sábado, 19 de março de 2011

WOLVERINE | O MELHOR DOS MELHORES

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter




TÍTULO: WOLVERINE
PUBLICAÇÃO: 1999
EDIÇÃO: 91
ROTEIRO E ARGUMENTO: TOM DEFALCO
ILUSTRAÇÃO: DENYS COWAN
ARTE-FINAL: BILL SIENKIEWICZ
ORIGEM: EUA
LICENCIADOR: MARVEL COMICS
EDITORA: ABRIL
CATEGORIA: REVISTA PERIÓDICA
GÊNERO: SUPER-HERÓIS
PÁGINAS: 84
FORMATO: 13,5 X 29 CM
PRODUTO: COLORIDO/LOMBADA COM GRAMPOS

Se vc não sabe nada sobre Wolverine, se vc não manja muito de sua fase sem adamantium (após Magneto arrancá-los de seu corpo), ou se vc não entende muito bem o carater e o perfil psicológico deste personagem, essa é a melhor revista para compreender tudo isso.

Quando Wolverine foi lançado na revista Hulk, ed. 181, ele era apenas um baixinho arretado, doido para entrar numa briga. Depois foi apresentado por Chris Clarremont e Frank Miller como um samurai frustrado em sua saga no Japão, na saga Eu, Wolverine, publicada originalmente em 1982. Durante sua revista solo foi sendo apresentado como um cara misterioso com passado nebuloso. Com tudo isso latente, Wolverine foi obrigado a se tornar um personagem melancólico, devido a tantas tragédias que os roteiristas o obrigaram a suportar. Mesmo assim, durante todas estas fases, Wolverine sempre foi o melhor no que faz, e nenhum roteirista tirou isso dele. Até que ele passa por sua maior tragédia, quando enfrenta Magneto e (finalmente) Magneto dá um basta nesta disputa e arranca de vez o adamantium do corpo de Wolverine. Só então descobrimos que, na verdade, ele já possuía garras que eram extensões de seus ossos. De repente, todas as nossas certezas se vão e surgem as diversas dúvidas: Vai voltar o adamantium? Ele vai tirar férias de ser herói? Ele vai começar a apanhar mais? O que se passa pela cabeça dele? Wolverine continuará sendo o melhor no que faz???



Poisé. Com esta história simples, curta, Tom DeFalco responde tudo isso e muito mais.


O leitor, logo na abertura da história, já leva o impacto da porrada da primeira cena. Wolverine arregaçado, aprisionado, claramente sem chances de escapatória. Aos poucos, ele próprio (Wolverine) vai narrando a história e o personagem em primeira pessoa. Enquando Wolverine avalia a si mesmo e a situação que se encontra, o leitor vai interagindo com a realidade do personagem e se interando de suas possibilidades, limitações e capacidades de forma muito íntima.

Eu não vou contar nada da história, mas vale moooito a leitura. Fora que, independente das ilustrações terem sido feitas por Denys Cowan, a arte final é de BILL SIENKIEWICZ!!! Precisa dizer mais? Infelismente, a capa é de outro artista. A editora Abril fez uma gambiarra e colocou a história de uma edição com a capa de outra edição da revista original americana. Mas passa.

Só para vc ter uma noção de quão boa é essa história: eu passei na banca e vi esta revistinha. Como sempre, folheio e avalio os desenhos antes de comprar (pois ninguém tem grana para comprar todas!). O desenho é perfeito, logo comprei. Não me lembro onde li, mas lembro que fiquei muito impressionado com a qualidade do roteiro e o quanto é envolvente. E, para provar que hq's do Wolverine eram coisa de gente grande, pedi para uma moça que conheci ler a história. Detalhe: a moça odiava heróis, odiava hq's e nem pensava em ler nada disso, nunca. Demorei um bocado para convencê-la a ler, mas consegui (fizemos uma troca, eu tive que ler um livro dela - horrível). Sem brincadeira, ela leu, eu pedia revista de volta, ele me pediu para ficar mais 1 semana para ler denovo pois tinha gostado muito. Depois me pediu outra revista, eu dei minissérie de Gambit (que mulher não curte Gambit?)... aí ela se apaixonou de vez. Desde então, ela assiste todos os filmes de heróis que lançam, e sempre dá atenção quando ouve falar em quadrinhos. Ela não chegou a ficar fã a ponto de comprar, mas só o respeito adquirido já valeu o esforço. A revista do Gambit ela chegou a roubar mesmo. Eu tive que fuçar escondido o armário dela para reaver a revista, uma das vezes que a visitei.







No final das contas, o melhor desta história, além do roteiro e dos desenhos é que, de uma forma muito simples, mostra o porque Wolverine é o melhor no que faz, se tornando o melhor dos melhores, mesmo sem o adamantium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...