sábado, 19 de março de 2011

ELEKTRA ASSASSINA

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter




TÍTULO: ELEKTRA ASSASSINA
PUBLICAÇÃO: 2005
EDIÇÃO: ÚNICA
CAPA E ILUSTRAÇÕES: BILL SIENKIEWICZ
ROTEIRO E ARGUMENTO: FRANK MILLER
ORIGEM: EUA
LICENCIADOR: MARVEL COMICS
EDITORA: PANINI
CATEGORIA: EDIÇÃO ESPECIAL
GÊNERO: SUPER-HERÓIS
PÁGINAS: 268
FORMATO: 17 X 26 CM
PRODUTO: COLORIDO/LOMBADA QUADRADA

Se algum dia eu fizesse uma lista das melhores hq's do mundo, considerando o nível de qualidade em todos os critérios que envolvem a produção de uma hq, é bem provável que esta seja a número 1, ficando a número 2 a alguns quilômetros de distância. E tenho certeza que qualquer um que entenda um pouco de hq's concordaria comigo. Esta revista é tão boa que fica ridículo comentar. Tudo nela é perfeito. Cada critério, ilustração, roteiro, argumento, criatividade, suspense, interatividade... tudo foi explorado de forma impressionante. Sem contar que é um trabalho feito pelo melhor escritor de quadrinhos do mundo, Frank Miller, ilustrado pelo melhor ilustrador de hq's do mundo, Bill Sienkiewicz. Estando os dois artistas em fase excelente, este é o melhor trabalho de cada um.

Sendo assim, não vou comentar muito sobre a história da revista, para que vc desfrute com prazer cada momento da leitura e julgue por si só. Vou apenas comentar sobre os artistas e a personagem:



  • FRANK MILLER - Hoje ele é famosíssimo. Suas histórias estão nos filmes e seu nome nos holofotes. Porém, na época em que criou a personagem Elektra, ele não era considerado nada. E, mesmo sendo um zé-ninguém, fez desse personagem um ícone dos quadrinhos e todos os outros personagens que envolvem sua história subiram de categoria no conceito do público (Demolidor, Mercenário, Foggy, etc). A personagem ficou tão alvorossada pelos fãs que, mesmo a história da sua morte ficou famosa. Elektra surge, Elektra morre, Elektra ressussita e volta a ativa. Na história de Elektra Assassina, Frank Miller se prende apenas a rotina da personagem, longe de seu "namoradinho" Demolidor. Como ela vive, como ela trabalha, como é sua rotina. Como a personagem é de sua autoria, já é aprovada pelos fãs, o artista teve total liberdade para viajar geraaal na idéia, sem medo de ser feliz. Isso é muito raro nas hq's, sendo que dificilmente os escritores escrevem sobre seus personagens. Sempre há um limite, respeitando a autoria e condições dos personagens criados por outros artistas (normalmente, todos de Stan Lee.. rs). Esse não foi o caso. Frank Miller já havia explorado um pouco sua liberdade na vida de Elektra nas histórias do Demolidor, e dedicou este projeto para realmente arregaçar com as barreiras e limites das hq's, com liberdade máxima de criatividade. Esta revista já foi publicada e republicada várias vezes, e sempre vende muito, pois é artigo impressindível em qualquer prateleira.

  • BILL SIENKIEWICZ - O talento deste cara sempre foi fenomenal. Seu traço, estilo, arte final, pintura.. tudo é acima da média. Mas o destaque que dou para ele é sua criatividade em montar as imagens. Se não me engano, ele foi pioneiro em juntar recortes, com objetos, com fotos, com ilustração, compondo a mesma imagem para páginas de hq's. Eu já havia visto isso em quadros e outras obras de arte, mas em hq's, ele foi o primeiro que vi fazer. E, para mim, é isso que fez dele o melhor do mundo nesse ramo. E como o roteiro de Elektra Assassina já era pirado, nada mais coerente que convidar um artista meio pirado também para ilustrar o projeto. O trabalho ficou ANIMAL (em todos os sentidos da palavra). Ficou impresssionante, agressivo, fora dos padrões convencionais, assim como foi planejado. Imagem não há muito o que falar. Basta ver. Mas o resultado se tornou a melhor parceria entre roteirista/ilustrador que já vi. Parceria que voltou a se repetir em outros projetos, todos com muito sucesso.

Embora esta seja não só uma hq, mas um artigo de arte e, sendo assim, pouca gente entende, vale a pena comprar, ler, indicar.

2 comentários:

  1. Para mim é uma hq que não me prende, boba e a historia da sono tenho ela aqui em casa e nunca consegui termina só gosto do desenho

    ResponderExcluir
  2. Um verdadeiro clássico, cada página é uma obra de arte. Um hq com história e personagens marcantes. Nele você pode mergulhar e compreender o mundo de Elektra Natchios. Sensibilidade e uma pitada de loucura são requisitos para entender e se deliciar com essa obra prima. Elektra Assassina, show d+!!!

    Sérgio Fonseca

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...