sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

TINTIN | CRÍTICA DO FILME

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


NOTA
10

Após anos me martirizando com filmes horrendos baseados em hqs, finalmente descobri o segredo para curtir as adaptações de quadrinhos para cinema: assistir sem nenhuma expectativa! Eu estava muito ansioso para assistir o Tintin, por ser um personagem totalmente diferente do estilo Marvel e DC que tem inundado os cinemas na última década. Porém, as informações técnicas do filme foram chegando e eu fui desanimando. A começar do fato de decidirem produzi-lo totalmente em CG (Computação Gráfica) pois perde o realismo, depois o fato de ser uma parceria de diretores, pois as idéias se perdem, entre outros. No final das contas, com tantas opções para assistir no cinema neste começo de ano, assisti Tintin por escolha de minha noiva (que adora Tintin e odeia os filmes da Marvel e DC) e acabei curtindo demais todos os detalhes do filme, inclusive aqueles que havia questionado antes:



O ROTEIRO - A história é realmente muito interessante! É muito dinâmica, cheia de detalhes, cheia de suspense, e a parte da comédia fica por conta de poucos personagens e algumas situações poucas situações. O roteiro se fundou no mistério de sua trama, e se concentrou nele durante todo o filme. Impossível assistir este Tintin sem ficar curiosíssimo pelo final da história e, mais ainda, por cada detalhe que vai sendo revelado enquanto tudo se desenrola.

A DIREÇÃO - Embora o roteiro seja bom, cheio de riquezas interessantes para o filme, tudo pode ser perdido se o diretor se perder no processo. E isso é muito comum quando 2 ou mais diretores estão no comando. Porém, Peter Jackson e Steven Spielberg não deixaram nenhum atrito resplandecer no filme e a direção foi simplesmente impecável! A parte da comédia ficou em segundo plano, apenas nos momentos apropriados, a parte do suspense rodeou todo o filme e as partes dramáticas chegavam no momento certo, na dose certa. Durante o filme, você realmente torce pelo sucesso do Tintin e de seus companheiros. Ao contrário de alguns filmes onde o diretor zoa tanto o herói que você acaba torcendo pelo vilão.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA - Perfeita. Expressões, cenários, ação, detalhes, iluminação.. não consegui achar defeito em nada (e olha que fiquei procurando). Obviamente, nas partes de ação, onde tudo ocorre muito rápido, deve sim ter havido alguma falha ou detalhe que tenha passado despercebido. Mas, em meio a perfeita dinâmica do filme, não é algo que se nota e, se ocorreu, não foi em momentos cruciais para o sucesso do filme. Ao contrário de Lanterna Verde, o que se nota é que a CG não era só um detalhe do filme feito às pressas, mas sim mais um detalhe à ser produzido perfeitamente.

ATUAÇÕES - Embora tudo seja CG, as imagens, expressões e atuações dos atores realmente foram realizadas (não apenas as vozes), e depois capturadas para CG. E isso é bem perceptível no filme, de forma que é possível julgar as atuações. E a as melhores atuações ficaram com os personagens principais: Jamie Bell (Tintin) e Andy Serkis, o eterno Gollum (como Capitão Haddock). Esses dois mataram a pau. Dava gosto de ver os closes nestes personagens e ver os pequenos movimentos faciais das suas expressões que, por mais sutis que fossem, ficaram registradas na CG. Demais essa tecnologia de hoje.

FIDELIDADE - Ao contrário do que sempre reclamamos nestas adaptações de hqs e livros para cinema, Tintin é bastante fiel ao personagem original. Tanto nas aparências, quanto no caráter dos personagens, no teor das tramas e histórias, nas parcerias, nos inimigos. Confesso que não sou o maior leitor das hqs do Tintin de todos os tempos, mas do pouco que li e conheço, tudo foi muito bem fiel e adaptado.

Não, não é um filme como Super-Homem, Thor, Homem-Aranha, etc, onde o herói tem super poderes e ninguém pode com ele. Tintin é uma bela aventura (não ação), onde o herói é um garoto normal, que a única coisa que tem de super é sua curiosidade. Um filme perfeito para o gênero que é, ideal para famílias, um meio termo entre o Rambo que você gosta de ver e o Romance que sua namorada curte. Uma opção divertida para todos.

Confira matéria da prévia do filme, com fotos, videos e muito mais clicando aqui!

2 comentários:

  1. Também amei o filme, e como vc fui assistir meio desconfiada, tentando não esperar demais (mas confesso q estava ansiosa por ver o resultado da parceria entre os dois monstros spielber e jackson). o visual é incrivel, e achei bem mais fiel à narrativa original do hergé (apesar de ser uma mistura de histórias) do q diziam q seria antes da estréia !

    ResponderExcluir
  2. Poisé.. eu nem costumo comparar muito a fidelidade narrativa, pois os produtores do filme sempre ignoram isso.. mas até nisso eles mataram a pau no Tintin.. ao assistir o filme, parece realmente a hq em video. Incrível como ficou fiel. E, ao contrário do que muitos pensam, essa fidelidade narrativa não tem nada a ver com o fato de ser em 3d. Todas as adaptações tem condições de manter esta originalidade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...