segunda-feira, 17 de setembro de 2012

COPA 2014 | MEU MANIFESTO QUANTO A IDENTIDADE VISUAL

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Como todo brasileiro, fiquei animadíssimo quando foi anunciado que a Copa 2014 será no Brasil, já que é o "país do futebol", já que não ganhamos a última Copa 1950 em casa, etc. Mas, como artista visual, minhas expectativas foram ainda mais longe, além do futebol, pois já previ um Programa de Identidade Visual (PIV) magnífico para este mega evento, um logo super bacana, um mascote inspirador, já que nosso país, não só no futebol, também possui diversos dos melhores profissionais do universo no ramo da propaganda, design, ilustração.

Até eu fiquei inspirado quando vi a apresentação oficial do Lula, emocionado, representando o Brasil como provável sede da Copa 2014 entre outros países, com um filme muito bonito do nosso belo país.





Logo reparei que diversas empresas começaram a contratar artistas para desenvolverem o PIV desta Copa, na esperança do trabalho cair nas graças dos organizadores, e terem sua empresa veiculada à Copa do Mundo. Embora eu não tenha desenvolvido nenhuma arte, também fiz questão de enviar um email aos organizadores colocando meu trabalho à disposição deste evento.


 



Pouco tempo depois, vi este logo criado para promover as notícias da Copa no Brasil, e curti muito. Lembro de muita gente reclamando da presença da cor vermelha no logo, que foge das cores oficiais do país (verde, amarelo, azul e branco), e eu até concordo. Mas, fora isso, a imagem é bem bonita, solta, lembra nossa bandeira intencionalmente, é clean... ou seja, são vários elogios para apenas um ponto negativo.


De repente, é anunciado o logo oficial da Copa 2014 no Brasil, e haja decepção! Quando vi a imagem daquelas mãos deformadas em forma de taça, de verdade, eu achei que fosse zoeira de algum internauta trolando essa nossa expectativa de ver o logo oficial. Pois os logos criados por empresas não oficiais estavam muito bacanas, e eu esperava, no mínimo, algo melhor. Eu só fui acreditar que aqueles protótipos de mãos eram o logo oficial quando vi o video anunciado para todo o país. Me neguei a acreditar até o último segundo. É a idéia mais óbvia, menos criativa do mundo, para um trabalho tão importante como este. Com certeza, se houvesse um concurso escolar para crianças do primário criando logos para esta Copa, haveriam diversas idéias similares a esta. Fiquei mais espantado ainda quando soube que foi uma criação da Agência África, que eu admiro demais, pois sem que é um trabalho muito aquém do que poderiam desenvolver. Também fiquei sabendo que a agência criou uma camiseta para todos os funcionários com este "logo das mãos" dizendo: "Fui eu quem fiz". Na boa, funcionários, não usem esta camiseta. #VergonhaAlheia.


Foi a primeira vez na vida que curti mais as artes de gozação do logo do que o próprio logo em si. Fiz questão de ir até arquivando as diversas idéias que foram surgindo pois, pela imensa quantidade piadas, fica evidente que eu sou apenas mais um dos insatisfeitos.




Perceba que até os logos das cidades que sediarão esta Copa ficaram melhores, mais elegantes, mais profissionais que o logo oficial da própria Copa. Só o de São Paulo que conseguiu se manter como o pior de todos!



Totalmente desiludido com o logo, depositei minhas esperanças no mascote. Mas, sinceramente, eu nunca cheguei a criar nada, nem um simples esboço de um mascote para esta Copa, pois, na minha opinião, nós já temos pronto, criado e aprovado como o melhor mascote de todos os tempos para uma Copa que o Brasil possa sediar: o PELEZINHO! Nenhuma arte ou personagem pode competir com este personagem. Explicando em miúdos, ele é o Pelé, em forma de mascote! O Pelé é o maior jogador de futebol do universo, assim considerado por todo o mundo, não só pelos Brasileiros. Até hoje está bem, na ativa (mesmo fora dos campos), fora de grandes excândalos, ainda com a carreira homenageada de quando em quando em diversos países e, além destes aspectos profissionais de sua carreira, ele é negro, veio da pobreza, assim como a maioria dos jogadores de futebol e diversos outros profissionais do nosso país e, ainda mais além, só um detalhe que eu não poderia deixar de frizar, mesmo que esta frase continue gigantesca: ELE É BRASILEIRO!!! E olha que nem entro muito no mérito de ser um personagem criado pelo Mauricio de Sousa, outro ícone brasileiro de muito respeito. Foi uma grande pena esta opção ter sido descartada, mesmo sendo perfeita! Para meu entretenimento pessoal, mesmo não sendo aprovado como mascote oficial da copa, o Pelezinho voltou as bancas em 2012. Yes!


Mas nem cheguei a fazer uma matéria crítica sobre isso antes, pois havia um certo alívio em saber que, se o Pelezinho foi recusado, algo realmente grandioso estaria por vir. E, se não chegasse a ser "grandioso", ao menos a arte teria um personagem e um design muito bacana para curtirmos. E fiquei no aguardo ansioso.

É certo que a falta de organização nos preparativos principais desta Copa estão envergonhando faz tempo, com estádios atrasados, politicagem e burocracia devorando tudo, o mestre Romário desiludido... mas, conhecendo meu país, tudo isso eu já esperava. O que eu NÃO esperava é que nem um simples desenho para o mascote da Copa nos desagradaria tanto, já que, como disse antes, não faltam artistas e prováveis personagens interessantes para produzirmos este trabalho de forma inspiradora para todo o Brasil.

Sério mesmo, se não aprovaram o Pelezinho e o Saci é originário da Argentina, temos outros grandes símbolos de conhecimento do povo brasileiro como o papagaio e o próprio café que poderiam ser usados de forma inteligente como mascote. Escolher um tatu??? É óbvio que o tatu pode estar em extinção e tem seus diversos motivos (como vários outros animais), mas o MASCOTE deve ser um símbolo que o povo reconheça... que brasileiro entende de tatus??? Que brasileiro vai para o exterior e, na hora de falar sobre o nosso país, comenta sobre tatus??? Não entro em méritos sobre certo e errado (acho que isso nem existe), mas que a escolha deste animal foi ESTRANHA para nos representar, sim ela foi.


Agora, eu entro no aspecto artístico da imagem, o layout do tatu... é até difícil dizer pois, como eu já trabalhei em agências e outras empresas fazendo estes serviços, eu sei que a decisão do resultado final quase nunca é do artista. E, principalmente neste ultra-mega-evento, a decisão final jamais ficaria em poder do desenhista. Então, embora o desenho esteja bonito, fofinho, etc (méritos ao artista que nem sei quem é), ele tem elementos estranhos em sua funcionalidade para seu propósito como "mascote de um evento de futebol". Há desenhos deste mascote jogando futebol, mas eu não consigo vê-lo de forma ágil, driblando adversários com velocidade, fazendo malabarismos... esta casca estranha na cabeça e nas costas dele me parece que o deixam rígido, travado. E, nesta mesma casca, conseguiram arrancar a maior marca visual do Brasil pelo mundo afora: o VERDE E AMARELO!!! Como assim, casca azul??? Nem uniforme opcional da seleção brasileira tem essa combinação de azul com amarelo. Ou
e verde/amarelo ou azul/branco! Sei lá... como eu disse, não dá para culpar o artista, mas quem decidiu estes "detalhes" da imagem não manja nada de mascotes, nada de futebol, e muito menos de Brasil.

Sério mesmo, já que é para fazer um tatu, ok. Mas faça direito! Vejam este desenho da Disney e me digam se este tatu pintado de verde/amarelo já não seria mil vezes melhor que o tatu escolhido:



Segue abaixo alguns dos outros trabalhos que ficariam bem melhor que este tatu escolhido, ou que "as mãos na taça". O meu preferido é o trabalho inspirado na obra de Tarsila do Amaral, Abaporu de 1928, hoje um dos quadros mais valorizados do Brasil. Além do personagem ser um neguinho pobre (bem ou mal, é um símbolo de nosso país) também porque ele não homenageou o atacante, e sim goleiro, o principal integrante do time, mas que é sempre pouco valorizado.







Apesar da minha tremenda insatisfação e desânimo com o logo e o tatu da copa, fiquei feliz com a Brazuca, a bola oficial escolhida para o evento. Tanto o nome quanto o design de apresentação ficaram bacanas.


E, apesar dos atrasos dos estádios da copa, é de se admirar o projeto arquitetônico deles. Alguns, se saírem como no layout inicial, tenho até vontade de visitar a cidade só para conhecer o estádio. Gostei bem mais dos estádios da África do Sul, mas segue abaixo os projetos que mais curti no Brasil:

Arena das Dunas | Natal (RN)
Corinthians (Itaquerão) | São Paulo (SP)
José Pinheiro Borda (Beira do Rio) | Porto Alegre (RS)
Mané Garrincha | Braslília (DF)
Octávio Mangabeira (Fonte Nova) | Salvador (BA)
Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) | Belém (PA)
Palestra Itália | São Paulo (SP)
Estádio do Arruda | Recife (PE)
Arena da Gávia | Rio de Janeiro (RJ)
Estádio Orlando Scarpelli (Arena Florianópolis) | Florianópolis (SC
Estádio Moisés Lucarelli (Arena Pone Preta) | Campinas (SP)
Estádio Vivaldo Lima | Manaus (AM)

E é isso. Como artista, fiquei meio entalado com estas decisões do PIV da Copa 2014, e precisava desabafar em algum momento, para não passar mal mais tarde. Apesar de parecer um simples desenho, a Copa é um dos eventos mais importantes do mundo, que torna o país sede o mais visível e importante durante o evento e, de acordo com esta representatividade, o país pode usufruir de diversos benefícios posteriores ao evento, ou não. Por isso, cada aspecto desta publicidade é extremamente importante, pois não é de futebol que estamos falando, e sim de negócios. É sempre triste perceber que nenhuma pessoa, nenhuma arte, instituição, lógica ou bom senso vencem a burocracia e politicagem no nosso país. Por maus motivos, sempre ficamos com o pior, ou com o menos melhor.

Um comentário:

  1. Eu acho que escolheram os piores logos possíveis, e a sensação geral foi essa:

    http://brgag.com.br/simbolo-da-copa-tudo-a-ver/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...