quinta-feira, 3 de março de 2011

DICIONÁRIO MARVEL

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter





TÍTULO: DICIONÁRIO MARVEL
PUBLICAÇÃO: FOLHAS SEPARADAS EM FASCÍCULOS, PUBLICADAS NAS REVISTAS HERÓIS DA TV, CAPITÃO AMÉRICA, SUPERAVENTURAS MARVEL, INCRÍVEL HULK E HOMEM-ARANHA ENTRE AGOSTO DE 1983 E SETEMBRO DE 1985
EDIÇÃO: ÚNICA
AUTORES: JOTAPÊ MARTINS E HÉLCIO DE CARVALHO
ORIGEM: BRASIL
EDITORA: ABRIL
CATEGORIA: EDIÇÃO ESPECIAL
GÊNERO: ENCICLOPÉDIA
PÁGINAS: 258
FORMATO: 13 X 19 CM
PRODUTO: COLORIDO/LOMBADA QUADRADA

Aqueles que curtem super heróis, sabem da importância de haver um "manual" com seus nomes completos, codnomes, habilidades, inimigos, parentes etc. Primeiro pela organização, depois porque estas informações incentivam a credibilidae dos personagens na nossa imaginação, tornando mais "real" suas aventuras. Logo, este Dicionário Marvel se tornou grande objeto de desejo quando foi lançado. Também porque, na época, os heróis da Marvel não eram publicados pela mesma editora. E isso causava grande confusão aos leitores, pois cada editora adotava uma tradução diferente para cada personagem. Um dicionário não era só querido, mas necessário.


Publicado na década de 80 pela Editora Abril, talvez este seja o artigo mais difícil de adquirir pelos colecionadores. Pois, infelismente, foi lançado de forma ridícula: uma folha por vez! Vinha apenas 1 página por mês em cada revista da marvel (Heróis da TV, Capitão América, Incrível Hulk e Homem-Aranha e Superaventuras Marvel). 258 páginas, fora a capa!!! Ou seja, para completar seu livro, o coitado tinha que comprar quase todas as revistas da marvel durante uns 2 anos! A mulekada toda sem grana! Fora isso, no pretexto de que os custos tornaram o brinde inviável, a capa nunca foi lançada! Este foi um dos momentos mais sem noção da editora em sua época com a Marvel.

Eu não era colecionador na época, mas lembro que alguns amigos ficaram loucos na tentativa de juntar/comprar/trocar as páginas desse dicionário e, no final, nem capa tinha. Ainda não conheci ninguém pessoalmente que tenha conseguido completar este livro.

Porém, virtualmente, conheci Eudes Honorato e Nikki Nixon que, não só conseguiram completar o livro, mas também o digitalizaram completamente (com capa e tudo) e divulgaram na net. Tamanha raridade deste livro completo, esta iniciativa ganhou uma menção honrosa na revista Mundo dos Super-Heróis, além do agradecimento geral de uma legião de fãs que ansiavam ao menos ver este livro completo. Tanks!

Para saber mais, acesse este link.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...