domingo, 18 de março de 2012

RECRUTA ZERO, HAGAR E OUTROS CLÁSSICOS DE VOLTA ÀS BANCAS

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Quando eu era pivete, eu era do tipo machão, daqueles que tentam aparecer mostrando o quanto são fortes, brincava de lutinha, só curtia filmes de heróis, Schwarzenegger, Stallone, Van Damme, essas coisas. Ou seja, um garoto normal! Por isso, até hoje não sei explicar direito por que eu sempre curti tanto Recruta Zero, que é um soldado raso, vagabundo, relaxado, preguiçoso, sem habilidade nenhuma. Não tem nenhuma virtude heróica e suas tiras se caracterizam por estar sempre sendo cobrado e perseguido pelo Sargento Tainha. Porém, de alguma forma, sempre achei deveras engraçadas suas tiras. O estilo do cartum, as idéias simples... sei lá.


E, fugindo de todos os padrões fisiculturistas possíveis, com uma inteligência pouco admirável, o gordinho grotesco Hagar também sempre me arrancou umas risadas. Talvez seja exatamente este visual atípico... Talvez, a contradição de adaptar realidades cotidianas atuais em um personagem de eras antigas seja o motivo da graça.


De qualquer forma, sou fã de tudo que me faça rir, e a verdade é que estes personagens e suas tiras são clássicos pois são realmente muito divertidos! Uma leitura leve, que está de volta às bancas do Brasil pela Pixel, reunindo as melhores tiras destes e muitos outros personagens americanos, por um preço bem camarada. Vale a pena comprar (nas bancas, ou pela web na Loja Singular).

E, para este lançamento, Mort Walker (criador do Recruta Zero) concedeu uma entrevista ao Blog Coquetel, a qual você confere abaixo:


Poderia nos dizer qual autor de quadrinhos da nova geração você mais gosta?
O autor da nova tira em quadrinhos, "Zits", é muito bom! Ele vem com ideias que inspiram seu artista a fazer desenhos incomuns que são hilariantes.

Nos dias de hoje, você acredita que os homens continuam a passar pelas mesmas situações do Recruta Zero?
Acho que os homens sofrem há anos com as mesmas situações que o Recruta costuma passar: receber ordens de chefes difíceis e durões, tramar esquemas para sair do trabalho, cair no sono durante a jornada profissional, além da sensação de não ter controle sobre sua própria vida. Tenho certeza que eles vão continuar sofrendo com essas coisas para sempre.

Alguma novidade sua ou do seu filho para novos quadrinhos?
Três dos meus filhos trabalham para mim, desenhando e escrevendo ideias. Todos eles também possuem projetos paralelos e diferentes. Um deles, o Brian, por exemplo, faz exposições de desenhos animados em todo o mundo e já escreveu cerca de 40 livros sobre quadrinhos. Hoje é considerado como a maior autoridade em HQ dos Estados Unidos.

Você acha que as HQs poderiam mudar o ponto de vista das pessoas, especialmente os de conteúdo irônico?
Eu acho que tudo o que as pessoas fazem acaba influenciando a vida delas, seja para o lado bom ou ruim. Eu tento inserir mensagens positivas nas minhas tiras para ajudar as pessoas a conviver melhor uns com os outros e apreciar mais a vida. Meus fãs costumam dizer que riem do meu trabalho e eu acho que o riso tem um efeito muito positivo sobre a mente e o corpo.


Mort Walker é desenhista americano, nascido em 1933, e criador dos personagens Recruta Zero e Hi&Lois, seus personagens mais famosos. Hoje é considerado um ícones em HQs do mundo.

Baixe wallpapers do Recruta Zero e outros. 


Um comentário:

  1. Gostaria de comprar o Recruta Zero nº 03 da Pixel, como faço por gentileza me oriente.
    grato
    Reinaldo Moraes ( rodrigues.1953@uol.com.br)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...