domingo, 30 de setembro de 2012

LANÇAMENTO 20.000 LÉGUAS SUBMARINAS COM WILL

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


TÍTULO: 20.000 LÉGUAS SUBMARINAS EM QUADRINHOS
PUBLICAÇÃO: 2012
EDIÇÃO: ÚNICA
TEXTOS: JOÃO MARCOS
CAPA E ILUSTRAÇÕES: WILL
ORIGEM: BRASIL
EDITORA: NEMO
CATEGORIA: EDIÇÃO ESPECIAL
GÊNERO: AVENTURA
PÁGINAS: 68
FORMATO: 20 X 28 CM
PRODUTO: COLORIDO/LOMBADA QUADRADA

Lançado na Bienal do Livro, depois na Comix, agora 20.000 Léguas Submarinas em Quadrinhos foi lançado na Livraria HQMIX. Como o escritor João Marcos mora em outro estado, apenas o ilustrador Will esteve autografando. Como não pude comparecer nos dois primeiros lançamentos, desta vez fui prestigiar meu camarada.


O frio assustou um pouco o público, mas em lançamentos de bons artistas a galera sempre aparece para conferir. Hermanos como Daniel Esteves, André Diniz, Floreal, Renato Lebeau, entre outros compareceram e, com essa galera reunida, é sempre divertido.


Quanto ao álbum, a capa é maravilhosa. Muito bonita, com cores bem vivas, bela ilustração, ao vivo chama atenção mesmo. Enquanto conversávamos, fui folheando o álbum e percebi que há pouco texto, pouco baloezinhos, bem dinâmico e, assim, mesmo com 68 páginas a leitura poderia ser bem rápida. Achei isso uma vantagem pra mim pois, como comentei com o André Diniz (e ele concordou comigo), estou numa fase extremamente corrida, tempo curto, só estou investindo nas curtas leituras, já que só começo uma leitura na certeza de que conseguirei finaliza-la sem interrupções, no mesmo dia, assim como assisto um filme.


Animado, comecei a ler o álbum na volta para casa. Curti o entretenimento. É uma aventura divertida, o texto flui facilmente (mérito para o João Marcos), o mistério vai se desenvolvendo e dá vontade de continuar até o fim. Poderia até ter um drama maior em algumas cenas submarinas, umas exageradas visuais mais extravagantes. Como é uma adaptação de Júlio Verne, senti bastante falta de um making of no álbum, com os autores explicando suas versões, como chegaram neste resultado, alguns skechs. Mas, no geral, ficou bem bacana.

Quanto a fidelidade, já adianto que não li a obra original de Júlio Verne, então não tenho base de comparação. Mas, já que o original tem mais de 400 páginas só de texto, fica evidente que a intenção da editora e dos autores não foi criar uma adaptação extremamente fiel em todos os detalhes do original. Logo, não faz diferença se você conhece o original ou não, a leitura é bem válida.


Apenas um adendo: Um dia anterior, na sexta, estive na HQMIX e já havia dado uma olhada neste álbum. A primeira coisa que me chamou atenção foi que, quando abri, fiquei decepcionado com o papel em que o miolo foi impresso. Os outros álbuns da Nemo ilustrados pelo Will (Ciranca Coraci e O Senhor das Histórias) foram impressos em couchê brilhante, o que faz as cores ficarem extremamente vivas, o que é o ideal para as ilustrações do Will, que são sempre ricas na variedade de cores. Neste 20.000 Léguas Submarinas o miolo é, talvez, um sulfite um pouco mais grosso, as cores perderam um pouco a vida e, num álbum como este, com imagens do oceano, animais marinhos, riquesas submarinas... este pequeno detalhe ficou evidente. Peninha. Mas este é um adendo de um ilustrador, designer gráfico, que trabalhou anos numa editora.. o material impresso é a primeira coisa que noto naturalmente, mas é óbvio que isso não estraga em nada a leitura e a curtição da história.

E, outro adendo: Tanto este álbum é uma adaptação livre dos autores, que já é certo que haverá uma continuação desta aventura submarina Não é a toa que ficou um gostinho de "quero mais" no final. Enjoy.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...