segunda-feira, 21 de março de 2011

AS TARTARUGAS NINJA | GRAPHIC NOVEL

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter




PUBLICAÇÃO: 1990
EDIÇÃO: ÚNICA
CAPA, ROTEIRO, ILUSTRAÇÃO E ARGUMENTO: KEVIN EASTMAN E PETER ALAN LAIRD
ORIGEM: EUA
LICENCIADOR: MIRAGE STUDIOS
EDITORA: SAMPA
CATEGORIA: GRAPHIC NOVEL
GÊNERO: SUPER-HERÓIS
PÁGINAS: 124
FORMATO: 20,5 X 27,5 CM
PRODUTO: COLORIDO/LOMBADA QUADRADA

Totalmente inspirados na nova sensação Frank Miller a frente do Demolidor, Kevin Eastman e Peter Alan Laird criam uma mistura de Elektra, animais e produtos radiativos: As Tartarugas Ninjas! Na época (1984) foi um sucesso absoluto. Começaram com uma série de hq's, mas logo os personagens viraram desenho animado e, mais tarde, filme de cinema. Os filmes chegaram no Brasil, o desenho animado chegou no Brasil mas, infelismente, as hq's não chegaram no Brasil. Aqui chegou apenas esta relíquia postada, uma encadernação de algumas histórias da série, incluindo a primeira história, contando a origem das Tartarugas.


O ponto positivo desta Graphic Novel é que, ao contrário da série original, ela é colorida. Fora isso, tudo dá raiva. Pois as histórias são tão boas e tão bem ilustradas que, enquanto vc lê, vai crescendo sua angústia ao saber que é só esta hq que vc poderá desfrutar, sem nenhuma sequência. Grande vacilada. Ou seja, a falta de outras hq's com as histórias originais da série, tornam esta em particular, uma raridade obrigatória para coleção.

A história, embora bastante inspirada no Demolidor, é muito legal. A primeira história é demais. Lembro que, a primeira vez que li, folheava as páginas vidrado nas as ilustrações e ansioso pela conclusão da trama. Já li várias vezes e sempre tem o mesmo efeito. Talvez eu tenha me impressionado mais pois, na época eu conheci primeiro o desenho animado, bem infantil, sem nenhuma agressividade, feito para as crianças da época. Já a hq é sanguinária total, bem agressiva, com um nível de realismo bem mais elevado, bem estilo Frank Miller. Talvez este contraste tenha caracterizado o impacto que tive com a revista, mas isso não tira sua qualidade. Se achar para comprar, não perca a chance.

Sobre esta revista, tenho 2 histórias interessantes:

  1. Quando tinha uns 10 anos, ganhei esta revista de meu primo. Ele jogava fora tudo que ficava velho e, as coisas que tinham a ver com desenho, ele me dava (já que eu estava aprendendo a desenhar). Porém, o fato de ele jogar fora coisas por ficarem velhas, me fizeram não valorizar as as revistas em si. Então eu pegava as revistas que ele me dava, RECORTAVA as ilustrações que eu gostava, colava em papel contact, e fazia adesivos. Esta minha revista das Tartarugas Ninjas está toda picada... rs. Totalmente sem noção! A medida que fui crescendo, fui descobrindo o valor das hq's, e percebi a cagada que havia feito com esta e com outras revistas. Graças a Deus esta hq não é tão difícil assim de encontrar, e acabei achando uma em excelentes condições numa banca de antiguidades e comprei. Mas até hoje guardo aquela toda picada, já que ninguém vai querer mesmo.. rs.

  2. Como todo muleke, eu tinha minha Tartaruga preferida nos desenhos animados: o Donatello. E aqui vai uma confissão: eu aprendi a manusear a mesma arma que Donatello, inspirado pela hq e pelo desenho. Comecei com cabos de vassoura (que, quando era pequeno, tinham o tamanho e peso ideal) e, hoje, tenho um bastão sob medida. Após mais de 10 anos de treino, acabei ficando fera nisso. Ninja!

3 comentários:

  1. Eu tive uma que comprei num sebo, mas aí comprei ela novamente em 2009. :) É muito boa e acho que só no Brasil temos ela em cores. Fora que tenho ela em PB também!

    ResponderExcluir
  2. Sem chance de tu escanear e postar essa novel, bicho?

    ResponderExcluir
  3. Cara, nem preciso. Esta hq, como disse no post, é um resumo compacto da série mensal americana. Neste blog abaixo, o hermano fez o favor de escanear e traduzir quase todas as edições americanas originais das Tartarugas Ninjas, incluindo as histórias desta edição brasileira. Entra neste endereço e dá uma fuçada lá que vc acha tudo:

    metallmilitia.blogspot.com

    Abraço!
    Rubens Junior

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...