partes referentes aos X... Possuo uma coleção de 78 HQ's, mas não tenho a mínima idéia de quantos foram lançados até agora. Se você puder dar uma ajudinha: meu e-mail: stancosam@yahoo.com.br
    Vlw... =D

    ResponderExcluir
  5. Estou como uma louca procurando p/comprar o biblioteca historica marvel os x-men n°1 se alguem souber onde encontar p/comprar ou ate p/baixar online agradeço =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola eu tenho n1 ediçao limitada
      keity_brunossi@hotmail.com

      Excluir
  6. Na minha opinião a melhor equipe dos x-men eh a primeira turma criada por stan lee.
    E você esqueceu de mencionar o mais importante, o tema central representado nas hqs dos x-men: a discriminação.

    ResponderExcluir
  7. Como faço para baixar :(????

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...