segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MOTOQUEIRO FANTASMA 2 | ESTRÉIA 17/02/2012

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter



Direção: Mark Neveldine, Brian Taylor
Roteiro: David S. Goyer,Scott Gimple,Seth Hoffman
Elenco: Nicolas Cage (Johnny Blaze/Motoqueiro Fantasma), Ciarán Hinds (Demônio), Idris Elba, Johnny Whitworth


Não sou muito chegado em personagens de "terror", onde as aventuras envolvem seres do inferno, vampiros, demônios, almas que voltam do além, etc. Porém, Motoqueiro Fantasma entra na linha da exceção, e curto bastante o personagem, desde o visual rock'roll, a corrente, o poder do olhar e, claro, a harley com rodas de fogo. A história do ser (fantasma) habitar um hospedeiro que fez um pacto com o diabo também é interessante, pois é possível abordar tanto a história do ser, quanto do hospedeiro. O Motoqueiro Fantasma realmente tem características e conteúdo suficiente para uma boa adaptação nos cinemas.




Porém, esta adaptação para o cinema já foi feita com um orçamento interessante, atores renomados, mas... convenhamos, o primeiro filme foi um lixo! Eu não quero perder tempo explicando cada detalhe do primeiro filme que desapontou, pois TODO O FILME foi péssimo! A dinâmica foi péssima, o drama não colou, os (d)efeitos especiais foram ridículos, aquela gangue do mal era mais cômica do que amedrontadora e os atores... bá! O "Fator Nicholas Cage" apareceu novamente para ajudar no estrago do filme. Para quem não sabe o que é este "Fator Nicholas Cage", eu explico:

Nicholas Cage é um bom ator. Não excelente, mas muito bom. E, como todo bom ator, ele tem certas características que o tornam perfeitos para determinados personagens, não para todos os personagens. Por exemplo: Tom Hanks, com aquela cara de bobo, sempre foi perfeito interpretando personagens tímidos, atrapalhados e até retardados, como Quero ser Grande, Um dia a casa cai, etc. Não é a toa que ganhou o Oscar interpretando o maior retardado de todos os tempos, Forest Gump ("Run, Forest!"). Nicholas Cage, embora tenha interpretado com perfeição alguns personagens rebeldes e atléticos em sua juventude que lhe renderam bastante sucesso (Sonhos Rebeldes, Fúria de Vencer, Coração Selvagem), ele tem "basicamente" as mesmas características de Tom Hanks. Porém, ele (e alguns de seus fãs) se recusa a aceitar isso. Ele quer, porque quer, ser visto como GALÃ de novela! Ele se acha maravilhoso visualmente, e não há quem bote na cabeça dele que o espelho dele está quebrado! E é exatamente ESTA noção que Nicholas tem de si mesmo que gera o "Fator Nicholas Cage", que faz com que, em todos os seus últimos filmes, ele tente interpretar seus personagens como o galã que NÃO É, e não como o ser atípico QUE É. Este "Fator Nicholas Cage" é o mesmo que faz com que ele pense que tem condições visuais de interpretar o Super-Homem (Jesus amado...).




Resumindo, o primeiro filme do Motoqueiro Fantasma foi um fiasco, daqueles que nem deu vontade de ver ao assistir os trailers. Tanto que não me arrependi nem um pouco de não assistir no cinema, nem alugar na locador. Esperei o filme passar na tv, e fiquei muito feliz de não ter gasto um centavo para assisti-lo. A conclusão lógica foi: "Poisé.. mais um personagem legal que estragaram no cinema. Agora teremos que esperar mais alguns longos anos para produzirem um novo filme com o personagem, com atores e equipe de produção totalmente diferentes, na tentativa de esquecermos este fiasco e aplaudirmos o novo filme."

Por TUDO isso me surpreendi, e ainda estou muito surpreso por realmente estarem produzindo uma continuação deste fiasco! Alguns fãs podem ter alguns exemplos na cabeça para discordar, mas quero esclarecer outro detalhe: Um fiasco é diferente de um filme que não fez muito sucesso. Filmes que não fazem muito sucesso, podem ser salvos pela continuação, com um segundo filme. Por exemplo:


  • X-MEN O FILME - Assisti este filme no cinema e, embora tenha sido bom, não foi grande coisa. Todos saímos do cinema com aquele gostinho "podia ser melhor", ou "faltou algumas coisas", tipo: faltou o Wolverine rasgando todo mundo, faltou a Tempestade realmente usando seu poder.. resumindo, embora o roteiro tenha sido bem aceitável, os personagens foram bem pouco explorados em seu potencial. O diretor Bryan Singer explicou que a falta de orçamento limitou tais cenas, que seriam caras devido a quantidade de efeitos especiais. E esta explicação realmente foi comprovada com o segundo filme que, com um orçamento maior, permitiu que Bryan fizesse o filme que queria, do jeito que queria, e o filme se tornou uma das melhores adaptações de hq's para cinema, e conseguiu ainda um fator interessante: o segundo filme melhorou o primeiro. O primeiro filme dos X-Men se tornou um clássico, até um filme cult, após o sucesso do segundo, devido a forma em que tudo foi muito bem amarrado, resolvido e explicado entre os dois filmes. É basicamente um filme só, dividido em duas partes. Ou seja, um filme bom, mesmo não sendo excelente, pode ser salvo com uma boa continuação.
  • QUARTETO FANTÁSTICO - Este, embora tenha tido grande incentivo financeiro, teve o mesmo sucesso mediano que o primeiro X-Men. Foi um filme "é... legal." Embora longe de ser perfeito, teve muitos fatores muito bons, como o foco na parte familiar do grupo, as desavenças entre amigos, cunhados, irmãos, casal... este foi um destaque muito favorável, pois esta é a tênue desta equipe. Realmente valia esperar o próximo filme, para que, como em X-Men 2, pudéssemos ver os personagens usando seus poderes ao máximo, numa aventura muito mais interessante e dramática. Porém o segundo filme com o Surfista Prateado foi um fiasco desastroso, com um drama de oitava categoria, efeitos especiais que não melhoraram entre um filme e outro, clichês imbecis, etc. Ou seja, o segundo filme não só foi péssimo, como ainda piorou a imagem do primeiro filme.


Porém, nestes dois exemplos, tomei por base 2 filmes bons, que podiam ser melhorados. Motoqueiro Fantasma NÃO ENTRA NESTA CATEGORIA. Motoqueiro Fantasma entra na categoria de ELEKTRA, MULHER-GATO E DEMOLIDOR! FIASCOS QUE DEVEM SER ESQUECIDOS, DELETADOS E NUNCA MAIS COMENTADOS! Só um lunático tentaria salvar tais filmes com uma continuação. Estes filmes jamais serão salvos. Repito: esqueça, delete, e faça tudo denovo, na esperança do público só considerar o próximo filme.

Concordo plenamente que o trailer deste novo Motoqueiro Fantasma é até interessante, com efeitos especiais melhores... mas ainda vejo Nicholas Cage e a base da história ainda será do primeiro filme. Não há como não relacionar uma coisa a outra.

 


Embora hajam muitos boatos, sinceramente não sei o que incentivou alguém a investir dinheiro neste segundo filme do Motoqueiro com Nicholas Cage mas, com certeza, este ator tem muita força e poder fora das telonas para conseguir se introduzir em alguns projetos. Mas, como eu sempre digo, já que o filme realmente será produzido, eu espero (com todo grau de esperança que tenho) que o filme seja bom, que valha o ingresso, que seja aprazível e renda bons elogios. Já "melhorar o primeiro filme", minha fé não chega a tanto. Meu maior medo agora é que eu nunca veja uma adaptação decente do Demolidor, já que é bem provável que haja continuação dele com Been Afleeeeeeckkk, da Eleeeeektra, e da Mulher Gato com Halle Baaarryyyyyyy ooooooOOOOOOOOOOOOOO GOOOOOOOOOOOOOOODDDDDDDDDDDDDDD!!!!!!!!!!!!!! NNNOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...