quinta-feira, 29 de março de 2012

CRIS, A ORIGEM!

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Apesar de lançar o primeiro livro do Cris em 2009, este querido personagem nasceu há muitos anos antes. A primeira arte do Cris foi uma tirinha criada em 1999, resultado de uma grande história que eu conto a seguir.

Primeira tira do Cris, criada em 1999, publicada até hoje.

Após morar em muitos lugares e trabalhar como desenhista freelancer para muitas empresas, cheguei em São Paulo com minha família em 1996, decidido arrumar um emprego fixo como ilustrador. Embora eu fosse bem jovem, já acreditava ser um desenhista de ótimo nível. Por isso, achei que seria fácil achar uma empresa que me contratasse para ilustrar quadrinhos, mascotes, livros, revistas, ou algo do gênero. Não conhecia ninguém na cidade para garantir alguma indicação, então juntava minhas ilustrações numa pasta, colocava debaixo do braço, e procurava emprego pessoalmente em jornais, editoras e agências. Mas nenhum lugar estava contratando este tipo de serviço fixo, e todos já tinham uma lista gigantesca de ilustradores freelancers na agenda. Fiquei praticamente dois anos pegando apenas serviços pequenos, ganhando poucos trocados, enquanto ainda estudava.

quarta-feira, 28 de março de 2012

NO RISADARIA 2012 | HUMOR OLÍMPICO, CHICO ANYSIO E MUITO MAIS

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


No Risadaria, o maior evento de humor da América Latina, realizado na Bienal do parque do Ibirapuera do dia 22 a 25 de março de 2012, o trabalho de vários artistas brasileiros foi exposto na Flashexpo Humor Olímpico. Desta vez, o tema da exposição foi as Olimpíadas de Londres, realizada ainda este ano.

terça-feira, 27 de março de 2012

DOSSIÊ HQ NA GIBITERIA: LANÇAMENTO DO GAZZARA

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


No dia 21 de março de 2012, rolou mais um Dossiê HQ na Gibiteria. Desta vez, lançando o Gazzara, um projeto audacioso de Rafael Coutinho, com uma proposta muito interessante: Gazzara consiste em desenvolver histórias em quadrinhos, mas não para publicar em livros e revistas, mas sim, expor em paredes, como quadros. A premissa da idéia é de que o artista hq produz uma obra de arte tão bela quanto outros artistas, sendo que uma hq ainda exige um esforço muito maior, já que a arte vem acompanhada de toda uma história. Logo, por que pendurar na parede apenas um desenho, e não uma hq?

Melhor explicado nas palavras do idealizador e editor do Gazzara, Rafa Coutinho, que descreveu sua idéia em seu blog, e eu resumo aqui:

"Lugar de quadrinhos tinha que ser na parede. Todo esse trabalho e detalhe, tava na hora desse desenho estrapolar os pequenos formatos de livro (muitas vezes não tão pequenos assim, mas ainda sim um formato tradicional). "Que lindo seria poder colocar isso na minha parede, enorme, como uma pintura." Pois bem, daí surgiu a ideia de fazer uma hq em formato enorme, 60 cm x 40 cm, o conhecido A2. Convidei alguns amigos que admiro muito o trabalho, e sugeri que todos fizessem uma história de 4 páginas. Bolamos meio conjuntamente algo que unisse todas, e pudesse sugerir uma leitura universal e conjunta. Todas as histórias são escritas em um texto incompreensível, como uma outra língua ou um texto técnico incompreensível, cada um obviamente entendeu como quis. Ficou lindo."

Como eu disse, audacioso e muito interessante.

GUILHERME BANDEIRA DÁ VIDA A OBJETOS INANIMADOS

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


TÍTULO: OBJETOS INANIMADOS
PUBLICAÇÃO: 2012
EDIÇÃO: ÚNICA
CAPA, TEXTOS, ILUSTRAÇÕES: GUILHERME BANDEIRA
ORIGEM: BRASIL
EDITORA: INDEPENDENTE
CATEGORIA: EDIÇÃO ESPECIAL
GÊNERO: HUMOR
PÁGINAS: 64
FORMATO: 20,5 X 19 CM
PRODUTO: PRETO E BRANCO/LOMBADA QUADRADA

Só a idéia de ilustrar situações utilizando apenas objetos inanimados já é deveras original. Mas, desde que vi a capa deste livro rodando pela web, fiquei interessado em adquirir o produto para conferir o quanto a criatividade do artista conseguiria explorar este tema tão amplo. Não consegui ir no lançamento do livro, mas encontrei o Guilherme no dia seguinte, na mesma Livraria HQMIX, no lançamento do livro Brasil do Bem, e adquiri o livro dele.

Guilherme e Rachel, minha noiva.
Guilherme fazendo minha carica no livro Brasil do Bem.

segunda-feira, 26 de março de 2012

RUBÃO EM REVISTA

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Desde que criei o RUBÃO, decidi que suas histórias seriam publicadas apenas em tiras de 1 página na web. Mas, no final de 2011, tive a grande oportunidade de rever grandes velhos amigos, que não encontrava a longos 10, 15 anos, e estes encontros, somados a outras diversas reflexões que sempre matutei, me inspiraram a desenvolver um conto divertido e filosófico sobre este maravilhoso tema que é "AMIZADE", esta relação que todos almejamos, que é tão complicada de explicar, mas tão boa de desfrutar. Obviamente 1 página não seria suficiente para explorar tal tema, e comecei a produzir a primeira adaptação do RUBÃO EM REVISTA.

Como o tema "amizade" é universalmente propício, o teor da história visa todas as idades, desde o sábio vovô, ao jovem moderno, ao inocente netinho, com um preço acessível para todos estes bolsos.

O lançamento desta revista em quadrinhos está previso para o primeiro semestre de 2012, ainda sem data e local oficial. Então, acompanhe as novidades pelos links abaixo para você comparecer neste lançamento bem amigavel:


Grande Abraço!
Rubens Junior

sexta-feira, 23 de março de 2012

LANÇAMENTO DO LIVRO "BRASIL DO BEM"

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter




No sábado do dia 17 de março de 2012, houve um grande encontro de cartunistas e caricaturistas brasileiros na Livraria HQMIX, para o lançamento do livro Brasil do Bem. Esse encontro se deu pelo fato de que o livro é composto por estes diversos artistas, onde cada um deles escolheu 3 brasileiros para homenagear com caricaturas, brasileiros os quais, em sua opinião, contribuíram para o bem do Brasil. Daí o nome do livro. Dentre os homenageados do livro, há de tudo um pouco: músicos, escritores, atletas, humoristas, pintores, e muitos outros.

quarta-feira, 21 de março de 2012

segunda-feira, 19 de março de 2012

SESSÃO CHARGES & TIRAS | SERI


Isso sim é independência!
Confira mais artes do Seri em sua página oficial

SESSÃO CHARGES & TIRAS | JOSÉ JAMES


Confira mais tiras do José em sua página oficial

O LOUCO, A CAIXA E O HOMEM, E MINHA NOVA FASE DAS CURTAS LEITURAS

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


TÍTULO: O LOUCO, A CAIXA E O HOMEM
PUBLICAÇÃO: 2011
EDIÇÃO: ÚNICA
CAPA E ILUSTRAÇÃO: WILL
ROTEIRO E ARGUMENTO: DANIEL ESTEVES
ORIGEM: BRASIL
EDITORA: INDEPENDENTE
CATEGORIA: EDIÇÃO ESPECIAL
GÊNERO: ALTERNATIVO
PÁGINAS: 56
FORMATO: 20 X 20 CM
PRODUTO: PB/LOMBADA QUADRADA

Dia 20 de janeiro deste ano (2012), fui prestigiar o Dossiê HQ na Gibiteria, no qual participaram os camaradas Caio Majado, André Diniz, Will e Daniel Esteves, com o grande Laudo Ferreira mediando o programa. No final, naquele bate-papo legal que sempre rola, enquanto conversava com a galera, estava eu folheando e avaliando as hqs das prateleiras, aqueles books maravilhosos que os brasileiros tem produzido, vislumbrando quais eu haveria de comprar, até que me dei conta de uma verdade atormentadora: há anos eu não consigo ler nenhum book.

domingo, 18 de março de 2012

JEAN GIRAUD "MOEBIUS" - 1938-2012

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Jean Giraud, conhecido mundialmente também pelos pseudônimos Moebius e Gir, famoso pela sua maravilhosa arte e alguns personagens ilustrados, faleceu no dia 10 de março de 2012, aos 73 anos de idade, após um longo período de saúde debilitada. Foi um fenomenal artista francês de história em quadrinhos que também colaborou na produção de diversos filmes e, há anos, já é considerando um dos grandes ícones das hqs.

Como ilustrador que sou, sempre apreciei demais o visual icônico e inconfundível de suas obras. Os traços, o volume, as cores, sua ilustração sempre se destacou de forma que, em algumas de suas obras em hqs, quase não há textos.

RECRUTA ZERO, HAGAR E OUTROS CLÁSSICOS DE VOLTA ÀS BANCAS

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Quando eu era pivete, eu era do tipo machão, daqueles que tentam aparecer mostrando o quanto são fortes, brincava de lutinha, só curtia filmes de heróis, Schwarzenegger, Stallone, Van Damme, essas coisas. Ou seja, um garoto normal! Por isso, até hoje não sei explicar direito por que eu sempre curti tanto Recruta Zero, que é um soldado raso, vagabundo, relaxado, preguiçoso, sem habilidade nenhuma. Não tem nenhuma virtude heróica e suas tiras se caracterizam por estar sempre sendo cobrado e perseguido pelo Sargento Tainha. Porém, de alguma forma, sempre achei deveras engraçadas suas tiras. O estilo do cartum, as idéias simples... sei lá.

sexta-feira, 9 de março de 2012

GALERIA DE ARTES | GREG HORN


Conheça mais trabalhos de Greg Horn em sua página oficial

quarta-feira, 7 de março de 2012

SESSÃO CHARGES & TIRAS | PAULO STOCKER


Confira mais trabalhos do Clovis em sua página oficial:

terça-feira, 6 de março de 2012

OSCARtoons 2012

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Neste final de semana fui conferir ao vivo a Flashexpo Oscartoons, organizada pelo Jal no Shopping Granja Viana. Cartuns, caricaturas, retratos, pop-arte, charges e ilustrações em geral, todos os estilos se misturaram nesta exposição tornando-a nem um pouco monótona, nem para o olhar dos artistas, nem para apreciação do público geral. Foi divertido ver como o público adere a arte facilmente quando o tema também é popular. Homens, mulheres, casais, crianças, turmas de escola, todos que passavam por ali se interessavam em curtir as ilustrações, avaliar, comparar e discutir as opiniões. O fato de estar ao lado do cinema (propositalmente) também contribuiu para a constante aglomeração do público.

quinta-feira, 1 de março de 2012

28º PRÊMIO ÂNGELO AGOSTINI

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Várias gerações de quadrinistas, jornalistas, internautas, fãs e familiares reunidos. Essa receita sempre dá certo. Realizado pela segunda vez no Espaço Cultural do Instituto Cervantes em São Paulo, no dia 4 de fevereiro de 2012, o tradicional Prêmio Ângelo Agostini chega em sua 28º edição para homenagear os melhores quadrinistas nacionais de 2011, eleitos por votação pública. O evento é realizado pela AQC (Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo), o que torna tudo mais intimista e descontraído, já que os associados são amigos e parceiros de longa data.

A confraternização começou logo no salão de entrada em frente ao auditório onde foi realizada a cerimônia. Lá estavam o estande da Comix Book Shop, do coletivo 4º Mundo e da galera que produz a hq Miséria. Mesmo para aqueles que chegaram atrasados, era impossível passar por alí sem esbarrar nos colegas de profissão, sem tirar algumas fotos, sem ao menos bater um papo. Isso fez com que o salão de entrada ficasse tão ativo quanto o próprio auditório durante todo o evento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...