sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

OS MERCENÁRIOS (2010)

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Direção: Sylvester Stallone
Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Eric Roberts, David Zayas, Giselle Itié, Steve Austin, Randy Couture, Charisma Carpenter, Terry Crews, Mickey Rourke, Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger.

Gente, olha esse elenco... os deuses do filme de ação atuando juntos!!! É tanta história que vêm à cabeça ao pensar nestes nomes, que sinceramente é até difícil saber por onde começar, como elaborar o texto, pois não se limitam apenas a este filme, mas a toda uma era... mas vamos lá.


VOLTANDO NO TEMPO

Acho que a forma ideal para começar este texto é dizendo que eu nasci no início da década de 80. Logo, todas as minhas primeiras referências de vida (seja nos quadrinhos, cinema, entretenimento, educação, etc) vieram desta época. E, embora os gloriosos anos 80 tenham eternizado diversos fenômenos em diversas áreas (musicais, esportivas, etc), o que realmente hipnotizava a criançada desta geração era Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone, nesta ordem. Seus corpos musculosos e o estilo "ninguém pode comigo" era tudo que todo moleque queria ter. Todos os personagens que adorávamos, fosse dos Thundercats, Comandos em Ação, Changeman, Jaspion, só seriam bem representados no cinema se fossem protagonizados por estes dois atores.

As garotas, mães, namoradas, professoras, etc daquela época odiavam estes atores e seus filmes, assim como hoje odeiam os filmes do Vin Diesel e companhia limitada. Porém, mesmo a classe feminina odiando este estilo, Schwarzenegger e Stallone se mantiveram durante longos anos como os atores mais bem pagos do mercado (1º e 2º, nesta ordem), pois seus filmes eram garantia das maiores bilheterias mundiais. Mega lucro e garantido! Em anexo à estes dois, todos também amávamos o mestre Bruce Lee, Van Damme, Steven Seagal e, claro, Chuck Norris, além de alguns outros. Lembro bem que, entre os garotos da época, você era considerado um "loser" total imediatamente se já não tivesse visto os filmes destes atores.



Muita gente não entende o motivo de tanto sucesso destes caras, mas isso é fácil responder:

  • Em geral, todos gostamos de filmes de ação, onde envolva aventuras que dificilmente vivemos na vida real, onde o herói é moralmente impecável, onde o mocinho sempre vence o bandido com suas mega habilidades e, no final, tem uma vida feliz com a mocinha. Embora as moças detestem a barulheira e pancadaria destes filmes, elas também curtem este "idealismo". Este é o motivo principal do sucesso dos filmes de ação.
  • Mas ainda há um motivo específico para estes atores da década de 80 citados: Schwarzenegger, Bruce Lee, Van Damme, Steven Seagal e Chuck Norris, todos estes caras, com excessão de Stallone, são primeiramente profissionais em ação, antes de se tornarem atores de ação. Exatamente. Cada um deles só se tornou ator após se destacar em sua primeira profissão: Schwarzenegger era halterofilista e até hoje é considerado um dos maiores deste ramo, um ícone da profissão, seu corpo fez sua fama no cinema pois nenhum outro filme existia com alguém tão musculoso; Stallone iniciou sua fama no cinema, mas exercitando seu corpo cada vez mais, logo se tornou a segunda referência aos fãs dos músculos; Bruce Lee era um mestre real do Kung Fu e artes marciais;  Van Damme, Steven Seagal e Chuck Norris foram campeões de karate em seus respectivos países. E esse fato era um tremendo marketing para seus filmes, explorado justamente para angariar público. Os trailers dos filmes do Schwarzenegger eram repletos de closes de seus bíceps e peitorais, os trailers do Van Damme destacavam sua tremenda impulsão, seu espacate, e os títulos e troféus reais de cada ator eram anunciados junto também. Embora houvesse dublês para as cenas mais perigosas, era admirável saber que as cenas principais eram realmente protagonizadas por verdadeiros profissionais. A credibilidade aumentava e tudo parecia mais crível.
  • Lembrando que, naquela época, a internet e muitas outras atividades de hoje eram inexistentes, e o maior entretenimento do mundo era juntar a família em frente a TV ou o cinema.


Como parte desta grande magia de que estes protagonistas fossem invencíveis, indestrutíveis, sempre os mais rápidos, fortes, espertos, etc.. era totalmente inaceitável para qualquer destes "atores" se enfrentarem nos filmes. Estes eram atores exclusivamente protagonistas solo, e em seus filmes interagiam com as mocinhas e com os bandidos. As mocinhas e os bandidos até se repetiam nos filmes, mas nunca houve grandes encontros entre os protagonistas. Afinal, caso houvesse uma batalha em que um vencesse o outro, este outro ficava marcado como "segundo lugar", tipo "o cara é bom, mas perdeu para aquele". Como ninguém queria perder, eles nunca se encontravam. Inevitavelmente, o eterno maior desejo da gurizada era assistir um filme destes caras se enfrentando, principalmente Schwarzenegger e Stallone, que eram os tops, por serem visualmente os mais fortes. Mas nunca ocorreu. O mais próximo que ocorria eram algumas tiradinhas entre eles em seus filmes solo: no filme Irmão Gêmeo, Schwarzenegger olha para um poster do Rambo, depois olha para seu próprio bíceps, e sorri ironicamente do Stallone, deixando claro quem é o mais musculoso. Talvez tenha sido o encontro mais próximo dos dois no mesmo filme.

Baseado em tudo isso, agora você que não era criança na década de 80, pode ter alguma noção do que este filme significa para "nós", e para toda uma geração de homens mutho machos que curte filmes de ação. Os mais velhos, aqueles que eram jovens ou adultos nos anos 80, como meu pai, não ficaram tão excitados com este filme, já que obviamente apresenta estes atores mais velhos, com os músculos murchos e habilidades marciais extremamente limitadas. Mas mesmo estes, pelo menos por curiosidade, fizeram questão de assistir Os Mercenários.


O ELENCO

Como o sucesso de Stallone nunca dependeu apenas dos músculos, mas também da sua habilidade de atuar, dirigir e roteirizar (ao contrário dos outros que, na maioria, são péssimos atores), seu nome ainda tem alguma força no mundo do cinema e, por isso, este projeto teve bom financiamento. Ao mesmo tempo, como a maioria destes atores está sem trabalho no cinema, não foi tão difícil junta-los desta vez, como era difícil antigamente.

Infelizmente, a participação de Schwarzenegger é limitadíssima, e nem é na parte de ação. Num breve encontro entre os amigos e ex-sócios Schwarzenegger, Stallone e Bruce Willis (quem nem foi um grande herói da ação como os outros) no filme, eles apenas trocaram faíscas numa conversa fiada. Foi muito menos do que queríamos ver, mas foi compreensível devido as atuais diversas atividades de Schwarzenegger como político. Pelo menos ele apareceu, e foi legal vê-los juntos.

Outro fato muito triste é que muitas feras ficaram de fora deste projeto pelo mesmo motivo de antigamente, por não quererem "perder uma briga" em cena. Um motivo que tem pouquíssimo apelo nos dias de hoje, já que atualmente este esteriótipo de mocinho e bandido está totalmente falido. Os mocinhos hoje são totalmente diferentes de um filme para outro. Em alguns filmes o mocinho (protagonista) é um matador de aluguel, ou um médico serial killer, ou uma assassina viciada em drogas... ou seja, hoje vale mais um personagem com uma personalidade carismática do que sua moral de certo/errado. Quem é que não estava torcendo pelos assassinos John Travolta e Samuel Jackson em Pulp Fiction, quem não torceu pela assassina em Kill Bill, quem não torce para o Wolverine (que é eticamente todo errado) ficar com a Jean ao invés do Ciclope (que é eticamente todo certinho), quem não estava torcendo para aquele Coringa voltar em outros filmes do Cavaleiro das Trevas??? Ou seja, hoje em dia (bem ao contrário dos anos 80), um bom vilão, carismático, mesmo que perca a briga ou morra, pode fazer muito mais sucesso que o herói protagonista.

De qualquer forma, mesmo sem "Schwarzenegger" (brigando), Van Damme, Chuck Norris e Steven Seagal, o time reunido estava demasiadamente empolgante, e supriu a demanda. Com este elenco pudemos ver que há muita gente à ser lembrada, mas também há muita gente neste gênero atualmente.

Amei demais o fato do Stallone resgatar o antigo conceito dos heróis de ação, e convidar para o elenco as atuais feras das artes marciais (como foi com Van Damme, Norris e Seagal). Só de ver Randy Couture e os irmãos Nogueira no longa já enalteceu ainda mais o elenco. Interessante é que tais atletas não são visualmente tão fortes ou musculosos quanto os antigos eram, mas o fato de serem campeões de MMA já os credibiliza para qualquer participação neste elenco. E, como de costume, a capacidade de atuação também é apenas um mero detalhe neste gênero de filme.

Também amei a escolha dos vilões. O vilão principal, Eric Roberts, embora não seja "fortão", é um clássico vilão de vários filmes e sempre é impecável em seu papel. David Zayas não é tão conhecido, mas tem o visual perfeito para aquele general mexicano malvado que interpretou.

O único fato que considerei completamente imperdoável nestas escolhas do elenco, foi o fato do Jason Statham ser o braço direito do Stallone neste filme. De onde veio esta credibilidade toda??? Statham não tem nenhuma das qualidades excepcionais deste gênero de filme a mais que os outros. Pelo contrário, qualquer outro do elenco poderia ser o braço direito do Sly, menos o Statham! Primeiro que ele é um ator que não ficou famoso pelo gênero de ação, e sim pela sua atuação. Segundo que visualmente o porte físico dele não assusta ninguém. Apesar de estar em forma, não é nada que impressione. Terceiro que, ao contrário de vários outros, ele também não é campeão de nenhuma arte marcial na vida real que justifique tal posição como astro de ação, muito menos deste filme repleto de estrelas desse gênero. Quarto que os seus filmes de ação são de péssima categoria. Quinto que, por realmente não ser nenhum mestre das artes marciais, isso fica extremamente notório em suas cenas de ação, sempre cheias de cortes, dublês, jogos de câmera, além de que seus movimentos serem lentos e sem habilidade alguma, iguais aos do Ben Affleck quando interpretou o Demolidor. Se não está entendendo o que estou falando, avalie os movimentos e habilidade do Jet Li, Van Damme, Chuck Norris (em suas melhores formas), depois veja o Jason Statham (que está em sua melhor forma). É como comparar um leopardo à um cachorro. Ambos tem boas habilidades, mas não se comparam. Cara, ele teve tanto crédito no filme que foi o ÚNICO personagem com uma história solo: teve seu romance, teve sua briguinha solo na quadra de basquete envolvendo sua vida pessoal, foi o ÚNICO que beijou uma mocinha no filme inteiro... ??? Na minha opinião, colocar o Statham no filme, numa posição maior que Jet Li (que ainda está em extrema forma), Dolph Lundgren (que mesmo velho ainda tem mais estrela que Stathan), Culture, Nogueiras ou qualquer dos outros foi um tremendo insulto com todos eles. Ele até poderia estar no filme (já que atualmente está protagonizando filmes de ação), mas como coadjuvante, aquele que apanha de todos, que toma tiro no final e termina morto ou ferido. Perto deste elenco, jamais como estrela. Precisaria comer muito arroz com feijão ainda.

Ao mesmo tempo, achei incrível o VIN DIESEL não estar nesse filme, já que ele é o sucesssor mais imediato Schwarzenegger e do Stallone, indiscutivelmente. Além do tamanho da criança, ele é um excelente ator e possui um "ar intimidador" característico que nem Schwarzenegger e do Stallone possuem (estes até precisam "forçar" uma cara de mau). ESSE SIM tinha que ser, no mínimo, o braço direito do Stallone neste filme! E o que dizer da falta do Wesley Snipes então??? Cara, o negão já arrebentou muita gente após o Passageiro 57! Um dos poucos negros feras nas artes marciais que ficaram famosos! Até tinha espaço para Dwayne Johnson... só o Stathan caiu meio de paraquedas e sentou na janelinha, mesmo...

Mas achei muito alguns caras bem pouco conhecidos serem lembrados e convidados para o filme:

  • Gary Daniels: excelente artista marcial, antigo top ator de filmes B, mas ainda em excelente forma física (vide na sua luta contra Jet Li).
  • Steve Austin: seguindo a mesma fórmula que a maioria, começou sua carreira como lutador de wrestling e, após se aposentar, passou para o cinema.
  • Terry Crews: o famoso "pai do Chris", que é muito mais conhecido por fazer comédias, se encaixou perfeitamente no filme. Afinal de contas, o cara é trincado! rs


E o que dizer da nossa querida Giselle Itié. Excelente atriz, que abrilhantou nossos olhos com sua beleza e foi um pequeno anzol de motivação assassina do Stallone no filme. Muito boa sua participação. Confesso que, durante o filme, eu morri de medo que ela finalizasse o filme beijando o Stallone, pois desde o início ficou evidente que ela mais parecia uma filha para ele... graças ao bom Deus isso não ocorreu. Até nisso o Stallone teve a sensibilidade no nível adequado.

FINALMENTE, O FILME

Aos fãs dos roteiros detalhados, aos fãs de profundas atuações, aos fãs de coerências realísticas, este filme não foi feito para vocês! Não adianta ficarem reclamando, criticando negativamente, apontando diversos defeitos por falta de lógica ou realismo, este filme é perfeitamente perfeito em seu propósito! Ele foi idealizado para ser a coroa de todo um reinado dos filmes de ação dos anos 80 e conseguiu com maestria! Realmente, avaliando cada aspecto (que são poucos) do filme que esperava ver, todos foram supridos de forma extremamente saciável. Tudo que esperava teve, e teve em demasia. Uma história simples, mas que contém tudo o que era necessário para justificar muita porrada, muita perseguição de carros, motos, aviões e afins, muito tiro, muita facada, muita explosão e, obviamente, muito sangue! É isso! Era para ser isso, e foi isso com louvor!!! Dentro deste gênero, este filme foi impecável!

Como já disse, atualmente o "herói" é passível de defeitos. E foi uma sacada perfeita do Sly em categorizar os heróis desse filme como mercenários, e não policiais, agentes secretos, etc. Parece um simples detalhe, mas já foi um charme diferente que fugiu a lógica, e trouxe uma interatividade muito característica para este filme, que não vimos em nenhum outro. Em que outro filme você viu mercenários como protagonistas, conversando e bebendo juntos como amigos em seu ponto de encontro, avaliando os serviços, a vida particular de cada um... os mercenários dos filmes sempre são todos misteriosos, aparecem apenas na hora de matar ou morrer. Foi uma sacada muito boa e atual para uma homenagem aos anos 80, onde isso jamais aconteceria com estes atores. Pra matar a pau, estes mercenários ainda são a Gangue da Harley! Demais!

Stallone conseguiu ainda incluir as saudosas florestas e guerreiros do exército, lembrando Rambo, Braddock, o Predador, entre outros. Esse clima florestal sempre foi perfeito para este gênero de filme, e Sly sabe bem disso. Ao invés de manter a história na cidade, contra as drogas, policiais, gangues, ele levou tudo para a selva, envolveu tropas do exército, alguns rebeldes, e alguns mercenários. A floresta possui o visual perfeito, e o exército justifica o armamento pesado. Foi a escolha perfeita! Não teria cenário melhor para este filme.

Uma participação que, para mim, era apenas simbólica mas que, ao ver o filme, foi a melhor das participações, foi a de Mickey Rourke. Só o personagem dele já é muito interessante, como um membro do grupo aposentado, tatuador, garanhão de gatinhas... uma figurassa. Cada cena com ele foi uma cereja no bolo, até que, de repente, vejo ele protagonizar a MELHOR CENA DO FILME, quando ele começa a conversar com o personagem do Stallone, e explica por que ele se aposentou. Em pouco tempo, com poucas palavras, mas numa atuação impecável, ele chora, e faz o Sly chorar também! Muito bom.

Não há muito o que falar do filme em si. É só isso mesmo. Caras fortes e habilidosos se degladiando, salvando a mocinha. Foi isso, e de forma muito intensa! E, como reuniu as maiores estrelas dos dilmes de ação de todos os tempos, de cara se tornou um dos filmes mais especiais já realizados, perfeitos para aquelas listas "1.001 filmes para ver antes de morrer". Como eu disse no começo, uma coroa perfeita para um reinado que há muito tempo esperava por isso. A única coisa que senti falta, foi do Schwarzenegger em ação, Van Damm e Chuck Norris mesmo, que são lendas imprescindíveis para esta grande homenagem. Steven Seagal também faltou, mas nunca chegou a ser tão grande quanto estes outros. Até nem fez tanta falta. De qualquer forma, a falta destes poucos já justificaria uma continuação!


TRAILERS



POSTERS




FOTOS


Esse GARY DANIELS é pouco conhecido, mas também foi um rei da ação nos filmes B, galã de segunda categoria. Se não lembra, é porque ele sempre atuava cabeludo. Mas ele também faz parte da trupe campeã de artes marciais antes de entrar para o cinema. Repare sua tremenda habilidade em suas cenas de ação.


HQS

 


E, se você leu até aqui esta matéria, é porque realmente se interessa demais por estes filmes e por estes atores. Então, caso ainda não conheça, segue uma lista básica dos melhores filmes de ação de cada um deles (ou dos melhores dentre eles):

Arnold Schwarzenegger - Conan, O Exterminador do Furuto (1 e 2), O Predador, Comando para Matar.
Sylvester Stallone - Rambo, Rocky, Falcão, O Demolidor, Risco Total, O Especialista, Assassinos, Daylight.
Bruce Willis - Duro de Matar, Pulp Fiction, Os Doze Macacos, Código para o Inferno.
Dolph Lundgren - Escorpião Vermelho, Rocky 4, Soldado Universal.
Mickey Rourke - Sin City, O Lutador, Homem de Ferro 2.
Jet Li - Dragões do Oriente, Máquina Mortífera 4, O Mestre das Armas.
Van Damme - Retroceder Nunca Render-se Jamais, O Grande Dragão Branco, Leão Branco o Lutador Sem Lei, Soldado Universal, Vencer ou Morrer, Risco Máximo.
Jason Statham - Jogos Trapaças e Dois Canos Fumegantes, Snatch, Efeito Dominó, Corrida Mortal.
Vin Diesel - Eclipse Mortal, A Batalha de Riddick, Veloses e Furiosos.
Wesley Snipes - Passageiro 57, O Demolidor, Blade, US Marshals

5 comentários:

  1. Duas perguntas :

    vc confundiu o Wesley Snipes com o Terry Crews ,no final onde vc diz os melhores filmes de Ação?

    E que é aquele cara que vc diz que é pouco conhecido nos filmes de Ação ,que ele era cabeludo ,mas não diz o nome do cara ?

    ResponderExcluir
  2. Olá David:

    1 - Não, não confundi. Citei o Wesley Snipes nas indicações de filmes pois, durante a matéria, comentei que faltou ele no filme. Então incluir-lo na lista final, mostrando seus bons filmes de ação, foi uma forma de justificar sua falta no filme. Pelo mesmo motivo, inclui o Vin Diesel também.

    2 - Cara, obrigado por lembrar disso. O nome dele é GARY DANIELS. Eu não lembrava o nome dele e fiquei de pesquisar depois, mas acabei esquecendo. Inclusive, agora inclui no texto. Valeu!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ver o Gary Daniels nesse filme,nunca tinha visto ele em um filme dessa "grandeza", acho impressionante o quanto ele ainda manda bem nas lutas, ... Pô, o cara tbm não é tão velho né e nunca parou de fazer filmes, tem mais é que tá em forma mesmo... Saudades dos filmes B que ele fazia ... Cada chutão ...

    ResponderExcluir
  4. A eu achei estranho você dizer que o Gary Daniels só atuava cabeludo, é que a maioria dos filmes que assisti dele ele tinha cabelo curto, e na boa não acho ele um galã de segunda, mas sim o mais lindo lutador já visto em filmes ...Mulher adolescente fã de filmes ação dá nisso ... kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Você disse uma coisa certíssima e eu me perguntei... De onde foi mesmo que o Jason Stathan tirou essa marra toda pra ter tanto destaque nesse filme ????

    Não sei se é porque não gosto muito dos filmes dele, mas sei lá ... Talvez um ator de maior destaque na atualidade teria um cachê mais gordinho, então partiram pro plano b, só pode ...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...