terça-feira, 6 de março de 2012

OSCARtoons 2012

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Neste final de semana fui conferir ao vivo a Flashexpo Oscartoons, organizada pelo Jal no Shopping Granja Viana. Cartuns, caricaturas, retratos, pop-arte, charges e ilustrações em geral, todos os estilos se misturaram nesta exposição tornando-a nem um pouco monótona, nem para o olhar dos artistas, nem para apreciação do público geral. Foi divertido ver como o público adere a arte facilmente quando o tema também é popular. Homens, mulheres, casais, crianças, turmas de escola, todos que passavam por ali se interessavam em curtir as ilustrações, avaliar, comparar e discutir as opiniões. O fato de estar ao lado do cinema (propositalmente) também contribuiu para a constante aglomeração do público.


O Jal vem organizando estas Flhashexpo já há algum tempo, utilizando sempre temas populares como atrativo, como foi o caso da Amy Winehouse, Steve Jobs, entre outros. As artes destas Flashexpo são divulgadas via web, em álbuns no Facebook, em sites de informação e entretenimento, como Uol, etc e, algumas temas, chegam a sair do mundo virtual e são impressos e publicadas em exposições.


Desta vez, o tema da Flashexpo foi o Oscar 2012 (premiando os filmes de 2011), daí o nome Oscartoons. Mais de 70 artistas participaram do Oscartoons e as artes desta exposição foram divulgadas rapidamente em diversas mídias, como site Uol, Bol Notícias, site da AQCAgito SPCentral 42, Cesar GiobbiGuia de Cidades, Go Where, Dig Now, EMT Cultura, site do Shop. Granja Viana,  FB do Shopping Granja Viana, Guia Folha SP, Witty Graphy, Acontece em Alphaville, entre outras, inclusive nas páginas dos artistas que participaram. O jornal Siglo 21 também divulgou a exposição e em breve as artes estarão expostas em outros endereços, inclusive internacionais.


Quando decidi participar da exposição, fui conferir novamente a lista de indicados ao Oscar para ver se surgia alguma inspiração positiva. Porém, a única coisa que me chamou atenção na lista de indicados foi o fato de Brad Pitt e George Clooney estarem concorrendo como Melhores Atores na mesma lista de Gary Oldman, como se fossem do mesmo calibre. Eu só conseguia pensar numa charge depreciativa, onde Pitt e Clooney diziam para Oldman no tapete vermelho: "We told you, Gary... You don't need to be talented, just to be pretty!" (Nós te avisamos, Gary. Você não precisa ser talentoso, basta ser bonito!).. ou algo assim. Mas eu não curti a idéia de participar da exposição do Oscar ironizando os indicados, e não produzi a arte. Até que, durante a semana, um amigo me convidou para assistir o filme The Girl With The Dragon Tattoo (Millenium - Os homens que não amavam as mulheres) e me apaixonei completamente pela personagem principal do filme, que é justamente a garota com a tatuagem de dragão nas costas. O filme é excelente! Forte suspense, é dramático, inusitado, criativo (já aviso que é um filme forte, não indicado para crianças e indivíduos com a mente fraca)... mas a garota excedeu as expectativas. É uma personagem tão interessante que renderia diversos outros filmes, livros, hqs, jogos de videogame, etc.


Ao acordar no outro dia, fui logo produzindo a arte para a Oscartoons. Minha intenção foi caracterizar principalmente o olhar tenso da personagem, além do seu visual punk/gótico característico. Por este visual, decidi de antemão que a arte seria preto e branca. Porém, como vivemos nos gloriosos tempos da tecnologia, eu sempre prefiro produzir minhas artes coloridas, e depois mudar os tons no computador. Já o contrário não funciona: caso eu faça preto e branca, depois fica quase impossível colorir com qualidade digitalmente, além do tempo perdido desnecessariamente. Outra característica é que também queria transmitir o ar agressivo da personagem e, por isso, optei por fazer à mão, no canson, rabiscando à lápis e pincel, para que a arte ficasse o mais texturizada possível, ao invéz de fazer vetores lineares e degradês perfeitos no computador. Curti o resultado, pois consegui ser fiel a minha inspiração.



A lista de participantes é deveras interessantes, cheia de grandes nomes do ramo: Abel Costa, Alan Souto Maior, Alecrim, Amorim, Baptistão, Benjamim Cafalli, Bertoni, Biratan Porto, Bruno Hamzagic, Carvall, Carriero, Cleucio Chirico, Dálcio Machado, Daniel Paione, De Pieri, Dilmar Junior, Dimaz Restivo, Eder Santos, Éderson Santos, Elielson Jesus, Elihu, Emerson Coe, Fabricio Rodrigues Garcia, Fernandes, Ferreol, Gian Marques, Guaico, Guilherme Bandeira, Jaume Cullell,  J.Bosco,  Jean Pires, João Eduardo Duarte, Jordi, Jorge Inácio, Josú Barroso, Junião, Julinho Sertão, Júnior Lopes, Leo Dantas, Luis Gustavo Guimarães, Marcelo de Oliveira Souza Filho,Marcio Demier, Moacyr Torres, Mônica Fuchshuber, Natália Forcat,  Nelson Santos, Oscar Saldarriaga, Paffaro, Paulo Branco, Renato Stegun, Rice Araujo, Rogério Chimello, Ronaldo, Rubens Junior, Sergio Más, Sergio Morettini, Silvano Mello, Thiago de Passos Lobo, Thiago Lobo, Tiago Gomes, Toni D’Agostinho , Vencys Lao, Vicente Bernabeu, Vinicius, Viviane Yamabuchi, Wallace Seixas, Waldez, Walter Martins, Wilmar Marques, Zappa e Zépa. A exposição esteve no Shopping Granja Viana (Cotia, Rod. Raposo Tavares) do dia 23 de fevereiro ao dia 4 de março. Há grande provabilidade de reabrir em outros endereços da grande São Paulo. Caso aconteça, incluiremos os dados neste post, para aqueles que não conseguiram comparecer possam curtir ao vivo as artes, pois vale a pena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...