quinta-feira, 18 de agosto de 2011

GÊNESIS POR ROBERT CRUMB

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Nome original: The Book of Genesis
Nome brasileiro: Gênesis por Robert Crumb
Publicação: 2009
Licenciador e autor: Robert Crumb
Editora: Conrad
Categoria: Álbum de Luxo
Gênero: Alternativo
Número de páginas: 226
Formato: (21 x 28 cm)
Produto: Preto e branco/Capa dura

O próprio título da obra já é imponente, pois se trata realmente do Gênesis bíblico, referente a criação do universo e de tudo que nele há. Tema que é motivo para infinitos debates e conflitos devido a crença ou descrença da sociedade sobre os fatos narrados. Os 50 primeiros capítulos do Gênesis com as impressionantes histórias da criação do mundo, Adão e Eva, Caim e Abel, A Arca de Noé, Sodoma e Gomorra, Abraão, entre outros, foram adaptados para os quadrinhos em impressionantes 226 páginas pela lenda viva chamada Robert Crumb. Este artista pode não ser muito conhecido pelos leigos do assunto, mas é um dos maiores ícones do mundo dos quadrinhos. Robert Crumb (nascido em 1943) começou sua carreira em plena era hippie, vendendo seus gibis independentes (Zap Comics) nas ruas de São Francisco, com sua esposa grávida e as revistas dentro do carrinho de bebê. Mas seu talento foi reconhecido ao ponto de conquistar o 20º lugar na lista dos 100 gênios vivos, numa eleição feita em 2007. Seu enorme sucesso é devido a sua notável ilustração alternativa e de característico detalhismo, sua incrível intelectualidade e, principalmente, pelo fato de apresentar um trabalho totalmente underground desde o início de sua carreira, se tornando um ícone deste movimento e um herói da contracultura.

Foi exatamente este contraste de uma obra bíblica ser interpretada e ilustrada por um indivíduo não cristão/religioso que movimentou as estribeiras da sociedade. Enquanto os religiosos massacraram a obra (visualmente imprópria para crianças), os fãs de quadrinhos se deliciaram com o trabalho, embora os fãs mais devotos de Crumb não tenham curtido muito o fato dele fugir de suas raízes. Apesar de não ser cristão, Robert Crumb é um grande artista. E como todo artista, ele fez uma incrível pesquisa da obra que se inspirou à interpretar, envolvendo um trabalho de quatro anos de estudo profundo sobre época, vestimenta, costumes e interpretação bíblica em geral. Sua intenção foi retratar com o máximo de fidelidade tanto o texto literário quanto a realidade da época. Com ajuda de amigos, estudiosos e profissionais do ramo, Crumb concluiu esta obra magnífica que, independente à crítica religiosa (que varia de acordo com a fé de cada um), é uma relíquia no mundo dos quadrinhos. O Livro de Gênesis não é caracterizado pela ironia, sarcasmo e imoralidade como nos outros trabalhos de Crumb. Mas esta obra, em particular, se destaca das outras por esta sua intensa pesquisa, que se faz perceptível durante a leitura.

Além do impactante texto bíblico e das maravilhosas ilustrações de Crumb, o produto final feito pela editora Conrad ficou primoroso: além da capa dura, o álbum traz comentários do próprio autor sobre os 50 capítulos ilustrados, com detalhes sobre a tradução e sua interpretação sobre os textos bíblicos, e notas da própria editora, esclarecendo alguns pontos da tradução da obra original em inglês para o nosso português.

Meu conselho: Compre o livro e aprecie a obra sem nenhuma pretensão espiritual, mas com grande apetite por histórias emocionantes em ilustrações magníficas. Segue abaixo algumas imagens do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...