sábado, 30 de julho de 2011

CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR | CRÍTICA DO FILME

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


NOTA
6

A crítica deste filme é muito similar à de Thor. Em ambos os filmes, dentre os milhares de detalhes que são necessários para que o resultado seja bom, só falharam em uma coisa. Porém, falharam em detalhes cruciais onde é imperdoável passar despercebido. Em Thor, falharam no final (inacreditável! Leia a crítica aqui). Já em Capitão América, não posso nem afirmar que foi uma falha pois, na verdade, foi obviamente uma opção dos produtores: A EDIÇÃO.

Independente do material que é produzido e filmado em um filme, tudo pode ser salvo ou perdido na ilha de edição. A edição é quem determina que cenas serão usadas, quais serão cortadas, se o clima das cenas será romântico, sinistro, alegre, irônico, etc. Mas, principalmente, a edição determina o rítimo e dinâmica do filme. E para enorme decepção de todos os adultos que curtem o Capitão América e os quadrinhos em geral, fizeram questão de editar todo o filme especificamente para crianças! Explosões sem limites, ação sem explicação, paixão sem profundidade e o herói saltitando pelos milhares de inimigos sem sofrer nenhum arranhão. Este, por incrível que pareça, foi o ingrediente do filme. Cara, se eu tivesse 12 anos de idade, eu realmente teria dado nota 10 para o filme, mas não é o caso. Eu até odeio este estilo de cartaz que postei nesta crítica, todo colorido, cheio de explosões ao redor do personagem principal. Porém é o que mais tem haver com este filme.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

THE WOLVERINE | ESTRÉIA 26/07/2013 | ARTIGO COM TRAILERS, FOTOS E POSTERS

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


 

Direção: James Mangold
Roteiro: Christopher McQuarrie e Mark Bomback
Elenco: Hugh Jackman (Wolverine/Logan), Will Yun Lee (Kenuichio Harada / The Silver Samurai), Tao Okamoto (Mariko), Hiroyuki Sanada (Shingen), Rila Fukushima (Yukio), Hal Yamanouchi (Yashida), Brian Tee (Nuburu Mori), Kelly Hu (Lady Letal), Naturi Naughton (Cecília Reyes).

Após a grande decepção do X-Men Origens: Wolverine, a Marvel tem uma mega oportunidade para se redimir com a super produção THE WOLVERINE. O próximo filme do herói mais invocado dos quadrinhos será baseada na minissérie Eu Wolverine, uma das melhores histórias do herói e de toda a Marvel. Com roteiro de Chris Claremont e ilustrações (e idéias) de ninguém menos que Frank Miller, a minissérie Eu Wolverine conta a história de Logan como samurai no Japão, envolvendo seu relacionamento com Mariko, Yukio, Mestre Shingen, Samurai de Prata, entre outros (saiba tudo sobre Wolverine e Mariko neste link). A história é tensa, dramática e sua importância para o personagem é imensa, pois esta minissérie definiu de vez o caráter do herói, impactou o público, originando assim seu volume mensal solo (nos famosos formatinhos brasileiros) a partir desta história. Ou seja, embora o primeiro filme solo de Wolverine tenha decepcionado, a expectativa nasceu novamente com a chance de produzirem um épico nesta nova produção.

Sinceramente, mesmo depois que soube que o filme seria baseado nesta maravilhosa minissérie, não me empolguei muito, pois a Marvel já caiu naquela rotina popular estilo John Woo de explodir tudo no filme para chamar atenção. Porém, quando descobri que o diretor seria Darren Aronofsky, minha expectativa foi do 1 ao 537 (sendo que o limite é 10)!!! Fiquei alucinado mesmo, pois este incrível diretor dirigiu dois dos melhores filmes que assisti, pelo menos, nos últimos 7 anos: O Lutador e Cisne Negro, além de já ter dirigido Hugh Jackman em Ávore da Vida (que também é um ótimo filme). Outro ponto positivo era o roteirista Christopher McQuarrie, que escreveu Operação Valquíria (outro filmão). Darren, empolgado como o projeto, já havia anunciado que o longa sairia da linha "explosões" do filme anterior e, por se basear na história do Japão, teria liberdade para trabalhar a sua visão do personagem, sem precisar seguir o formato dos outros filmes da franquia. Ou seja, eu realmente estava pirando de alegria por terem contratado um diretor e escritor mais cult para produzir um filme dramático "japonês" de Wolverine. Ficou óbvio que, com o fracasso do Wolverine Origens, que foi apenas um filme de ação, estas contratações foram uma resposta ao público, apostando numa linha mais dramática nesta nova produção.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

QUARTETO FANTÁSTICO COMEMORA ANIVERSÁRIO DE 50 ANOS

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter



Criados em 1961 pela famosa dupla Stan Lee e Jack Kirby, o Quarteto Fantástico, que comemora seu aniversário de 50 anos exatamente em novembro de 2011, foi lançado para duelar com a Liga da Justiça da DC Comics, numa época em que a Marvel não publicava mais super-heróis, mantendo-se no mercado com histórias de terror, faroeste, policiais, fantasia e suspense. Super-heróis como Capitão América e Namor já tinham suas histórias canceladas. Porém o sucesso do Quarteto Fantástico foi tão estrondoso, que convenceu a Marvel a voltar ao mundo dos super-heróis uniformizados, criando Hulk, Homem-Aranha, Thor, Homem de Ferro, Os Vingadores e X-Men, além do retorno daqueles que já haviam sido cancelados.

Ou seja, Quarteto Fantástico não é só mais um grupo de heróis da Marvel, é um ícone e um marco desta que é a maior produtora de hq's do mundo. Por isso seu aniversário de 50 anos está sendo tão aclamado, divulgado e comemorado. Tal comemoração trouxe até uma confusão em algumas mídias de notícias aqui no Brasil, que estão anunciando este aniversário dos 50 anos da Marvel (que já fez uma mega comemoração de seus 70 anos em 2009), e não do Quarteto Fantástico. Esta confusão também ocorre porque um dos projetos de comemoração deste aniversário, é o lançamento de uma maravilhosa linha de graphics novels com capa dura, recontando as origens dos maiores heróis da Marvel, que foram criados a partir do sucesso do Quarteto Fantástico. Veja abaixo a lista de projetos da Marvel para este aniversário e os artigos sobre eles:


  • SELO
  • LIVRO DE RECORDAÇÕES COMIC CON 2011
  • PINBALL
  • MORTE DO TOCHA HUMANA
  • FUNDAÇÃO FUTURO
  • SEASON ONE
  • CAPAS COMEMORATIVAS

Veja abaixo os artigos exclusivos com imagens de todos os projetos comemorativos da Marvel.

terça-feira, 26 de julho de 2011

GALERIA DE ARTES | YILDIRAY CINAR



SESSÃO CHARGES & TIRAS | BIER



GALERIA DE ARTES | NJOO



OS PIORES FILMES DO MUNDO HQ | ELEKTRA (2005)

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Embora estejamos curtindo uma fase maravilhosa nas adaptações de quadrinhos para cinema com bons atores, diretores, orçamentos megalomaníacos e a fidelidade das hq's nos roteiros aumentando cada vez mais, ainda temos cicatrizes gigantescas e profundas na nossa memória, devido a péssimas produções já realizadas para representar nossos heróis e personagens. Mesmo que hoje em dia ainda hajam muitas adaptações que não aprovamos 100%, temos que concordar que estamos na ERA DE OURO das hq's no cinema, pois a maioria das antigas produções eram tão ruins, mas tão ruins, que realmente chegamos a acreditar que jamais veríamos bons filmes baseados em hq's na nossa vida.

Baseado nestas péssimas adaptações as quais eu jamais gastaria meu precioso tempo elaborando uma crítica no meu blog (simplesmente porque não há nada de bom para elogiar e divulgar) resolvi então criar uma coluna diferente para mencionar estes filmes que, embora abomináveis, ainda assim fazem parte do mundo dos quadrinhos. Então me inspirei nas Versões Resumidas do blog Jovem Nerd, que faz uma sátira de vários filmes, e resolvi criar OS PIORES FILMES DO MUNDO HQ, para satirizar apenas os piores, e não todos os filmes. Já que não vale a pena elaborar um texto para criticar estes filmes, pelo menos criar um resumo destes filmes já vale a gargalhada.

Para inaugurar esta sessão, vou começar com o filme que abalou o universo hq, gerando enorme expectativa nos fãs desde que foi anunciado mas, no final das contas, talvez tenha sido uma das maiores deceptções deste ramo: ELEKTRA. Já começaram mal este filme, pois foi uma "continuação" de um filme que já havia sido péssimo: Demolidor - O Homem sem Medo. Somado a um roteiro imbecil, a diálogos ignorantes e personagens bizarros, nem a presença de Jennifer Garner conseguiu salvar a produção. Pelo contrário. Após este filme, ela ficou até meio sumida por um tempo.


OS PIORES FILMES DO MUNDO HQ
ELEKTRA

Direção: Rob Bowman
Roteiro: Zak Penn,Stu Zicherman ,Raven Metzner
Elenco: Natassia Malthe (Typhoid), Terence Stamp (Stick), Cary-Hiroyuki Tagawa (Roshi), Goran Visnjic (Mark Miller), Kirsten Prout (Abby Miller), Jennifer Garner (Elektra Natchios), Will Yun Lee (Kirigi)

Desde sempre, o mundo é dividido entre as forças do bem e do mal com poderes mirabolantes. As forças do mal resolveram criar uma estratégia de marketing e criaram um nome para seu grupo: "A Mão".

segunda-feira, 25 de julho de 2011

OS VINGADORES | ESTRÉIA 27/04/2012 | MEGA POSTER COMPLETO COM TODOS OS INTEGRANTES DIVULGADO

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Aos poucos, a Marvel divulgou posters do filme Os Vingadores, cada um deles com um integrante da equipe. Finalmente todos os posters foram divulgados e, unidos, eles formam este mega poster acima. A maravilhosa ilustração é de Ryan Meinerding. Clique neste link e veja o post completo com artigo, trodos os posters, trailers e fotos deste filme, que estréia em abril de 2012.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

OS VINGADORES | ESTRÉIA 27/04/2012

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Direção: Joss Whedon
Roteiro: Zak Penn
Elenco: Mark Ruffalo (Hulk), Chris Hemsworth (Thor), Robert Downey Jr. (Tony Stark), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Chris Evans (Capitão América), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Don Cheadle (Coronel James `Rhodey´ Rhodes), Cobie Smulders (Maria Hill).

Enquanto a DC está há anos luz de nos entreter com a Liga da Justiça no cinema, a Marvel está à velocidade da luz com o projeto dos Vingadores. Após o enorme sucesso do Homem de Ferro, a Marvel resolveu aproveitar o embalo e decidiu correr com a produção solo dos outros integrantes do grupo antes que o Homem de Ferro chegue ao quinto filme e perca o prestígio. Realmente deu certo. O 2º filme do Homem de Ferro apresenta bem a Viúva Negra. Refizeram o filme do Hulk e o link com a história dos Vingadores ficou evidente. O filme do Thor já saiu e, embora eu tenha detestado o fato de criarem um filme apenas com começo e meio (vide crítica), é um filme 100% introdutivo aos Vingadores, além de apresentar o Gavião Arqueiro. O filme do Capitão América estreou (vide crítica) e finalizou todas as introduções para OS VINGADORES no começo de 2012.

Embora nós, fãs e aficionados por hq's sejamos exigentes demais com os personagens que acompanhamos, temos que admitir que tudo isso é um sr. mega projeto, que envolve muito trabalho árduo para que tudo esteja bem linkado e fiel às histórias originais e, por tudo isso, até merecia um pouco da nossa compreensão caso alguma coisa saia dos eixos. Porém, não tem como não ser chato. Pois, da forma que todos estes filmes estão sendo feitos, todos os erros se justificarão se o filme dos Vingadores for perfeito. Caso seja um grande fiasco, será imperdoável e irremediável as atrocidades que fizeram no filme do Thor para linkar ao filme dos Vingadores, e outros diversos detalhes nos outros filmes.

TRAILERS E TEASERS

quarta-feira, 20 de julho de 2011

BATMAN | O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE | ESTRÉIA 20/07/2012

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Direção: Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale (Batman), Anne Hathaway (Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Gary Oldman (Comissário Gordon), Morgan Freeman (Lucius Fox), Michael Caine (Alfred), Josh Pence (jovem R’as al Ghul), Daniel Sunjata, Diego Klattenhoff , Juno Temple, Nestor Carbonell , Chris Ellis , Brett Cullen, Burn Gorman, Matthew Modine, Tom Conti, Josh Stewart e Joey King.

Batman, o único personagem que ultrapassou o popularidade do Super-Homem, tornando-se o mais popular do mundo, o único personagem humano a duelar de igal para igual com todos os outros heróis e vilões já criados, devido sua insuperável inteligência e variedade nos apetrechos de batalha, o personagem que conseguiu o incrível feito de agradar o público geral e principalmente os fãs aficionados em sua mais recente franquia de filmes, infelismente encerrará esta maravilhosa franquia neste 3º filme. É inacreditável digerir esta informação. Demoraram anos para adaptar o personagem para o cinema de forma perfeita, superando a maravilhosa obra de Tim Burton e criando uma franquia que poderia facilmente chegar a 5 filmes, e já vão encerrar no terceiro. Ao contrário da franquia do Homem-Aranha, que todos os aficionados pelo Spider ansiavam por um recomeço com melhor fidelidade às hq's, esta franquia de Batman conseguiu o impossível em agradar a todos, de forma que o 2º filme chegou a ser considerado a melhor adaptação de quadrinhos do mundo por muitos, recebeu vários prêmios no mundo do cinema, se tornando um épico para o gênero. Esta franquia do Batman é tão boa, mas tão boa, que minha indignação pelo seu encerramento é maior que minha expectativa pelo 3º filme.

O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA | ESTRÉIA 03/07/2012

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Direção: Marc Webb
Roteiro: James Vanderbilt, Alvin Sargent, Steve Kloves
Elenco: Campbell Scott (Richard Parker), Rhys Ifans, Denis Leary (George Stacy), Martin Sheen (Ben Parker), Sally Field (May Parker), Emma Stone, Andrew Garfield (Peter Parker / Homem-Aranha), J.K. Simmons (J. Jonah Jameson), Irrfan Khan.

Embora a franquia do Homem-Aranha de Sam Raimi em 3 filmes tenha alcançado um sucesso absurdo com o público geral, os aficionados por quadrinhos nunca engoliram as mega diferenças e alterações entre as hq's e os filmes da franquia. Após desentendimentos entre Sam Raimi e a Sony, Marc Webb foi contratado para dirigir o recomeço da franquia, e O Espetacular Homem-Aranha chega com a intenção aniquilar de vez com toda esta indignação dos fãs e agradar a todos, com um bom filme e uma excelente adaptação. Por mais óbvio que pareça, este nunca foi o objetivo para as adaptações de quadrinhos. Sempre havia uma distinção entre agradar o público ou agradar os fãs, mas parece que os produtores finalmente entenderam que estes projetos realmente podem ser audaciosos e chegar a um produto final excelente, para ninguém botar defeito. O Espetacular Homem-Aranha tem tudo para alcançar este objetivo.

GALERIA DE ARTES | GERALD PAREL



SESSÃO CHARGES & TIRAS | WILL LEITE



GIBICON CURITIBA 2011 | VEJA TODAS AS FOTOS!!!

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Gibicon é um dos maiores eventos de quadrinhos do mundo e, pela primeira vez, foi realizado em Curitiba. O evento reuniu artes e artistas de vários países e estilos, apresentando exposição de ilustrações inéditas, palestras, workshops, comics cosplay, debates, entrevistas, lançamentos de hq's, entre outros. A cidade realmente foi submersa pela magnitude do evento que repercutiu em diversas mídias. Vamos torcer para que as próximas Gibicon ocorram durante um período maior e em mais cidades brasileiras.


GEFANGENE | SEM SAÍDA

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


TÍTULO: GEFANGENE | SEM SAÍDA
PUBLICAÇÃO: JULHO 2010
EDIÇÃO: ÚNICA
CAPA, ILUSTRAÇÕES, ROTEIRO E ARGUMENTO: KOOSTELLA
ORIGEM: BRASIL
EDITORA: ZARABATANA
CATEGORIA: EDIÇÃO ESPECIAL
GÊNERO: ALTERNATIVO
PÁGINAS: 72
FORMATO: 19 X 26 CM
PRODUTO: COLORIDO/LOMBADA QUADRADA

Gefangene é uma palavra alemã, e significa Presidiário, que é exatamente o tema de todas as tiras de quadrinhos publicadas neste livro. A idéia de manter o nome em alemão, é porque o autor morava na Alemanha enquanto desenhou a maior parte das tiras em 2007, até conseguir patrocínio no Brasil e finalizar a obra em 2009.

terça-feira, 19 de julho de 2011

GALERIA DE ARTES | BILL SIENKIEWICZ






Eu não poderia inaugurar a sessão GALERIA DE ARTES aqui no OSQ sem ser com o maior artista dos quadrinhos de todos os tempos: Bill Sienkiewicz. Um dos pioneiros a trazer as artes plásticas para as páginas de quadrinhos, inspirando outros artistas até hoje com seu estilo rebuscado, criativo e totalmente alternativo. Nascido em 1958 e ativo até hoje, Bill já ilustrou personagens como Batman, Wolverine, Sombra, Hulk, Viúva Negra, Dazzier, Spirit, entre muitos outros. Mas, sem sombra de dúvida, seus melhores trabalhos foram realizados em parceria com o magnífico Frank Miller em ELEKTRA ASSASSINA e DEMOLIDOR: AMOR E GUERRA, nestas obras que estão consideradas entre as melhores hqs do mundo.

RUBENS JUNIOR EM ENTREVISTA EXCLUSIVA PARA O SITE ALÔ ARTISTA!

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Na semana passada, concedi uma entrevista exclusiva ao site AlôArtista, mídia voltada especificamente para divulgar artes e artistas de diversas áreas. Na entrevista comento um pouco sobre a introdução de minha carreira como desenhista, minhas formações, minhas experiências profissionais, a inauguração da minha agência e, claro, minha paixão pelos quadrinhos. Algumas perguntas foram referentes a minha coleção de hq's, então postei algumas fotos abaixo. Mas a grande novidade é que, em breve, será inaugurada uma coluna de quadrinhos neste site, na qual fui convidado a ser responsável. É claro que aceitei o convite, pois será mais um espaço exclusivo para divulgar e ganhar adeptos para nona arte, tornando-a cada vez mais valorizada.


SESSÃO CHARGES & TIRAS | ATTÍLIO




CAVALERA ART PROJECT APRESENTA "FANTASIA", DE ANDERSON RESENDE

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter



Neste sábado passado, dia 16/07/2011, fui visitar a exposição de Anderson Resende, ilustrador e artista plástico, para o projeto Cavalera Art Project, entitulado Fantasia. A abertura da exposição foi dia 07 de abril, e eu estava chateado desde o mês passado por não ter conseguido prestigiar a obra. Até que fiquei sabendo que o encerramento da exposição foi prorrogado para o final de julho. Ou seja, vc também tem mais uns 15 dias para visitar e babar nas obras do artista. Aproveite, é de graça.

SESSÃO CHARGES & TIRAS | ANGELI




sábado, 16 de julho de 2011

A TENTAÇÃO DE JESUS | ANDERSON RESENDE

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter





Aí está: Anderson Resende, meu primo, meu primeiro professor e, até hoje, grande inspiração. É o tipo de artista que vale a pena acompanhar, pois sempre se preocupou mais com a qualidade da sua arte do que com sua aceitação no mercado. Não vou falar muito sobre o artista pois, em breve, farei uma entrevista exclusiva com ele para postar mais detalhes sobre suas obras, sua carreira e seus conceitos.

Anderson não tem muitas obras em quadrinhos, mas esta história se encaixa no segmento. Nesta obra ele ilustra com seu característico traço a passagem bíblica do capítulo 4 de Mateus, onde é narrada a tentação de Jesus no deserto. A passagem bíblica por si só já é incrível, tensa... uma história impressionante. Mesmo que vc não seja cristão ou religioso, vale a pena a leitura. Agora, adaptada e ilustrada pelo Anderson, realmente ganha uma atmosfera diferente. Não há muito o que descrever, é o tipo de trabalho para ver e babar. A obra nunca foi publicada, mas já está disponível na internet.

Para conhecer mais sobre o artista e suas obras, acesse seu flickr aqui.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

NEMO | PLEONASMO, MAS A EDITORA DE QUADRINHOS QUE CHEGOU CHEGANDO!

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Como um empreendimento do Grupo Editorial Autêntica, desde que foi anunciado o lançamento da Nemo como nova editora de quadrinhos no Brasil, houve grande expectativa devido ao fato de ser uma editora SÓ de quadrinhos, como também, pelas promessas dos quadrinhos que seriam publicados. Entre eles estavam:

quarta-feira, 13 de julho de 2011

"UM CONTRATO COM DEUS" DE WILL EISNER INAUGUROU UMA NOVA ERA NOS QUADRINHOS: AS GRAPHIC NOVELS

Autor: Jorge Hata Facebook | Twitter




TÍTULO: UM CONTRATO COM DEUS E OUTRAS HISTÓRIAS DE CORTIÇO
PUBLICAÇÃO: 1988
EDIÇÃO: ÚNICA
CAPA, ILUSTRAÇÕES, ROTEIRO E ARGUMENTO: WILL EISNER
ORIGEM: EUA
EDITORA: BRASILIENSE
CATEGORIA: GRAPHIC NOVEL
GÊNERO: SUPER-HERÓIS
PÁGINAS: 192
FORMATO: 21 X 30 CM
PRODUTO: COLORIDO/LOMBADA QUADRADA

O termo Graphic Novel foi criado por Will Eisner para designar uma forma diferente de fazer quadrinhos, com histórias autocontidas e inéditas (diferentemente das edições encadernadas que só traziam republicações), roteiros mais elaborados, publicadas em formato diferenciado e com uma qualidade gráfica comparada à dos melhores livros. Na Europa, esta noção de quadrinhos já existe há algum tempo sob o nome de álbum. Porém, a grande maioria foi antes publicada de forma seriada em alguma outra revista. No Brasil, o conceito de Graphic Novel ainda é incerto. Para não encarecer o custo das edições, as editoras brasileiras não usam em suas capas o papel cartão, optando por um papel pouco mais grosso que o interno, utilizam lombada canoa (com grampos) em vez da quadrada (igual a um livro), o que deixa as graphic nacionais com aspecto de revistas em formato grande. Will Eisner é considerado o pai das Graphic Novels. Em 1978 ele lançou nos EUA A Contrat With God And Other Tenement Stories, editada pela Kitchen Sink Press.

STRANGE TALES 2 | A ÚNICA COISA QUE VALE MESMO É A PARTICIPAÇÃO DE RAFAEL GRAMPÁ COM "QUERIDO LOGAN"

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter



Desde que foi anunciada a participação de Rafael Grampá na antologia Strange Tales 2, da Marvel Comics em 2010, os brasileiros piraram, e a notícia permaneceu na net até que a edição finalmente foi publicada. Principalmente porque seria uma "senhora" participação, com o brasileiro escrevendo e ilustrando a história e o personagem que quisesse (da Marvel, claro) e com sua ilustração na capa da revista. Ninja! A repercursão realmente foi válida. Porém, eu não estava empolgado com a estréia desta revista apenas por esta notícia, e sim porque Strange Tales 2 realmente é uma compilação de várias histórias desenvolvidas por artistas alternativos, pinçados de várias partes do mundo, bem fora do padrão comics habitual da Marvel. Ou seja, é um projeto para arrasar quarteirão mesmo, e eu realmente estava ansiosíssimo para conferir o resultado. Porém, foi uma grande decepção para mim. De toda a série de 3 edições de Strange Tales 2, Rafael Grampá foi um dos únicos que surpreendeu. Foi basicamente 1 serviço de rechear os olhos por olhos por edição, pois a maioria das outras histórias eram mais gozação e caricaturas dos heróis da Marvel, que caberiam melhor em tirinhas de última página de jornal. Não que os artistas sejam ruins, pelo contrário, todos são excelentes. Mas este projeto é o tipo de oportunidade do artista tentar se superar, criar algo novo ou, pelo menos, mostrar o máximo do seu talento. Uma oportunidade para impressionar. Infelismente, o projeto como um todo, não me impressionou em nada. Embora realmente poucas histórias tenham se superado, Strange Tales 2 é um excelente material, avaliando a qualidade (não inovação) dos artistas.

HARVEY AWARDS 2011 | FÁBIO MOON, GABRIEL BÁ, RAFAEL ALBUQUERQUE E RAFAEL GRAMPÁ REPRESENTAM O BRASIL

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter



Criado em homenagem a Harvey Kurtzman, cartunista e editor fundador da revista Mad, Harvey Awards é uma das premiações mais importantes dos quadrinhos. Este ano a premiação acontecerá na Baltimore Comic-Con 2011, em 20 e 21 de agosto, e teremos 4 Brasileiros representando o Brasil:
  • Os irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon, concorrendo na categoria Melhor Série/Minissérie e na categoria Melhor Edição Fechada, por Daytripper.
  • Rafael Albuquerque concorre na categoria Melhor Nova Série, por American Vampire.
  • Strange Tales II, que tem uma história de Rafael Grampá, concorre a Melhor Antologia.
Conheça todos os indicados:

domingo, 10 de julho de 2011

THE PUNISHER | JUSTICEIRO ALUCINADO!!!

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter



TÍTULO: THE PUNISHER | JUSTICEIRO ALUCINADO
PUBLICAÇÃO: 2011
CAPA: RON WAGNER
ILUSTRAÇÕES: SALVADOR LARROCA, RON WAGNER, TERRY DODSON, DOUGLAS T. WHEATLEY E JUSTINIANO.
ROTEIRO E ARGUMENTOS: HOWARD MACKE, J. M. DeMATTEIS, PETER DAVID, JOHN OSTRANDER E KIM YALE.
ORIGEM: EUA
CATEGORIA: EDIÇÃO ESPECIAL
GÊNERO: SUPER-HERÓIS

Aí está! Esta é mais uma das raras edições que vc só encontra aqui no OSQ. THE PUNISHER - JUSTICEIRO ALUCINADO é uma compilação da melhor saga que já li sobre o Justiceiro. Com certeza vc nunca viu este trabalho antes, pois o título e a capa foi desenvolvida por nós, do OSQ, já que esta saga nunca foi publicada no Brasil com a devida valorização. Esta saga foi entitulada originalmente como OVER THE EDGE em 1995, e seus captítulos faziam parte das seguintes revistas periódicas, nesta mesma ordem:

CAPITÃO AMÉRICA | SENTINELA DA LIBERDADE

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


TÍTULO: AS AVENTURAS DO CAPITÃO AMÉRICA | SENTINELA DA LIBERDADE
PUBLICAÇÃO: 1992
EDIÇÃO: 1 A 4
CAPA E ILUSTRAÇÕES: JOSEF RUBINSTEIN
ROTEIRO E ARGUMENTOS: FABIAN NICIEZA E KEVIN MAGUIRE
ORIGEM: EUA
EDITORA: ABRIL
CATEGORIA: MINISSÉRIE
GÊNERO: SUPER-HERÓIS
FORMATO: 17 X 26 CM
PRODUTO: COLORIDO/LOMBADA COM GRAMPOS

Capitão América, como a maioria dos heróis clássicos da Marvel criados na famosa Era de Ouro dos quadrinhos nos EUA, são visualmente (e, alguns, até moralmente) diferentes do que conhecemos hoje. Isso é comum já que, como tudo vai evoluindo, os personagens também vão tendo seu look adaptado para atualidade, para que novas gerações de fãs tenham alguma conexão com personagens antigos. Muitas vezes, as mudanças são bem mais audaciosas e inovam mais que o visual, envolvendo também algumas alterações na personalidade dos personagens, na história de suas origens, entre outras.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

ANTI-HERÓI AMERICANO / AMERICAN SPLENDOR (2003) | CRÍTICA DO FILME

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


NOTA
10

Direção: Shari Springer Berman e Robert Pulcini
Roteiro: Shari Springer Berman,Robert Pulcini
Elenco: Molly Shannon (Stage Actor Joyce), Hope Davis (Joyce Brabner), Paul Giamatti (Harvey Pekar), Robert Pulcini (Bob The Director), James Urbaniak (Robert Crumb), Daniel Tay (Young Harvey)

Desde que postei a lista de Todas as adaptações de quadrinhos para cinema, decidi que assistiria e compraria todos estes filmes (são mais de 200 filmes.. rs). O Anti-Herói Americano estava entre os que eu ainda não havia assistido, então, ontem, acabei alugando este e o Besouro Verde. Eu não esperava grandes coisas do Besouro, mesmo assim foi uma grande decepção. Ao mesmo tempo, eu tinha grandes expectativas para o Anti-Herói e, mesmo assim, este filme me surpreendeu demais! Eu já havia lido e escutado bons elogios sobre este filme, mas não imaginava que seria PERFEITO!

BESOURO VERDE (2011) | CRÍTICA DO FILME

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter



NOTA 4

Direção: Michel Gondry
Roteiro: Seth Rogen
Elenco: David Harbour, Cameron Diaz, Tom Wilkinson, Seth Rogen, Jay Chou (Kato), Edward James Olmos, Christoph Waltz (Chudnofsky)

Não consegui assistir este filme logo na estréia no cinema, como tento fazer com todas as adaptações de quadrinhos para as telonas, mas o aluguei ontem junto com o American Splendor (Anti-herói Americano) para ir tirando o atraso de todas as adaptações que ainda não assisti.

NOVA DC COMICS | LIGA DA JUSTIÇA REVELADA

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter



“Você está escandalizado, desapontado e FURIOSO em ver como a DC estragou o design do seu personagem favorito e apagou décadas de história dos quadrinhos do universo principal? E por que não fazer barulho no maior evento de cultura pop deste ano, onde criadores, artistas e roteiristas aparecem em pessoa, pra mostrar a eles como os fãs – os fãs dos personagens, dos (ainda que levemente mudados) designs, das histórias e personalidades clássicos – realmente se sentem!”

Esta é a convocação que os fãs americanos da DC estão organizando via facebook, para protestar a "NOVA DC COMICS" no maior evento de quadrinhos nos EUA, a COMIC CON 2011, em San Diego. Protesto que é sempre bem previsível quando se mexe em algo valorizado por muita gente (e bota muita nisso).

terça-feira, 5 de julho de 2011

DC VS MARVEL | O CONFLITO DO SÉCULO

Autor: André Alves | Facebook | Twitter

TÍTULO: DC VERSUS MARVEL COMICS | O CONFLITO DO SÉCULO
PUBLICAÇÃO: 1997
EDIÇÃO: 1 A 4
CAPA E ILUSTRAÇÕES: DAN JURGENS E CLÁUDIO CASTELLINI
ROTEIRO E ARGUMENTOS: PETER DAVID E DAN JURGENS
ORIGEM: EUA
EDITORA: ABRIL
CATEGORIA: MINISSÉRIE
GÊNERO: SUPER-HERÓIS
FORMATO: 17 X 26 CM
PRODUTO: COLORIDO/LOMBADA COM GRAMPOS

Bem, como estou falando de confrontos, hoje vou falar de DC VS MARVEL, O Confronto do Século! A história gira em torno de dois deuses irmãos, os quais são os próprios universos DC e Marvel, e que haviam um esquecido do outro. Mas qdo se lembram resolvem que só um universo pode existir e decidem confrontar os dois universos. Então eles mesmo escolheram seus maiores heróis o os colocaram para se enfrentar. O universo que tiver mais vitórias será salvo e o outro destruido. Esta foi a base da hisória que criaram para justificar os confrontos entre Hulk e Superman, Lanterna Verde e Surfista Prateado, etc. Durante a publicidade desta série, fizeram uma enquete e o resultado dos confrontos foram decididos pelo público. Dos confrontos mais esperados estavam:

SESSÃO CHARGES & TIRAS | BIRY



CURTA MAIS TRAMPOS DO BIRY EM SUA PÁGINA OFICIAL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...