terça-feira, 27 de março de 2012

GUILHERME BANDEIRA DÁ VIDA A OBJETOS INANIMADOS

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


TÍTULO: OBJETOS INANIMADOS
PUBLICAÇÃO: 2012
EDIÇÃO: ÚNICA
CAPA, TEXTOS, ILUSTRAÇÕES: GUILHERME BANDEIRA
ORIGEM: BRASIL
EDITORA: INDEPENDENTE
CATEGORIA: EDIÇÃO ESPECIAL
GÊNERO: HUMOR
PÁGINAS: 64
FORMATO: 20,5 X 19 CM
PRODUTO: PRETO E BRANCO/LOMBADA QUADRADA

Só a idéia de ilustrar situações utilizando apenas objetos inanimados já é deveras original. Mas, desde que vi a capa deste livro rodando pela web, fiquei interessado em adquirir o produto para conferir o quanto a criatividade do artista conseguiria explorar este tema tão amplo. Não consegui ir no lançamento do livro, mas encontrei o Guilherme no dia seguinte, na mesma Livraria HQMIX, no lançamento do livro Brasil do Bem, e adquiri o livro dele.

Guilherme e Rachel, minha noiva.
Guilherme fazendo minha carica no livro Brasil do Bem.

Cheguei em casa lá pela meia noite mas, como o livro é composto basicamente por charges (leitura rápida), me inspirei a começar a ler naquela mesma noite. Quem sabe até pego no sono, pensei. Me deitei, acendi o abajur, comecei a ler, e foi a primeira charge, a segunda, cheguei na décima, na vigésima, e estava curtindo tanto que, quando percebi, acabou o livro! Estava rindo e curtindo tanto que nem percebi que as páginas começaram a acabar. Muito divertido, muito bem explorada a idéia, de tal forma que a conclusão é que eu fiquei chateado de ter acabado tão "rápido" (mais de 60 páginas). Dá vontade de ler muito mais. Inclusive, já conversei com o Guilherme sobre isso, e ele já adiantou que o Volume 2 é sim um projeto. Vamos aguardar!

Embora todas as charges e tiras do livro sejam muito criativas e divertidas, nada me fez rir mais do que a editora chamada "Meu Bolso". Logo nas primeiras páginas, ao lado do prefácio do cartunista e jornalista Jal, há o texto: "Meu Bolso é uma editora fictícia criada apenas para dizer que eu banquei essa bagaça." Hilário.


Gravado no dia 13 e exibido no dia 15 de março de 2012, Guilherme Bandeira apresentou seu livro no Programa Amaury Jr, além de ilustrar a caricatura de todos os convidados durante todo o programa. Uma excelente abertura para os cartuns na TV, já que Guilherme não só divulga o seu trabalho, mas o ramo dos cartunistas em geral.


No dia seguinte (dia 16) à exibição no Programa Amaury Jr, houve o lançamento oficial do livro Objetos Inanimados na Livraria HQMIX. Embora a chuva tenha impedido a mim e outros de comparecer, não faltou público para prestigiar o trabalho do Guilherme.


Apesar de ser o primeiro livro publicado, Guilherme já atua há longo tempo no ramo. Charges, tiras, cartuns, caricaturas, design e publicidade. Um belo exemplo do artista moderno, que flui em todas estas áreas. Além de atuar como diretor de sua agência de publicidade (Boom Criações), todo este trabalho é divulgado através dos diversos blogs que Guilherme administra, sendo o Fandangos Suicida um dos mais famosos. Com charges e tiras bem humoradas, Guilherme explora a idéia de um fandangos (o salgadinho mesmo) tentando se suicidar. Há tanto material do Fandangos Suicida publicado no blog, que o primeiro livro do artista poderia ter sido uma coletânea deste material. Com certeza deve ser outro projeto futuro.


Se quiser saber um pouco mais sobre o Guilherme, acompanhe seu trabalho pelos seus diversos blogs e adquira seu livro. Eu recomendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...