sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SUPERMAN: O HOMEM DE AÇO | ESTRÉIA 14/06/2013 | ARTIGO COMPLETO COM POSTERS E FOTOS!

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Direção: Zack Snyder
Roteiro: Christopher Nolan, David S. Goyer
Elenco: Kevin Costner (Jonathan Kent), Diane Lane (Martha Kent), Laurence Fishburne (Perry White), Michael Shannon (General Zod), Henry Cavill (Clark Kent/Superman), Amy Adams (Lois Lane), Christopher Meloni, Harry Lennix (Sargento Stanwick)

Mas uma vez, lá vamos nós. Em meio a Era de Ouro dos Super-Heróis dos Quadrinhos no Cinema, com atores e atrizes de mais alto nível interpretando os personagens, com efeitos especiais em fase espetacular e com roteiristas cada vez mais interessados em adaptar os filmes com maior fidelidade possível às hq's, nos encontramos novamente frente a frente com nossa própria expectativa de assistirmos o maior herói de todos os tempos numa super produção, fazendo jus à sua imagem, de preferência, realizando a proeza de, pelo menos, chegar ao nível do Superman de Christopher Reeve em 1978.

POSTERS (fakes e originais)


Superman: O Filme foi um fenômeno. Superman 2 foi um grande sucesso. Superman 3 desapontou muita gente e Superman 4: Em Busca da Paz foi um fracasso. Desde então, temos esperado uma produção que chegue ao nível do primeiro filme, mas com uma tecnologia decente que, hoje em dia, é o único ponto fraco dos 2 primeiros Superman. Esta esperança realmente ganhou luz quando Superman Returns, de Brian Singer (diretor dos maravilhosos X-Men 1 e 2) foi anunciado. Embora o diretor seja ótimo, com um orçamento gigantesco, tecnologia de ponta, infelizmente o filme foi uma tragédia total! O ator Brandon Routh não convenceu como Superman (também devido sua falta de talento para profissão, mantendo a mesma expressão facial para todos os sentimentos e personagens que interpreta), Kate Bosworth ficou devendo muito como Lois Lane, principalmente por parecer muito jovem para o personagem (além de não ser muito carismática). Mas, no final das contas, o que decepcionou mesmo foi o roteiro, que "fez uma continuidade" do Superman 2 (ignorando o 3), apresentou um exílio e até um FILHO do Superman. Resumindo, foram várias gafes cometidas em Superman Returns que realmente provam que, mesmo nesta Era de Ouro das HQ's no Cinema, é bem possível produzirem um lixo de filme, decepcionando incrivelmente o público geral e, principalmente, os fãs de hq. Porém, um o grande fracasso de Superman Returns pode servir de grande exemplo à não ser seguido, mas ser estudado, para que Superman: O Homem de Aço realmente seja impecável, suprindo e talvez até superando todas as nossas expectativas.

O elenco está impecável. Só a participação dos aclamados Kevin Costner e Diane Lane já deixam óbvio que os pais de Clark Kent terão grande evidência no filme. E isso é ótimo, já que o projeto irá recontar toda a história do personagem (para incorporar o embalo das mudanças no Novo Universo DC). Embora grandes nomes do cinema também interpretem Perry White e os vilões do filme, sinceramente, basta que acertem na escalação de Jonathan, Martha, Clark Kent e Lois Lane para que toda a produção valha a o ingresso. Na minha opinião, os pais de Clark já irão me abrilhantar os olhos, mas quanto a Clark e Lois, ainda tenho minhas dúvidas. Quanto a Amy Adams como Lois Lane, já que ela não possui aquela beleza fenomenal (pois, pensando logicamente, ela teria que ser visualmente a mulher mais bela e cobiçada pelos homens, já que Superman é o cara mais belo e cobiçado pelas mulheres) ela terá que se superar como atriz (assim como fez em O Vencedor), além de possuir uma interatividade incrivelmente cativante com o Super, como aconteceu de forma mágica com Margot Kidder e Christopher Reeve nos primeiros filmes, convencendo o público do romance entre os dois. Já Henry Cavill realmente carrega toda a cruz do mundo. Embora tenha o clássico rostinho de bom menino, o Super não é para qualquer um. Embora não pareça, este personagem é muito difícil de interpretar, pois junto com sua elegância, bondade e simpatia, Superman traz consigo força, confiança e liderança além do comum. Embora Superman 3 tenha sido um fracasso, é o que melhor apresenta o nível de talento de Reeve, interpretando um Superman mau (devido a kryptonita), e ficando cada vez mais mau, até que culmina em uma das melhores cenas de todos os filmes do Superman, onde o Super enfrenta Clark Kent. O sucesso dos filmes do Superman só existem pois, ao olharmos a interpretação de Christopher Reeve, realmente confiamos na força no personagem e acreditamos em seu bom caráter. Por enquanto não dá para julgar Henry Cavill. Só o filme revelará suas virtudes como Super.

FOTOS


 
 
 

Nota-se pelas fotos o fator que mais chamou a atenção dos fãs: o novo look do Superman. A tradicional cueca desapareceu, deixando milhares de opções para o que fazer com o espaço vazio que ficou. Também, após tanto tempo com a cueca vermelha ridícula, a gente acabou se acostumando com ela e agora ela faz falta. E, sem o cinto amarelo, realmente parece que falta algo. Acabaram optando por fazer alguns vetores no uniforme, um pequeno círculo remetendo ao cinto, e preencheram o resto colocando um enchimento "nas partes" do Superman. Uma solução meio estranha.


No geral, ainda não curti essa vontade maluca de mudar os tons do uniforme do Super, desde Superman O Retorno. Na minha opinião, as partes vermelhas fazem parte marcante do visual do herói, e quanto mais vermelho melhor! A parte azul até poderia ser mais escura, mas estão mudando tanto que está ficando quase cinza. Também achei uma opção meio sem sentido incluir escamas no uniforme. O Capitão América, que tem escamas oficiais na parte superior do uniforme, não foi adaptada no filme e, o Superman, que nunca teve isso, acabou ganhando escamas neste filme. Não chegou a estragar o uniforme, mas acho que liso, ou com uma textura bem leve, caracteriza mais o personagem, que tem sua força pelo seu corpo, pela sua pele impenetrável, e não pelo seu uniforme "blindado", que está mais parecendo uma armadura. Mas, pra mim, todas estas mudanças até que passam. O que não curti mesmo foi a alteração no símbolo, o "S" no peito. Ganharam pontos por faze-lo grande (como Alex Ross costuma ilustrar), mas perderam milhares de pontos por altera-lo, principalmente porque ficou pior. O S do Superman é perfeito até hoje. Embora tenha sido feito a anos, ainda é moderno, não precisava mudar. Este novo símbolo ficou estranho, meio "gordinho" no meio, muito fininho nas pontas, parece uma fonte de texto antiga e brega. Muito estranho.

Quanto a idéia de recontar as origens do personagem, eu concordo totalmete. Assim como fizeram com a franquia de Batman de Christian Bale, é necessário acertar com o Superman desde as origens, para que seja possível iniciar uma franquia de sucesso com base sólida. E, neste aspecto, outro ponto fortíssimo deste filme é o roteiro Christopher Nolan (diretor e roteirista da última franquia do Batman), que tem grandes chances de impressionar a todos, recontando a mesma história conhecida por todos, porém, de uma forma atual e inovadora. E, no fator principal que garante se o filme será bom ou ruim, temos Zack Snyder, o excelente diretor de 300 e Watchmen. Achei brilhante esta escolha do diretor, já que ele é mestre em contar histórias surreais de forma que pareça real. Watchmen possui os heróis mais extravagantes do universo, inclusive, um dos personagens tem todo o poder do mundo, e Zack conseguiu encaixa-lo na história de forma muito convincente e realista. Este é um fator importantíssimo que me animou muito para ver o resultado deste novo Superman.

Com toda minha tradicional esperança, acredito que Superman: O Homem de Aço será um sucesso, não decepcionará o público nem a crítica e será o primeiro de uma franquia de grande sucesso. Minha expectativa é gigante, assim como é gigante o nível do personagem. Logo, se o filme decepcionar como Superman Returns, será outro que não terei nenhum prazer em criticar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...