sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

KINGCON | 1 SEMANA EM QUADRINHOS NO 1º EVENTO DO SITE OMELETE

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


O Omelete, em parceria com a loja Fnac, promoveu o primeiro evento do site para o público. E não fez nada feio! A KingCon foi uma festa que durou 1 semana e celebrou a cultura pop, com foco nas histórias em quadrinhos. De 24 a 30 de outubro, na Fnac Paulista, houve debates, workshops, sessões de autógrafos e outras diversas atividades. Como o evento foi em São Paulo com início no final da tarde, consegui comparecer em quase todos os dias e me diverti muito. Com o evento fotografado e filmado, confira abaixo os detalhes de cada dia da programação! 


O espaço de eventos da Fnac Paulista é um lugar aconchegante, ao lado da lanchonete. Isso também é interessante pois o movimento da lanchonete sendo atraído ao evento. A maioria das atividades da programação comportou o público nos assentos, mas algumas atividades realmente atraíram um público muito maior, que se aglomerava entre o espaço de eventos e o espaço da lanchonete. Um rebuliço positivo já que tudo atraía aos quadrinhos.


Para aqueles que, devido a aglomeração, não conseguiam se aproximar para assistir a programação, havia uma area externa improvisada, com sofás, tapete e uma tv, onde eram transmitidas as atividades ao vivo.


Especialmente para este evento, a Fnac organizou uma mesa com diversas hqs dos artistas convidados durante a semana, e de outros autores brasileiros. Foi um bom chamariz para o pessoal que passeava pela Fnac e não conhecia tais hqs, desconhecia o evento e, devido a esta iniciativa, acabava adquirindo as hqs também.





Segunda, 24/10

  • 18h - Coquetel de abertura.
  • 19h30 - Eu Também Curto Quadrinhos! - O fotógrafo J.R. Duran (@jotaerreduran), o produtor musical Carlos Eduardo Miranda (@minimundomini), o comediante Danilo Gentili (@DaniloGentili) e o apresentador e músico Chuck Hipolitho (@ChuckHipolitho) conversaram sobre a influência das histórias em quadrinhos em seus trabalhos. Pra quem achava que iria rir muito com o Gentili, é porque ainda não conhecia o Miranda, que arrancou diversas gargalhadas do público com sua própria personalidade.
  • 21h - Sessão de autógrafos.



Terça, 25/10

  • 18h - Editores em Perigo - Os editores nacionais defrontam-se com o cartunista (e adolescente irritante) João Montanaro sobre o mercado brasileiro de quadrinhos. Na minha opinião foi um dos melhores momentos do evento. Embora o público geral não tenha se interessado muito por este programa, foi o momento ideal para profissionais questionarem o maior complicador de publicações de hqs no Brasil: as editoras.

  • 19h30 - Momento com Rafael Grampá, onde ele falou sobre os projetos da adaptação de Mesmo Delivery para o cinema. Demais foi quando um rapper surgiu para fazer perguntas, e resolveram abrir espaço para ele mostrar seu talento, e o cara mandou bem.



Quarta, 26/10

  • 17h30 - Workshop Roteiro para Quadrinhos com André Diniz, da Quanta Academia de Artes. Com o público separado em mesas, André apresentou as noções básicas para composição de roteiro e a galera pôde por a mão na massa, numa atividade interessante: Numa folha com 6 quadrinhos, cada integrante da mesa criava a história apenas em 1 quadrinho, um continuando a história do outro. Excelente exercício para estimular a criatividade, improvisação e trabalho em equipe.


  • 19h30 - Bate-papo: Farmacologia do Diabo com Lourenço Mutarelli. Escritor, ilustrador e quadrinista, o mestre estava lá. Mutarelli comentou, principalmente, sobre a dificuldade de ser bem remunerado trabalhando com quadrinhos no Brasil, e apresentou o melhor exemplo que já ouvi sobre o assunto: Convidado para palestrar numa faculdade, por coincidência, houveram dois convites, um para palestrar sobre quadrinhos e, na outra semana, outra turma da faculdade o convidou para falar sobre literatura. Na semana de quadrinhos, foi hospedado num hotel de baixo nível, a carona era num carro velho, e o salário foi simbólico. Na semana que falaria sobre literatura (para outra turma da mesma faculdade), o hotel era de alto nível, a carona num carro importado, e o cachê era de respeito. Independente das opiniões, esta é nossa realidade hoje. Após o programa, Mutarelli, numa simpatia incomparável, atendeu e autografou para todos que solicitaram. A Fnac fechou, o pessoal do Omelete foi embora, o pessoal da foto e video também foi para casa, e Mutarelli permaneceu sorridente, diante de uma fila inacabável de fãs. Eu já havia me despedido dele mas, impressionado com sua atitude, fiz questão de acompanhar meu camarada até o final, lá pelas 23h, após atender a todos. Eu estava acompanhado, assim como ele, acabamos conversando mais, sobre assuntos mais descontraídos e a noite foi ótima. Consideração é uma bela virtude.


Quinta, 27/10

19h - Gravação do OmeleTV ao vivo, com Carina Toledo, Érico Borgo, Marcelo Forlani e Marcelo Hessel!!! Quadros com a participação do público: 

  • Fala Troll - onde o público pôde reclamar sobre o que quis à galera do Omelete! Acabou não rolando muito pois, em frente às câmeras, ao vivo, rodeados de gente, todos ficaram um pouco intimidados para se pronunciarem.
  • Teste de conhecimento Nerd - Foram feitas algumas perguntas para o público (sobre Blade Runner, RPG, desenhos animados, videogame, etc) e, aqueles que acertassem, participariam do programa OmeleTV ao vivo. Houve mais uma sessão de desempates num concurso básico de Street Fighter. Com tudo isso, só uma coisa ficou evidente: NÃO SE FAZEM MAIS NERDS COMO ANTIGAMENTE. A maioria não sabia nada de nada. Nenhum dos participantes sabia soltar nem um Hadouken. Foi vergonhoso, para o público.
  • Concurso de Cospobre - A melhor (ou seria pior?) fantasia feita com o que o público tinha de porcaria em casa ou em qualquer lugar com até 10 reais ganhou bonecos de Jason Voorhes e Freddy Krueger oferecidos pela PiziiToys! Esse sim foi um programa divertido. A Fnac inteira parou para gargalhar com as fantasias. TInha de tudo! Gente enrolada em papel higiênico, roupa suja, rasgada, picotada.. foi hilário!
Mas todo este dia foi muito engraçado. Realmente valeu a pena comparecer. Como havia muita gente (e eu não suporto aglomeração) assisti pela tv na sala ao lado com mais dezenas de pessoasl. Todos se divertiram demais. Fazia tempo que não ria tanto.



Sexta, 28/10

  • 17h30 - Workshop de Anatomia Dinâmica para HQ com Renato Guedes, da Quanta Academia de Artes. Outra aula interessante. Só apreciar as artes do Renato já vale o ingresso. Assim como no workshop de roteiro com André Diniz, o público pôde, além de ouvir, ilustrar e receber dicas práticas do próprio palestrante. Ótimo para ilustradores iniciantes.

  • 19h30 - O Que Aconteceu Com o Quadrinista Brasileiro? - Fábio Moon e Gabriel Bá, Rafael Grampá, Gustavo Duarte e Marcelo Braga falaram sobre sexo, White Russians e rock and roll e, quadrinhos que é bom, até que falaram também.
  • 21h - Coquetel e sessão de autógrafos.



Sábado, 29/10

  • 15h - Os Caçadores de Morcego: O Batman poderia existir de verdade? Atletas especializados em diversas modalidades de esportes debateram com o Omelete se um super-herói como o Homem-Morcego seria possível na vida real.
  • 17h - Desafio do Super-Herói Brasileiro - Três artistas, dois habituados a trabalhar com a Marvel e DC e outras editoras dos EUA, e um conhecido pelo trabalho autoral e independente, dão sua versão (alguns a contragosto) do que poderia ser um super-herói brasileiro. Com Marcelo Campos, Greg Tocchini e Danilo Beyruth. A melhor sugestão de super-herói brasileiro do público ganhou um original autografado de Ivan Reis e Marcelo Campos.



Domingo, 30/10

  • 15h - Relax for Nerds - confraternização, bate-papo e um filminho com a galera do Omelete.

E assim se foi, e assim se fez. Com convidados de primeira categoria, local apropriado, e programação interessante, a galera do Omelete conseguiu promover um evento divertido, entretido, educativo e, assima de tudo, diferente de todos os outros eventos de quadrinhos que conhecemos, totalmente atípico. Parabéns a todos os organizadores e colaboradores! Que seja apenas o primeiro de muitos eventos como esse!

Organização: Omelete e Fnac


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...