domingo, 21 de agosto de 2011

BARATA FLAMEJANTE: O SUPER-HERÓI QUE DE SUPER NÃO TEM NADA, E DE HERÓI MUITO MENOS












Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter





Estava sem sono (para variar) na madruga de sábado para domingo (21/08/2011) e, ao invés de escrever em meus blogs, resolvi sapear os canais da TV para ver se achava alguma coisa que preste para assistir ou, pelo menos, para pegar no sono. Toda madruga passam algumas séries no canal Multishow que nunca me interessam mas, desta vez, vi um cara vestido de super-herói trash e acabei ficando curioso. Assisti o episódio e achei muito engraçado! Era o episódio 10 do tal BARATA FLAMEJANTE... ele participava de uma reunião estilo alcoólatras anônimos, mas era para viciados em "se vestir de super-heróis"..rs. Me diverti muito.



Acabei pesquisando e a história se baseia no ator Camilo Borges que interpreta Augusto, um rapaz aparentemente normal, que leva uma vida comum como todo sujeito casado e anônimo nesse mundo. Porém, ele tem um segredo que nem mesmo sua mulher pode saber: uma outra identidade, o Barata Flamejante. Augusto vira o Barata Flamejante quando pensa que alguma coisa está fora da ordem no cotidiano das pessoas. É aí que ele coloca sua roupa especial e parte para fazer o bem. O problema é que nunca conseguiu ajudar ninguém. Decepcionado com o fracasso de sua outra personalidade, ele procura uma psicóloga e acaba conhecendo pessoas que sofrem da mesma situação. Essas pessoas, porém, acreditam muito mais que ele em seus super-poderes e não querem deixar que Augusto desista do seu destino.


A verdade é que eu nunca curti muito o estilo comics dos super-heróis. Mas o Barata Flamejante em video acabou funcionando pra mim, pois as ferramentas extra disponíveis (que os quadrinhos não tem) como boas atuações, técnicas de edição, trilha sonora, etc., acabaram ajudando o lado cômico a ficar realmente engraçado. Curti bastante, o que podemos chamar de um "estilo brasileiro de Chapolin Colorado".




O Barata Flamejante foi criado pelo cartunista Ian, que apresenta suas tiras no blog barataflamejante.blogspot.com. O personagem é inspirado nas antigas histórias do Homem-Aranha, Batman, e outros heróis da famosa Era de Ouro, onde o estilo dos quadrinhos realmnte era cômico (comics), e não tão sério, violento ou realista como é hoje.


Logo a produtora Fondo Filmes resolveu adaptar para video as tiras do personagem e publicar em seu blog Anões em Chamas seus episódios. Hoje os episódios podem ser acompanhados todas as segundas às 22h, ou em outros diversos dias e horários pelo canal Multishow. Vale a pena acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...