segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O HOMEM-ARANHA

Autor: André Alves | Facebook | Twitter


Como já disse, sempre gostei de heróis sem muitos poderes. Ou, pelo menos, com poderes que apresentassem grandes desafios em suas histórias, como é o caso do Homem-Aranha. Sempre gostei das suas histórias, sempre gostei do jeito dele tirar sarro de todos, do senso de justiça que ele tem, mas sem ser chato e todo certinho como o Capitão América (sem ofensas ao símbolo Americano, mas ele é tão certinho que chega a ser chato). Ao mesmo tempo, o Aranha tambem não é tão… vamos dizer "mortífero", quanto Wolverine e Justiceiro, mas na minha opinião é um dos melhores.



Para começar, o cara, desde pequeno, sofre com a morte dos pais. E assim que ganha os poderes, o tio dele morre e ele se sente culpado até hoje, sempre o lembrando "com grandes poderes vem grandes responsabilidades". Sofreu grandes perseguições da mídia, polícia, sem contar inimigos e a falta de dinheiro de sempre. Diferente dos Vingadores que sempre foram vistos como heróis, ele sempre foi perseguido.

Gosto dele também porque é um cara que tem poderes mas nada de exagerado: super força um pouco acima da humana, mas nada que chegue perto de caras como o Hulk; o que o destaca de todos é a sua agilidade que, se não me engano, é apenas um pouco acima ou igual a do Wolverine.

Outra coisa que sempre me fez curtir o Aranha foi o fato dele enfrentar inimigos que, na teoria, ele não teria a mínima chance. Por exemplo, nas Guerras Secretas ele enfrentou a Titânia, uma mulher super forte e invulnerável, que deu uma surra na Mulher-Hulk (quase a matou). E o Aranha deu uma surra nela, a humilhando, arrancando toda a confiança que a Titânia tinha, a deixou com medo que até implorou para ele parar. E a única coisa que ele fazia era bater, desviar dos golpes dela, ou dos pedaços de parede que ela tentava usar para bater nele.

Ao Aranha também já enfrentou o Rhino, um cara super forte que, em uma de suas histórias, Hulk o classificou como um dos maiores quebras que ele já teve. Ele é super forte mas não é invulnerável. Ele precisa de uma armadura que o deixa praticamente invulnerável, e o Aranha o venceu várias vezes.

Sem contar os inimigos ou ex-inimigos habituais do aranha. Caras como o Homem-Areia, por exemplo. O cara é muito poderoso e praticamente invencível. Como vencer um cara que vira areia? Pois o Aranha o venceu tantas vezes que o cara, uma certa vez, quase virou um vingador. Já vi histórias dele lutando contra o Homem-Hídrico, um cara que vira água! Caramba! Como derrubar esse? Pois o Aranha já o derrubou usando um pouco da super força e, claro, sua inteligência. E temos que lembrar que o Aranha é praticamente um Cientista (crânio o menino).

Contudo, o Aranha tem um inimigo que ele realmente tem medo. Não é o Dr. Octopus ou o Duende verde, mas sim o Venom. Imagina um cara com todas as suas habilidade de Aranha, só que mais forte, mais violento, frio e LOUCO! E que, pior ainda, não dispara seu sentido de Aranha! Quem pensa que o Venom é um cara ruim, esta enganado. O cara é doido! Ele culpa o Aranha pela suas perdas e, de uma maneira bem distorcida, ele se acha um inocente, e tenta proteger os inocentes. Mas acho que, o que realmente assusta o Aranha, é ele saber de toda sua vida como Peter Parker. Imaginem um cara desses saber quem você realmente é, onde mora cada um da sua família… cara, a vida dele não é fácil.

Quando estava parando de comprar as revistas, estava mais ou menos na época da Saga do Clone (que eu não acompanhei direito). Mas, como sempre, a vida do Homem- Aranha não ficou nem um pouco mais fácil. Pois, um pouco antes da Saga do Clone, surgiu um inimigo parecido com Venom, mas com ainda mais poderes chamado Carnificina! O cara realmente éra muito perigoso e mortífero. Diferente do Venon, ele matava sem dó mesmo e sem motivo. O problema foi tão grave que o Aranha só conseguiu vencê-lo com ajuda do Venom. Algum tempo depois, o Aranha ajudou a salvar a ex-esposa do Edie Brock e, com isso, ganhou uma folga com o Venon.

Por tudo isso acho o aranha um herói muito interessante. As histórias dele tem desafios, o cara tem dificuldades, apanha, corre riscos mas nunca desiste. Claro, temos que considerar que seus poderes são interessantes, mas não são poderes que o deixam invencível, criando sempre dificuldades em suas histórias. Na minha opinião, o Aranha é um dos melhores, pois é muito mais fácil você se unir a um grupo, ter suas contas pagas, do que levar uma vida normal e ainda ser um dos maiores heróis do planeta.

3 comentários:

  1. Para valorizar ainda mais a capacidade do aracnídeo... Mts pessoas questionam quem seria o amisr dos heróis, com ou sem poderes, as habilidades do aranha ( sem tatos superpoderes) são admiráveis. Mas vc já se perguntou se ele pudesse voar e controlar a textura da suas teia??? Ele seria imbatível, não.
    Então só quero relrmbrar um momento único que guardo na lemebrança, qd o homem aranha se fundiu com uma entidade cósmica e foi chamado de homem Aranha cósmico. Para mim, aquela fusão o tornou o personagem mais poderoso dos quadrinhos... lembro em uma luta ÉPICA CONTRA O HULK( o personagem mais forte dos quadrinhos na minha opinião) e ele simplesmente o destruiu, a ponto de colocá-lo em óbita com um soco e depois ir buscá-lo para que ele ñ morresse.

    Pena que o meu HQ foi roubado, e ñ tenho como registrar qual foi a revista e a numeração, porém a única coisa que lembro era de que existia um episódio da grande saga " ATOS DE VINGANÇA" nesse quadrinho. Espero ñ estar errado (circulou no Brasil entre 1993-1995).

    Um abraço a todos e parabéns pelo site e os artigos. Mt bacanas.

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço um pouco dessa fase, ele na verdade venceu até o Magneto, o Tri Sentinela e outros com esses poderes, mas no meu texto, falo dos poderes basicos de cada, dos poderes originais, e esses poderes e personalidades desses Heróis é o que os torna muito mais interessantes do que heróis superpoderosos, o cara vencer vilões que dão trabalho para o Hulk, e mesmo assim viver uma vida normal cheia de problemas, e mesmo assim manter sua integridade e honra, por isso que digo se ele tivese ainda esses poderes (pelo menos em minha humilde opinião) não seria um dos heróis preferidos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...