quinta-feira, 3 de março de 2011

PANTERA NEGRA | EDITORA GLOBO

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter





TÍTULO: PANTERA NEGRA
PUBLICAÇÃO: ED. 01 EM DEZ. 1990 / ED. 02 EM JAN. 1991
EDIÇÃO: 1 E 2
CAPA E ILUSTRAÇÃO: DENYS COWAN
ROTEIRO E ARGUMENTO: PETER GILLIS
ORIGEM: EUA
LICENCIADOR: MARVEL COMICS
EDITORA: GLOBO
CATEGORIA: EDIÇÃO ESPECIAL
GÊNERO: SUPER-HERÓIS
PÁGINAS: 52 (CADA EDIÇÃO)
FORMATO: 13,5 X 19 CM
PRODUTO: COLORIDO/LOMBADA COM GRAMPOS

Pantera Negra é um dos personagens que mais gosto. Primeiro, obviamente, pelo seu nome e visual sombrio. Depois, por ser humano e conquistar sua inteligência, força e habilidades com puro esforço. E, por último, por toda a essência que envolve sua história. Ele é rei de uma nação que é o sonho de todas as nações: habitam em uma natureza rica em elementos essenciais para vida e para tecnologia, e a usam para viver em harmonia com este ambiente, onde seus habitantes (e, principalmente, seu rei) não são corrompidos pelo poder. Ao contrário, usam todo seu conhecimento para protegerem sua terra e sua cultura social. Ninja! É o principal motivo pelo qual curto este personagem. Eles criaram uma nação perfeita no mundo, e um personagem para defender esta nação.


Só com base nestes princípios, é possível criar uma infinidade de roteiros interessantes, baseados em guerras entre esta nação e o resto do mundo, tentando usurpar suas riquesas. Ou seja, roteiros cheios de fundamentos verdadeiros, visíveis no mundo em que vivemos.

Porém, quando este personagem foi lançado nos EUA, suas primeiras histórias eram surreais demais, com Pantera Negra lutando contra inimigos estranhos, monstros, totalmente fora da realidade. Talvez seja por isso que, até onde eu saiba, nunca foram publicadas suas revistas solo. Nisso, ele só aparecia no Brasil quando era inserido nas aventuras do Quarteto Fantástico e outros heróis mais conhecidos, ou raramente quando veiculavam alguma aventura solo na revista Superaventuras Marvel.

A revista deste post é uma edição especial, originalmente lançada em 4 volumes, enquanto rolava a série solo do herói nos EUA. A história não é tão boa, não curti muito. Mas é a primeira referência solo que chegou no Brasil.

Hoje, após uma remodelação impecável do personagem, numa série limitada desenhada por John Romita Jr. (que breve eu posto no OSQ), ele e suas aventuras se baseiam exatamente no que narrei no começo do post. Tanto deu certo, que Pantera Negra ganhou novas revistas solo (publicadas no Brasil) e, inclusive, sua edição especial de re-origem ganhou até desenho animado, ilustrados no exato estilo de John Romita Jr! Tanto a hq quanto a animação são muito bons.

Mas, enquanto não posto esta nova e atual fase do Pantera Negra, vcs ficam com esta relíquia em 2 edições. Abraço!

Um comentário:

  1. Claro q é uma história boa! Tem a supremacia racial e ele lutando contra isso, ainda q um maluco rouba seu poder e causa a maior bagunça, aumentando ainda mais a pressão do apartheid. Tem toda uma crítica dessa época aí, pô é uma história excelente! O negócio é que deve ser lido após o vol. 3 q conta a origem do personagem

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...